Atenção:  Encaminho para este blog todas as mensagens que recebo por e-mail de grupinhos na internet.  Se você é dono de algum material postado aqui e quer colocar seus créditos ou solicitar para retirar, mande o link para o e-mail zilahferreira@gmail.com. Obrigada Zizi
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Receitas Doces Portugueses

Espera Marido


• 1 litro de leite
• 1 copo de açúcar cristal
• 2 pedaços de canela em casca
• 3 ovos inteiros

Preparo:
Numa panela, em fogo alto, juntar o açúcar, o leite e a canela. Deixar ferver e engrossar – mexer bem, para não grudar no fundo –, até a superfície do doce ficar parecendo uma "renda". Retirar os pedaços de canela com uma concha e baixar o fogo. Bater os três ovos muito bem e despejá-los, em fios, sobre a mistura fervente. Não mexer até que os ovos cozinhem. Quando estiverem cozidos, mexer e desligar o fogo. Despejar na compoteira e salpicar canela.


Delícias de Massapão de Toledo

- 600 gr de açúcar
- 50 gr de acúcar de confeiteiro
- 800 gr amêndoas peladas
- 6 gemas
- 50 gr de mel

Misture as amêndoas peladas com o açúcar e o mel e processe, obtendo uma pasta uniforme. Cubra com um pano, dentro de uma tigela e deixe repousar durante pelo menos 24 horas. Passado este tempo forme discos de 60 mm de diâmetro e 8 mm de espessura. Recheie cada disco com gema açucarada e dobre o disco ao meio, fechando. Disponha as delícias lado a lado num tabuleiro.
Pincele todas as delícias cuidadosamente com a restante gema açucarada e leve ao forno quente até dourar. Deixe esfriar e sirva.



Aletria

1 litro(s) de leite
2 unidade(s) de canela em pau
4 unidade(s) de cravo-da-índia
250 gr de macarrão cabelo de anjo
1 xícara(s) (chá) de açúcar
2 unidade(s) de gema de ovo sem pele(s)
quanto baste de canela em pó para polvilhar

Coloque meio litro de água na panela e deixe ferver. Despeje sobre o cabelinho de anjo, em uma vasilha. Leve o leite ao fogo, com o açúcar e as especiarias. Quando ferver, junte o macarrão escorrido e cozinhe, mexendo, até que esteja bem macio. O leite será absorvido. Se notar que o macarrão ainda não está macio e o líquido secou, junte mais leite. Quando estiver cozido, junte as gemas batidas, fora do fogo e, depois, volte ao fogo, mexendo para que as gemas cozinhem. Sirva em pratos ou potinhos, polvilhados com canela em pó.














TOUCINHO DO CÉU À MADRE ABADESSA:
100 g de amêndoas
8 gemas
200 g de açúcar
20 g de manteiga
1/2 copo de água
Canela em pó
Açúcar para polvilhar
1 clara

Escalde as amêndoas e tire a pele.
Leve ao fogo a água e o açúcar, deixe ferver até obter uma calda nem muito fina nem muito líquida. Junte as amêndoas e deixe ferver por 5 minutos.
Em seguida processe a mistura e deixe esfriar.
Bata as gemas de ovos e adicione-as à misture anterior. Leve de novo ao fogo sem parar de mexer até que a mistura se solte das paredes da panela.
Retire do fogo e deixe amornar.
Bata a clara em neve (picos) e misture com o creme de amêndoas.
Unte uma forma redonda com manteiga e leve a forno médio durante 30 a 40 minutos.
Desenforme, deixe esfriar, polvilhe com o açúcar e canela em pó e sirva.



ALETRIA DE LEITE
1 litro de leite
1 pitada de sal
300 g de macarrão cabelo de anjo (Aletria)
1 casca de limão
1 pau de canela
1 xícara (chá) de açúcar
50 g de manteiga sem sal
Canela em pó
3 gemas de ovos, sem pele, batidas
Leve o leite ao lume (fogo) com uma pitada de sal, o pau de canela e a casca de limão até levantar fervura.
Adicione a Aletria partida em bocadinhos, o açúcar e a manteiga, mexa e deixe a massa cozer (cozinhar) até absorver todo o leite. (Se a massa ainda não estiver cozida acrescente mais um pouco de leite).
Retire do lume (fogo) e junte as gemas bem batidas mexendo sempre para não talharem, leve novamente ao lume continuando a mexer até cozerem .
Retire o pau de canela e a casca de limão e despeje para uma travessa.
Polvilhe com canela em pó.


