Atenção:  Encaminho para este blog todas as mensagens que recebo por e-mail de grupinhos na internet.  Se você é dono de algum material postado aqui e quer colocar seus créditos ou solicitar para retirar, mande o link para o e-mail zilahferreira@gmail.com. Obrigada Zizi
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Receitas Doces Árabes

ATAIF

INGREDIENTES:
3/4 de xícara de chá de semolina
3/4 de xícara de chá de farinha de trigo
1 xícara de chá de água
1 xícara de chá de leite
1 tablete de fermento biológico

Calda:
250 ml de água
1/2 quilo de açúcar
1 colher de sopa de água de flor de laranjeira

Recheio de Nata:
1 litro de leite
5 colheres de sopa de amido de milho
1/2 xícara de chá de açúcar
1 lata de creme de leite

Recheio de Nozes:
200 g de nozes moídas
200 g de amêndoas torradas e moídas
4 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de água de flor de laranjeira

MODO DE PREPARO:

Coloque num liquidificador, água, leite, semolina, farinha de trigo e fermento biológico. Bata tudo. Deixe fermentar por uma hora. Unte uma frigideira pequena com manteiga e asse as massas como panquecas bem finas. Asse-as até que estejam secas, mas sem virar. Coloque-as sobre um pano, conforme for assando, com o lado mais claro para cima. Faça uma calda com água e açúcar. Coloque os dois ingredientes numa panela, mexa bem e deixe-a ferver por mais ou menos 10 minutos até alcançar o ponto de fio. Desligue o fogo. Acrescente caldo de limão. Deixe esfriar e junte água de flor de laranjeira.

Estando todas fritas, recheie, dobre ao meio, comprimindo as bordas para fechar e sirva decorada com amêndoas e com a calda à parte.

Recheio de Nata:
Leve ao fogo o leite com amido de milho, junte o açúcar e mexa até que engrosse. Depois de grosso, desligue o fogo e acrescente creme de leite.

Recheio de Nozes:
Misture todos os ingredientes

Dica:
Essa massa azeda rápido (usar no dia). Não pode ser congelada

















Baclawa

Ingredientes:

Calda de Açúcar
2 xícaras (chá) de água
4 xícaras (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de água de rosas
1 colher (sopa) de água de flor de laranjeira
1 limão

400 g de noz moída
1 xícara (chá) de açúcar
3 colheres (sopa) de água de flor de laranjeira
2 pacotes de massa folhada pronta
200 g de manteiga

Modo de Preparo:
Misturar as nozes com o açúcar e a água de flor de laranjeira. Abrir a massa folhada bem fininha e cortar em retângulos. Colocar numa assadeira camadas de massa folhada pinceladas com manteiga derretida, entremeadas com a mistura de nozes. A última camada deve ser de massa. Levar ao forno brando por 40 minutos. Retirar do forno e banhar com a calda de açúcar para doces árabes.
Calda de Açúcar:

Ferver a água e o açúcar durante 5 minutos. Colocar a água de rosas, a de flor de laranjeira e o suco de limão. Ferver mais 2 minutos e retirar do fogo



Creme de damasco

Ingredientes:

300 g de damasco
1 copo de água
1 envelope de gelatina incolor sem sabor
2 ovos
2 xícaras (chá) de açúcar
2 copos de leite
1 colher (sopa) de maisena
200 g de creme de leite

Modo de Preparo:
Ferver o damasco com água até amaciar. Umedecer a gelatina com colheres (sopa) de água fria, formando uma pasta. Dissolver em seguida com um pouco da água da fervura do damasco. Juntar ao damasco e passar no liquidificador. Bater as gemas com metade do açúcar e misturar ao leite frio, juntamente com a maisena. Levar ao fogo, mexendo sempre até engrossar. Acrescentar o damasco batido com a gelatina. Desligar o fogo e colocar o creme de leite. Bater as claras em neve firme com o restante do açúcar. Misturar ao creme de damasco e levar à geladeira














Burma
Ingredientes:

Calda
2 xícaras (chá) de água
4 xícaras (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de água de rosas
1 colher (sopa) de água de flor de laranjeira
1 limão

2 xícaras (chá) de nozes moídas
1 xícara (chá) de açúcar
2 colheres (sopa) de água de flor de laranjeira
2 colheres (sopa) de massa kneff pronta
100 g de manteiga

Modo de Preparo:
Misturar as nozes com açúcar e água de flor de laranjeira. Estender a massa e espalhar o recheio de nozes. Formar rolinhos e colocar, um ao lado do outro, numa assadeira untada. Distribuir a manteiga derretida sobre os rolinhos e levar ao forno médio até corar. Retirar do forno, colocar numa travessa de vidro funda e regar com calda de açúcar para doces árabes (ver receita abaixo). Cortar em bastonetes de cerca de seis cm de comprimento e servir.
Calda de Açúcar:

Ferver a água e o açúcar durante 5 min. Colocar a água de rosas, a água de flor de laranjeira e o suco de limão. Ferver mais 2 min e retirar do fogo.