PUDIM à ABADE DE PRISCOS


400g de açúcar
400ml de água
50 g de toucinho fresco
1 casca de limão
1 pau de canela
15 gemas passadas por coador
60ml de vinho do Porto para untar a fôrma
(usar 200 g de açúcar para cada 200 ml de água)
Misturar o açúcar com a água. Incorporar o toucinho fresco, a casca de limão, a canela e levar ao fogo brando até obter uma calda em ponto de fio fino. (Testar o ponto pegando uma pequena porção de calda com o indicador e o polegar. Ao separar os dedos, a calda deverá formar fio). Retirar da calda ainda morna o toucinho, a casca de limão e o pau de canela.
Num recipiente, mexer ligeiramente as gemas e juntar o vinho do Porto e a calda morna. Misturar. Para untar a fôrma, levar ao fogo brando o açúcar com a água, mexendo continuamente, até obter um caramelo dourado. Forrar com essa calda uma fôrma redonda, vazada no centro e derramar a mistura de gemas. Tampar e levar o pudim ao forno aquecido a 190º C, em banho-maria, com a água já fervente, por cerca de 1 hora. Deixar esfriar em temperatura ambiente e desenformar. Servir em temperatura ambiente.


Banana porto´orrico
1/4 de xícara de vinho do Porto
1/4 de xícara de óleo
1/2 xícara de açúcar
2 ovos
1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
4 bananas
açúcar
canela em pó

Modo de Preparo:
Misture o vinho do Porto, o açúcar, o óleo e os ovos, cuidando para que fique uma massa homogênea. Junte a farinha de trigo e o fermento em pó, mexendo bem. Aqueça o óleo para fritura. Corte a banana em pedaços de um dedo de espessura, passe na massa e frite aos poucos até dourar. Escorra em toalha de papel. Polvilhe com açúcar e canela.


Bananas merengadas dos açores

8 bananas
2 colheres (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de farinha de trigo
8 colheres (sopa) de açúcar
1 copo de leite
2 ovos
1 cálice de aguardente

Modo de Preparo:
Colocar numa travessa refratária untada com manteiga as bananas fatiadas no sentido do comprimento. Bater as gemas com 4 colheres de açúcar, acrescentar ao leite, juntamente com a farinha dissolvida num pouco de água e levar ao fogo, mexendo sempre até engrossar. Retirar do fogo e perfumar com aguardente. Jogar o creme sobre as bananas. Bater a claras em neve firme, acrescentando 4 colheres de açucar. Cobrir as bananas com eta merengada e levar ao forno para dourar.


Broas de mel

Ingredientes:
300 g de farinha de trigo
100 g de manteiga
200 g de açúcar mascavo
2 ovos
2 colheres (sopa) de melado
2 colheres (sopa) de mel
2 colheres (sopa) de canela em pó
1 colher (chá) de erva-doce
1 pitada de noz-moscada ralada
1 colher (café) de bicarbonato de sódio

Modo de Preparo:
Misturar à farinha todos os ingredientes, amassando bem. Formar broinhas e levar ao forno quente por 20 minutos.













Bolo de caramelo

Ingredientes:

Recheio
1/2 xícara de manteiga
1 xícara de açúcar
1 xícara de nozes moídas
250 g de creme de leite

3 ovos
4 colheres (sopa) de manteiga
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de açúcar
1 colher (sopa) de fermento em pó
1/2 xícara de leite caramelado

Modo de Preparo:
Bater as gemas com o açúcar e a manteiga até obter um creme fofo. Acrescentar a farinha, o fermento e o leite caramelado (para caramelar, dourar 100 gramas de açúcar numa panela e acrescentar o leite até dissolver completamente o açúcar caramelizado), sem para de bater. Levar as claras ao ponto de neve firme e misturar delicadamente à massa, com movimentos de baixo para cima. Colocar a massa em fôrma unatda para bolo e levar ao forno por 30 minutos. Verificar se está bem assado, enfiando um aplito na massa (deve sair bem sequinho). Rechear com creme de nozes.
Recheio
Bater a manteiga com o açúcar até obter um creme liso; acrescentar as nozes moídas e o creme de leite. Misturar bem e rechear o bolo.