Dicas:
As nozes podem ser substituídas por amêndoas ou pistaches



Ghoraibé

Ingredientes:

250 g de amêndoa
2 pacotes de manteiga
1/2 kg de açúcar
1 kg de farinha de trigo

Modo de Preparo:
Mergulhar as amêndoas em água fervente para soltar a pele. Reservar. Misturar com a mão a manteiga e o açúcar. Juntar a farinha e amassar para obter massa fina. Fazer pequenos rolos e dar a forma de rosquinha. Colocar em cada rosca três amêndoas. Levar ao forno quente até corar



Doce de Marmelo


Ingredientes
1 quilo de marmelo
1 quilo de açúcar
1/2 litro de água

Modo de Preparo
Descascar os marmelos, cortar ao meio e limpar. Ferver o açúcar com a água durante 10 minutos. Colocar nesta calda o marmelo em fatias e cozinhar até ficar macio. Colocar numa compoteira e levar à geladeira







Doce de semolina



Ingredientes:
calda
4 xícaras (chá) de açúcar
gotas de limão
1 colher (chá) de água de flor de laranjeira

1/2 kg de semolina (sêmola de trigo)
1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de manteiga sem sal à temperatura ambiente
leite frio
1 colher (chá) de fermento em pó
amêndoas cruas sem casca
óleo de gergelim ou manteiga para untar

Modo de Preparo:
Numa tigela, coloque a semolina, o açúcar, a manteiga e duas xícaras (chá) de leite frio. Misture e deixe descansar de um dia para outro. A seguir, junte 3/4 de xícara (chá) de leite frio e o fermento e misture bem. Coloque numa assadeira untada com óleo de gergelim ou manteiga. Alise com as mãos molhadas. Leve ao forno médio, preaquecido, e, assim que começar a dourar, retire do forno. Corte em quadrados de 3 cm, coloque sobre cada quadrado 1 amêndoa e volte ao forno para terminar de dourar. Enquanto isso prepare a calda. Leve ao fogo uma panela com 1/2 litro de água e junte o açúcar. Assim que começar a ferver, junte algumas gotas de limão. Quando atingir ponto de fio fino, retire do fogo e deixe esfriar. A seguir, junte a água de flor de laranjeira. Retire o doce do forno e cubra com a calda, reservando uma parte para o momento de servir.



Mamul

Ingredientes:

massa
2 xícaras (chá) de manteiga sem sal
1 kg de semolina (sêmola de trigo)
3/4 de xícara (chá) de leite frio
1 colher (chá) de água de flor de laranjeira
açúcar
recheio
250 g de figos turcos
100 g de nozes trituradas grosseiramente
1 colher (chá) de água de flor de laranjeira

Modo de Preparo:
Massa: em uma panela, derreta a manteiga, retire do fogo e deixe esfriar. Coloque a semolina numa tigela e adicione, aos poucos, a manteiga. Misture bem e deixe descansar por 8 horas. A seguir, acrescente, aos poucos, o leite, a água de flor de laranjeira e amasse bem com as mãos. Recheio: passe os figos no processador e transfira para uma tigela. Junte as nozes e a água de flor de laranjeira e misture. Abra pequenas porções de massa com as mãos, coloque um pouco de recheio e feche. Passe pela semolina, molde as fôrmas próprias e leves ao forno médio, pré-aquecido, até dourar. Assim que retirar do forno, desenforme e passe pelo açúcar.










Roscas de pistache

Ingredientes:

1/2 xícara (chá) de açúcar
200 g de manteiga
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 limão
glaçúcar para polvilhar
25 g de semente de pistache

Modo de Preparo:
Bater o açúcar com a manteiga amolecida até formar um creme. Juntar a farinha, o pistache picado e a casca de limão ralada. Misturar bem e fazer pequenas roscas, colocando-as numa assadeira untada. Levar à geladeira por 15 minutos. Tirar da geladeira e colocar no forno pré-aquecido bem quente. Assar durante 12 minutos. As rosquinhas devem ficar levemente douradas. Polvilhar glaçúcar e servir fria.



Docinho Sírio

Ingredientes:
3/4 de copo de água quente
- 20 g de fermento biológico
- 3/4 de copo de óleo
- 1 copo de gordura vegetal
- 1 pitada de sal
- Farinha até ficar no ponto de massa de pastel

Preparo:
Abrir a massa com o rolo. Cortar quadradinhos, rechear com pedacinhos de doce sírio (rahat), goiabada ou doce de damascos e enrolar como um pãozinho fininho (da grossura de um dedo) e por para assar. Depois de assado, passa-se no açúcar de confeiteiro. Pode-se rechear com qualquer doce (pessegada, goiabada, etc.).



Doce de Harissi


Ingredientes
1 kg de farinha de sêmola
150 g de manteiga sem sal
6 e 1/2 copos de açúcar
uma colher de chá de fermento
1 copo de leite
1 e 1/2 copos de água
1 colher de sopa de água de flor
50 g de nozes
um pacote de coco ralado
1 limão

Modo de Preparo
Misture a farinha de sêmola, 1/2 copo de açúcar, 150 g de manteiga sem sal e uma colher de chá de fermento. Vá acrescentando, aos poucos, o copo de leite para a mistura da massa ficar homogênea e úmida. Numa tigela deixe descansando a massa por cinco minutos. Unte a manteiga uma forma e leve a massa ao forno por 15 minutos. Prepare a calda com 6 copos de açúcar e 1 e 1/2 copo de água. Ferva em uma panela durante 1/2 hora. Esprema um limão e acrescente uma colher de sopa de água de flor à calda e a deixe esfriar. Retire a massa do forno após 15 minutos para cortar as fatias de harissi. Em cada fatia acrescente uma noz. Leve a massa novamente ao forno por 10 minutos para que ela fique dourada. Retire a massa do forno e acrescente sobre ela a calda fira. Em seguida cubra as fatias com coco ralado.





Pudim de Figo Seco


Ingredientes
1 copo de água
1/2 kg de açúcar
6 ovos
200g de figo seco
1 colher (chá) de canela
100g de amêndoa

Modo de Preparo
Levar a água ao fogo. Ferver durante 5 minutos. Esfriar. Bater os ovos, misturando-os à calda fria. Picar os figos em pedaços pequenos e adicionar aos ovos, juntamente com o leite e a canela. Mergulhar as amêndoas em água fervente para soltar a pele e cortar em lâminas fina. Juntar aos demais ingredientes. Levar ao fogo brando, mexendo sempre até engrossar. Untar com manteiga uma fôrma para pudim, derramar a mistura de figo com ovos e levar ao forno quente durante 15 minutos. Esfriar antes de desenformar o pudim. Levar à geladeira.



Maamoul com Tâmaras

Ingredientes
900g de semolina
100g de farinha de trigo
400g de manteiga
2 colheres (sopa) de água de flor de laranjeira
glaçúcar para polvilhar

Doce de Tâmara
1/2 kg de tâmaras
100g de manteiga

Modo de Preparo
Misturar a semolina com a farinha, a manteiga e a água de flor de laranjeira. Trabalhar a massa com a mão e abrir com um rolo. Cortar pequenos quadrados. Rechear com doce de tâmaras, fechar a massa na forma de um triângulo, pressionando com o garfo para não abrir. Colocar em assadeira untada e levar ao forno até dourar. Retirar e polvilhar com glaçúcar.


Doce de Tâmara
Retirar os caroços das tâmaras e amassá-las com a manteiga. Rechear os quadrados de massa, formando o Maamoul




















Maamoul com Frutas Secas


Ingredientes
200 gramas de amêndoa
200 gramas de pistache
200 gramas de noz moída
200 gramas de açúcar
2 colheres de sopa de flor de laranjeira
Massa
900 gramas de semolina
100 gramas de farinha de trigo
400 gramas de manteiga
2 colheres de sopa de água de flor de laranjeira

Modo de Preparo
Picar bem miudinho a amêndoa e o pistache. Misturar com o açúcar, as nozes e a água de flor de laranjeira. Fazer bolinhas e envolver com a massa de Maamoul, enrolando-a na mão. Levar ao forno em assadeira untada até corar. Retirar e polvilhar com glaçúcar.