Farófias da estremadura
Ingredientes:
4 ovos
200 g de açúcar
1 colher (chá) de maisena
casca de limão (1 limão)
canela em pó para polvilhar
1 litro de leite

Modo de Preparo:
Bater as claras em neve firme. Juntar uma colher de açúcar, formando um merengue (ou suspiro). Levar o leite ao fogo com o restante do açúcar e a casca do limão retirada bem fina, sem a parte branca que amarga. Quando ferver, baixar o fogo ao mínimo e deitar colheradas do merengue no leite, deixando um minuto de cada lado. Retirar as bolas de merengue cozidas e colocar num prato de pudim. Continuar cozinhando até o merengue acabar. Misturar a maizena com as gemas e um pouco de água fria. Colocar no leite, mexendo sempre até engrossar. Retirar a casca do limão e virar o creme sobre as bolas de merengue. Servir fria esta saborosa sobremesa, polvilhada com canela.


Fatias do céu

500 g de açúcar
4 ovos
12 fatias de pão tipo bengala
1 copo de água
1 cálice de vinho do Porto
canela em pó a vontade

Modo de Preparo:
Bater as claras em neve firme e juntar as gemas uma a uma, batendo sempre. Passar as fatias de pão no ovo, embebedando bem. Preparar uma calda de açúcar e água em ponto de fio. Colocar as fatias na calda fervente até ficarem alouradas de ambos os lados. Retirar e polvilhar canela. À calda restante, adicionar o vinho do Porto, regando em seguida as fatias do céu.


Bolo Rei (versão profissional)


Ingredientes:
Para o fermento:

250grs de farinha s/fermento
60grs de levedura (fermento de padeiro)
125grs (+-) de água

1000grs de farinha s/fermento
200grs de açúcar
200grs de margarina
200grs(+-2dl) de água ou leite magro
300grs( 6 ) ovos
15grs de sal
100grs de bebidas ( rum, porto aguardente, etc.)
600grs de fruta cristalizada sortida picada
150grs de frutos secos (noz, pinhão amêndoa, etc.)
250grs de sultanas
Confecção:

Amassar os ingredientes referidos 1º, fazer uma bola e tapar.
Bater o açúcar com a margarina juntar os ovos aos poucos a água ou leite, as bebidas e o sal, juntar a farinha e amassar bem +-10 minutos, juntar o fermento feito anteriormente e amassar até que a massa ganhe liga (elastecidade).
Deixar a massa repousar +-5 minutos.
Juntar as frutas e amassar só o necessário para envolver bem as frutas.
Deixar levedar pelo o menos 1 hora tapado com um plástico.
Dividir em peças\com o peso desejado ex: 500grs enrolar em bola e deixar repousar 10 minutos tapados.
Colocar o cotovelo no centro da bola e carregar,
com as mãos fazer uma argola não muito fina, colocar em tabuleiro levemente untado, pintar com ovo batido,
polvilhar com pinhão ou amêndoa granulada ou outro,
decorar com as frutas habituais e deixar levedar no tabuleiro +- uma hora, cozer á temperatura de +-180º-200º tempo de cozedura para peças de +-500grs 25-30 minutos.
Ao sair do forno pintar com brilho(geleia) e colocar montinhos de açúcar em pó.
OBSERVAÇÕES: quando me refiro a farinha s/fermento refiro-me ás que não contêm fermento em pó.
FERMENTO EM PÓ =fermento quimíco (Banking power).
LEVEDURA =fermento de padeiro =fermento biológico.
E quando coloco +- é porque há farinhas que absorvem mais líquido que outras por isso não juntem logo a totalidade de água ou leite nas massas juntem +-80% e depois se precisar deitem o resto.





















Alfenim

1 kg de açúcar,
2 litros de água,
1 colher (chá) rasa de suco de limão.

Modo de preparo:
Junte numa panela a água, o açúcar e o suco de limão. Ponha no fogo durante 2 ou 3 horas, até formar calda. Despeje em pratos de esmalte, um pouco em cada um para facilitar o trabalho de modelagem Como a massa é quente, proteja as mãos com polvilho e comece o trabalho de puxa (esticar e encolher a massa). Quando ela estiver bem consistente, antes do ponto de açucarar, comece a modelar os objetos que pretende (flores, animais, camafeus) É sempre bom ter às mãos um palito, uma peça de cristal ou tesoura de ponta, para ajudar a fazer os detalhes. Em seguida, deixe secar.
As pessoas que não tem habilidade artística para modelagem podem usar o processo conhecido como "verônica": pronta a massa, fazem-se as figuras e medalhões com o auxílio de moldes de estanho.