Massa:
Misturar a semolina com a farinha, a manteiga e a água de flor de laranjeira. Trabalhar a massa com a mão e abrir com um rolo. Cortar pequenos quadrados.




Meghli


Ingredientes
2 xícaras (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de coco ralado
1 xícara (chá) de creme de arroz (ou maisena)
1 litro de água
1 litro de leite
1 colher (sopa) de canela em pó
1 xícara (chá) de amêndoa
1 xícara de pinhãozinho
1 colher (sopa) de manteiga

Modo de Preparo
Misturar o açúcar, o coco e o creme de arroz com água e o leite frios. Levar ao fogo, mexendo sempre até ferver. Desligar o fogo e colocar a canela. Derramar em taças individuais, cobrindo com as amêndoas sem pele e picadas e o pinhãozinho dourado na manteiga.

* A amêndoa pode ser substituída por nozes


















Mahlabie


Ingredientes
1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar
3 colheres (sopa) de maisena
1 litro de leite
100g de amêndoas (ou noz)
2 colheres (chá) de água de flor de laranjeira
glaçúcar para polvilhar

Modo de Preparo
Misturar o açúcar e a maisena no leite frio. Levar ao fogo, mexendo sempre até engrossar. Acrescentar as amêndoas torradas e moídas, ou nozes, e desligar o fogo. Virar o creme sobre uma travessa ou tigelinhas individuais, borrifando com água de flor de laranjeira e polvilhando com pouco de glaçúcar.



Pastéis de Tâmaras

Ingredientes
300 gramas de farinha de trigo
3 ovos
1 pitada de sal
4 colheres (sopa) de água fria
óleo para fritura
glaçúcar para polvilhar 200 gramas de tâmara
100 gramas de açúcar
1 colher (sopa) de óleo
Modo de Preparo
Misture a farinha com os ovos, o sal e a água. Amasse até obter massa lisa. Se necessário, coloque um pouco mais de água. Deixe descansar durante 30 minutos coberta com um pano. Abra com o rolo e corte quadrados. Recheie com tâmaras e feche a massa, formando pequenos pastéis. Aperte bem as bordas e frite em óleo quente. Polvilhe com glaçúcar e serva. Para o recheio, tire os caroços das tâmaras e esmague com o garfo. Coloque numa panela com o açúcar e o óleo. Leve ao fogo brando mexendo sempre com uma colher de pau até obter uma pasta. Recheie os pastéis.




Torta de Pistache
Ingredientes
4 ovos
1 xícara (chá) de açúcar
1 limão
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
Recheio
2 limões
1/2 xícara (chá) de água
1 xícara (chá) de açúcar
1/2 litro de creme de leite
150g de sementes de pistache
Modo de Preparo
Bater as claras em neve firme e acrescentar o açúcar e casca ralada do limão. Juntar a este merengue as gemas, uma a uma, batendo sempre. Em seguida, misturar delicadamente com uma colher a farinha e o fermento. Colocar numa fôrma para bolo bem untada e levar ao forno durante 20 minutos. Esfriar, cortar ao meio, rechear e cobrir com creme de pistache.
Recheio
Cortar a casca do limão bem fina e picar em tirinhas. Cozinhar na água com o açúcar durante 5 minutos. Reservar. Bater o creme de leite e misturar o pistache picado. Rechear e cobrir o bolo com este creme. Enfeitar com as tirinhas de limão açucaradas.

Torta de Amêndoas e Tâmaras
Ingredientes
Massa:
1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
150 g de manteiga
1 colher (sopa) de açúcar
1 gema
4 colheres (sopa) de água
Para o recheio:
200 g de amêndoas
200 g de tâmaras
1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar
1 limão
1 ovo

Modo de Preparo
Misture todos os ingredientes da massa com a mão. Forme uma bola e deixe repousar na geladeira durante 30 minutos. Unte uma fôrma para torta de abrir e estenda a massa com a mão, deixando uma beirada de 2 centímetros para o recheio. Fure com um garfo, recheie com amêndoas e tâmaras e leve ao forno médio por 30 minutos. Para o recheio, separe 20 amêndoas inteiras sem pele para enfeitar a torta. Torre as demais sem pele e moa. Reserve-as. Tire o caroço das tâmaras e amasse com um garfo. Misture com uma xícara de açúcar o suco e a casca ralada de um limão. Leve ao fogo, mexendo sempre, até engrossar. Espalhe este doce sobre a massa de torta. Cubra com os ovos batidos com 1/2 xícara de açúcar e polvilhe com a amêndoa moída. Enfeite com as amêndoas inteiras e leve ao forno médio por 30 minutos.



Bolinho de Amêndoas


Ingredientes
1/2 kg de semolina
150g de manteiga
1/2 copo de leite
1 colher (sopa) de água de flor de laranjeira
1 colher (sopa) de açúcar
glaçúcar para polvilhar

Recheio
200g de amêndoas
150g de açúcar
1 colher (chá) de canela em pó
1 colher (sopa) de água de flor de laranjeira

Modo de Preparo
Massa
Misturar todos os ingredientes até obter massa lisa. Formar um rolinho de massa e cortar pequenos pedaços. Fazer bolinhos de massa, abrindo com o polegar uma cavidade no centro de cada um. Encher a cavidade com o recheio de amêndoa e fechar com a própria massa. Colocar os bolinhos numa assadeira untada e levar ao forno médio durante 30 minutos. Servir polvilhado com glaçúcar.

Recheio
Torrar rapidamente a amêndoa e socar até obter um farelo fino. Misturar com o açúcar a canela e a água de flor de laranjeira. Rechear os bolinhos.








Bolo de Coalhada

Ingredientes
4 ovos
4 colheres (sopa) de manteiga
1 xícara (chá) de açúcar
2 xícaras de coalhada fresca
1 xícara (chá) de noz moída
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 colher (chá) de baunilha
Calda de Açúcar (Afer)
1/2 copo de água
1 copo de açúcar
1 limão
1 colher (sopa) de água de rosas
1 colher (sopa) de água de flor de laranjeira

Modo de Preparo
Bater as gema com o açúcar, a manteiga e a baunilha. Juntar a coalhada, as nozes, a farinha e o fermento, batendo bem. Acrescentar as claras em neve firme, misturando delicadamente com uma colher. Untar uma assadeira, espalhar a massa e levar ao forno médio durante 40 minutos. Retirar do forno, depois de assado, e banhar com a calda de açúcar.
Calda de Açúcar (Afer)
Ferver a água e o açúcar durante 5 minutos. Juntar o suco de 1/2 limão, a água de rosas e a de flor de laranjeira. Ferver mais 2 minutos e jogar sobre o bolo.




Roscas de Pistache

Ingredientes
1/2 xícara (chá) de açúcar
200g de manteiga
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
25g de semente de pistache
1 limão
glaçúcar para polvilhar

Modo de Preparo
Bater o açúcar com a manteiga amolecida até formar um creme. Juntar a farinha, o pistache picado e a casca de limão ralada. Misturar bem e fazer pequenas roscas, colocando-as numa assadeira untada. Levar à geladeira por 15 minutos. Tirar da geladeira e colocar no forno pré-aquecido bem quente. Assar durante 12 minutos. As rosquinhas devem ficar levemente douradas. Polvilhar glaçúcar e servir fria.



GUREIBE

Ingredientes
3/4 de copo de manteiga derretida e fria
3/4 de copo de açúcar
2 copos de farinha de trigo peneirada
1 pitada de bicarbonato
amêndoas descascadas
Modo de Fazer
Ponha a manteiga numa travessa rasa e mexa com a palma da mão, até clarear ao máximo. Então, peneire o açúcar sobre a manteiga e vá mexendo, até alisar. Peneire sobre a manteiga a farinha e o bicarbonato, mexendo sempre. Faça bolinhas, ponha-as na assadeira seca e enfeite-as com as amêndoas. Leve a assadeira ao forno bem fraco, de modo que as bolinhas não amarelem, durante um 1/2 hora. Deixe as bolinhas esfriarem antes de tirá-las da assadeira.


LARANJA AZEDA EM CALDA

Ingredientes
12 laranjas azedas raspadas no ralador e cortadas em 5 gomos

Calda:
6 copos de açúcar
2 copos de água
suco de duas laranjas (pêra ou bahia)

Modo de Fazer
Ferva os gomos das laranjas em fogo forte, por 5 minutos. Deixe na mesma água por mais 4 horas. Depois, vá trocando a água 6 vezes ao dia, durante 48 horas. Então, esprema os gomos das laranjas. A seguir, enrole, costure e pendure num fio de linha forte cada grupo de doze gomos de laranja. Deixe secar. Faça a calda juntando o suco das laranjas, o açúcar e a água e deixe cozinhando em fogo brando, sem mexer. Finalmente, tire as laranjas do fio e leve-as à calda em fogo brando até que a calda engrosse. No dia seguinte, retire as laranjas da calda.



LARANJAS MARROQUINAS

Ingredientes
10 laranjas
300 g de água
300 g de açúcar
1 colher (sopa) de conhaque
4 figos ou 100 g de uvas-passas
1 colher (sopa) de amêndoas raladas

Modo de Fazer
Descasque 2 laranjas. Pique as cascas em pedaços bem finos e cozinhe por 10 minutos na água misturada com o açúcar. Retire do fogo e junte os figos picados (ou uvas-passas), o suco de 2 laranja e o conhaque. Descasque o resto das laranjas e conserve-as inteiras. Coloque as laranjas no caldo feito antes, cubra com folha de alumínio e deixe na geladeira por algumas horas. De vez em quando, dê uma mexida nas laranjas. Antes de servir, salpique com casca de laranja picada e amêndoas raladas.



ROSQUINHAS DE GERGELIM

Ingredientes
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de manteiga
1 1/2 xícara (chá) de açúcar
1 ovo inteiro
1 colher (chá) de erva-doce
1 colher (café) de málabe socado
leite
gergelim

Modo de Fazer
Misture a farinha com o açúcar e o fermento. Acrescente à manteiga, o málabe, a erva-doce e amasse um pouco. Junte o ovo e, depois, o leite, aos poucos, até que a massa fique bem lisa. Deixe descansar por alguns minutos. Então, tome pequenas porções da massa enrole formando um bastão com 10 cm de comprimento e a grossura de um lápis. Com os bastões, faça argolas unindo as extremidades. Passe um dos lados em mel e o outro, em semsom. Coloque as rosquinhas numa assadeira seca e leve ao forno brando.







SORVETE DE MISQUE

Ingredientes
2 colheres (sobremesa) de maisena
1 litro de leite
2 folhas de gelatina branca
2 xícaras (chá) de açúcar
2 grãos de misque socados
pistache doce

Modo de Fazer
Desmanche a maisena em um pouco de leite frio. Acrescente o açúcar, a gelatina e o restante do leite. Leve ao fogo forte e mexa até ficar no ponto. Retire do fogo e deixe esfriar. Pulverize com o misque e ponha a massa na geladeira, numa forma grande. Espere gelar, retire da geladeira e bata a massa. Repita a operação por 3 vezes, até a massa ficar cremosa e lisa. Sirva em taças enfeitadas com pistache doce.



TAMARIE

Ingredientes
1 kg de farinha de trigo
1 1/2 xícara (chá) de água fria
1 tablete de fermento
1 1/2 copo de manteiga derretida
1 pitada de sal
azeite
Recheio
1 kg de tâmaras sem caroço
1 xícara (chá) de açúcar
1 copo de água

Modo de Fazer
Ponha a farinha em uma tigela, junte a manteiga e o azeite. Dissolva o fermento em um pouco de água e junte-o à mistura. Vá despejando a água aos poucos e continue amassando até a mistura ficar lisa. Depois divida a massa em quatro bolas, cubra-as e deixe descansando por 1/2 hora. A seguir, abra cada bola com um rolo, até deixá-la na espessura de massa para pastéis. Corte a massa em rodelas com 5 cm de diâmetro. Passe um dos lados da rodela em clara de ovo e, em seguida, sobre as sementes de gergelim. Coloque a rodela sobre um mármore, mantendo esse lado para baixo. Vá repetindo o processo, até que se acabem as rodelas, pressionando cada uma, com o rolo, sobre as sementes para melhor fixar o gergelim. Para o recheio, misture as tâmaras com o açúcar e a água. Leve ao fogo brando, mexendo até ligar. Depois deixe esfriar. Espalhe o recheio (1 colher (chá) para cada rodela) sobre a face lisa e cubra com outra rodela. Aperte as beiradas e dobre-as para cima, formando um relevo. Numa frigideira, aqueça bem o azeite e vá colocando os pasteizinhos. Quando eles estufarem, retire-os da fritura e seque-os sobre papel absorvente. Sirva os pastéis pulverizados com açúcar.



Roscas de Pistache
Ingredientes
1/2 xícara (chá) de açúcar
200g de manteiga
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
25g de semente de pistache
1 limão
glaçúcar para polvilhar

Preparo:
Bater o açúcar com a manteiga amolecida até formar um creme. Juntar a farinha, o pistache picado e a casca de limão ralada. Misturar bem e fazer pequenas roscas, colocando-as numa assadeira untada. Levar à geladeira por 15 minutos. Tirar da geladeira e colocar no forno pré-aquecido bem quente. Assar durante 12 minutos. As rosquinhas devem ficar levemente douradas. Polvilhar glaçúcar e servir fria

Torta de Pistache

Ingredientes
4 ovos
1 xícara (chá) de açúcar
1 limão
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó

Recheio
2 limões
1/2 xícara (chá) de água
1 xícara (chá) de açúcar
1/2 litro de creme de leite
150g de sementes de pistache

Bater as claras em neve firme e acrescentar o açúcar e casca ralada do limão. Juntar a este merengue as gemas, uma a uma, batendo sempre. Em seguida, misturar delicadamente com uma colher a farinha e o fermento. Colocar numa fôrma para bolo bem untada e levar ao forno durante 20 minutos. Esfriar, cortar ao meio, rechear e cobrir com creme de pistache.

Recheio:
Cortar a casca do limão bem fina e picar em tirinhas. Cozinhar na água com o açúcar durante 5 minutos. Reservar. Bater o creme de leite e misturar o pistache picado. Rechear e cobrir o bolo com este creme. Enfeitar com as tirinhas de limão açucaradas.



Nuvem de Pêssego

Ingredientes:
- 6 metades de pêssego em calda escorridas
- 300 gr. De Creme de leite fresco
- 150 gr de açúcar
- 40 gr. Farinha de Trigo
- 2 folhas de gelatina sem sabor
- 3 ovos
- 1/2 litro de leite frio
- 1 colher de chá, de baunilha
- 3 colheres de marasquino

Preparo:
Deixe a gelatina de molho em água fria. Enquanto isto bata os ovos com o açúcar, a baunilha e uma pitada de sal. Junte a farinha e quatro metades de pêssego passadas pelo liquidificador. Misture com o leite frio, mexendo bem. Leve ao fogo e deixe levantar fervura. Cozinhe por 2 ou 3 minutos, mexendo sempre. Esprema bem a gelatina e dissolva em fogo lento com o marasquino. Misture ainda quente, a mistura de pêssego. Deixe esfriar. Acrescente o creme de leite batido. Em uma pequena forma de suflê, coloque em volta da borda um "colarinho" de cartolina que ultrapasse cerca de 5 cm. Prenda bem com barbante ou fita adeziva. Encha com o creme e alise a superfície. Leve à geladeira por 4 horas. Para servir, retire com cuidado o "colarinho", passando uma faca em volta do suflê.















TORTA DE PISTACHE

INGREDIENTES:
4 ovos
1 xícara de chá de açúcar
1 limão
1 xícara de chá de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó

Recheio:
2 limões
1/2 xícara de chá de água
1 xícara de chá de açúcar
1/2 litro de creme de leite
150g de sementes de pistache



MODO DE PREPARO:

Bater as claras em neve firme e acrescentar o açúcar e casca ralada do limão. Juntar a este merengue as gemas, uma a uma, batendo sempre. Em seguida, misturar delicadamente com uma colher a farinha e o fermento. Colocar numa fôrma para bolo bem untada e levar ao forno durante 20 minutos. Esfriar, cortar ao meio, rechear e cobrir com creme de pistache.

Recheio:
Cortar a casca do limão bem fina e picar em tirinhas. Cozinhar na água com o açúcar durante 5 minutos. Reservar. Bater o creme de leite e misturar o pistache picado. Rechear e cobrir o bolo com este creme. Enfeitar com as tirinhas de limão açucaradas.



RISTILAS

INGREDIENTES:
500g de semolina
1 xícara de chá de manteiga sem sal
1 1/2 xícara de chá de açúcar
1/2 litro de leite morno
1 colher de sopa de fermento em pó
2 xícaras de chá de amêndoas sem pele

Calda:
4 xícaras de chá de açúcar
1 xícara de chá de água
1 colher de caldo de limão
1 colher de sopa de flor de laranja (essência)



MODO DE PREPARO:

Derreta a manteiga, misture com a semolina, junte os outros ingredientes. Deixe repousar por 1 hora.
Coloque numa assadeira bem untada. Leve ao forno médio até assar e corar por 30 minutos. Ainda quente, regue com a calda. Corte em quadrados e enfeite com as amêndoas.
Calda:
Junte a água, o açúcar e o limão, e deixe ferver até o ponto de calda. Retire do fogo e acrescente a essência.







BASBUSSA

INGREDIENTES:
2 copos de açúcar
2 copos de iogurte desnatados
1 pacotinho de açúcar vanilha
1 colher de sopa de fermento em pó
2 copos de semolina
50g manteiga para untar

Cobertura:
2 copos de açúcar
2 copos de água



MODO DE PREPARO:

Misture todos os ingredientes. Unte uma forma com a manteiga e leve para derreter no forno pré-aquecido. Depois de quente coloque a massa do bolo por cima e leve de volta ao forno por 30 minutos ou até ficar dourado por cima. Retire do forno e corte em quadrados.
Cobertura:
Ferva a água com o açúcar, sem deixar caramelizar. Despeje sobre o bolo cortado e deixe esfriar antes de servir.
Dica:
Este bolo pode ser também servido quente acompanhado de creme de leite.



HALAWI BE GIBNE

INGREDIENTES:
1/2 kg de semolina
1/2 kg de mussarela
2 copos de leite
1 receita de calda

Calda:
3 copos de açúcar
2 copos de água
1 colher de sopa de água de flor de laranja
Caldo de 1 limão



MODO DE PREPARO:

Pique o queijo e ponha para ferver no leite, até derreter um pouco. Acrescente aos poucos a farinha, mexendo sempre até aparecer o fundo da panela. Tire do fogo e ponha numa superfície plana. Bata como se fosse massa, batendo e esticando até ficar repuxando. Faça um rolo comprido como se fosse uma bisnaga, passe para uma travessa e jogue a calda por cima. Leve ao fogo o açúcar e a água. Deixe ferver até engrossar, em ponto de fio. Acrescente o limão e a água de flor. Empregue.













KNEFE

INGREDIENTES:
200g de manteiga
1/2 kg de massa cabelo de anjo
1 lata de leite condensado
350g de ricota fresca

Calda:
1 xícara de chá de açúcar
1/2 xícara de chá de água
2 colheres de sopa de água de flor de laranjeira



MODO DE PREPARO:

Quebre a massa em pedaços de 2 cm. Reserve. Coloque metade da manteiga em uma panela, leve ao fogo e doure metade dos pedacinhos de massa. Retire da panela e reserve. Repita com a manteiga e massa restantes. Passe a ricota por uma peneira e misture ao leite condensado. Reserve. Com metade do macarrão frito forre uma assadeira de aproximadamente 30 cm. Cubra com o creme de ricota e cubra tudo com a massa restante.

Prepare uma calda rala com a água e açúcar. Retire do fogo e acrescente a água de flor de laranjeira. Regue o doce com metade desta calda, cubra com papel alumínio e leve ao forno médio por 30 minutos. Retire do forno. Tire o papel alumínio e deixe esfriar. Corte quadrados e regue com a calda restante.

Obs.: Knefe é um doce árabe de ricota também apresentado em triângulos.


3 comentários:

  1. querida Zilah,adorei suas receitas, ja esperimentei 11 ,e todas sem excessao foram alem de minhas expectativas,mas tem um tipo de massa que gostaria de saber fazer para que meus doces fiquem realmente iguais. E uma massa feita bem liquida ,que colocada em uma vasilha com furos e assada em um chapa quente e entao forma-se o macarraosinho. beijos,LILSEN

    ResponderExcluir
  2. Olá Zilah! Será que você sabe como se faz um doce árabe que comemora o primeiro dentinho de um bebê? Minha avó fazia quando eramos crianças... só me lembro que era à base de trigo integral e frutas secas. Como ela já se foi, ninguém mais lembra como se faz. Se puder me ajudar, fico-lhe muito grata.
    Abraços,
    Sandra

    ResponderExcluir
  3. OLA ZILAH!!SERA QUE VOCE CONHECE UM DOCE DE PISTACHE QUE E SERVIDO COM UMA CALDA BEM ESPESSA DE ROSAS?COMI ESTE DOCE NA CASA D UMA AMIGA QUE PERDI O CONTATO.SE PUDER ME AJUDAR AGRADECO BASTANTE.
    MEU E-MAIL :lanarneves@hotmail.com
    abracos,
    ELAINE

    ResponderExcluir