Bolo de Mel da Madeira

Ingredientes
2,5 kg de farinha
1 kg de açúcar
750 g de banha
500 g de manteiga
25 g de erva doce
50 g de canela
12 g de cravinho-da-índia
12 g de cravo-de-acha
1 colher de chá de mistura de especiarias
2 kg de nozes (com a casca)
250 g de miolo de amêndoa
50 g de cidrão
5 colheres de sopa de bicarbonato de sódio
250 g de pão de massa
1,8 litro de mel de cana (cerca de 2 garrafas e meia de melaço)
1 cálice de vinho da Madeira
4 laranjas

Preparo
Na véspera do dia em que se vai preparar o bolo, compra-se o pão em massa no padeiro ou prepara-se o fermento com 250 g de farinha, 1 dl de água tépida e 10 g de fermento de padeiro. Envolve-se o pão (ou o fermento) num guardanapo depois de passado por farinha e deixa-se ficar em sítio quente de um dia para o outro.
No dia seguinte, peneiram-se as especiarias previamente pisadas; cortam-se as amêndoas, as nozes e o cidrão em bocados; dissolve-se o bicarbonato no vinho da Madeira; derretem-se as gorduras no mel quente; raspa-se a casca das laranjas e espreme-se o sumo.
Peneira-se a farinha e o açúcar para dentro de um alguidar grande, faz-se uma cova ao meio e deita-se aí a massa de fermento; depois vai-se «apagando» o fermento com a farinha, amassando. Quando a farinha e o fermento estiverem bem misturados, começa-se a juntar o mel apenas morno (juntamente com as gorduras) e vai-se amassando.
Depois de se ter adicionado todo o mel, juntam-se os frutos preparados, o vinho da Madeira com o bicarbonato, o sumo e a raspa das laranjas e as especiarias. Amassa-se até a massa se desprender do alguidar. Abafa-se com um pano e um cobertor e deixa-se levedar em sítio morno, a uma temperatura sempre igual, durante 3 a 4 dias. Depois divide-se a massa em porções de 250, 500 ou 750 g conforme o tamanho dos bolos. Deitam-se estas porções de massa em formas redondas, direitas e baixas e muito bem untadas e leva-se a cozer em forno bem quente, depois de se ter enfeitado a superfície com meias nozes ou amêndoas.







Alfajores

Ingredientes:
• 180g de manteiga
• 150g de açúcar
• 1/2 xícara (chá) de leite em pó
• 280g de amido de milho
• 160g de farinha de trigo
• 3 gemas
• 125g de iogurte natural
• 1 colher (café) de fermento em pó
• 1 colher (chá) de baunilha
• 1 pitada de sal
• 1 colher (sobremesa) de raspas de limão

Modo de fazer:
Bata a manteiga e os ingredientes secos até obter uma farofa úmida. Junte os demais ingredientes e bata novamente até obter uma massa bem macia. Descanse na geladeira por 2h., quando então abra porções da massa sobre bancada enfarinhada, corte com cortadores próprios, leve ao forno sobre chapas de alumínio untadas e enfarinhadas. Asse a 160º C e não deixe dourar. Quando frio, una de dois a dois com o doce de leite, banhe no chocolate e decore a gosto.

Recheio / Ingredientes:
• 1 lata de doce de leite firme
• nozes bem oicadinhas a gosto

Cobertura / Ingredientes:
• 400g de chocolate branco picado e derretido
• 400g de cobertura ao leite picado e derretido.



Raivas de Lisboa (bolinhos doces)

Ingredientes:
- 1 e 2/3 copo de açúcar
- 2 e 2/3 copos de manteiga ou margarina
- 1 colher de chá de canela em pó
- 1 colher de sopa de raspas de limão
- 6 e 1/4 copos de farinha de trigo
- Açúcar para passar as raivas

Bata o açúcar com a manteiga até obter uma massa cremosa.
Acrescente os aromas e a farinha.
Ligue bem sem amassar.
Faça pequenas bolinhas e coloque-as em assadeira polvilhada com farinha.
Leve ao forno pré-aquecido até ficarem levemente douradas.
Enrole-as, ainda quentes, no açúcar.
















Azevias

Ingredientes:

massa
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
5 colheres (sopa) de óleo
2 colheres (sopa) de pinga
1 colher (chá) de sal

para polvilhar
1/2 xícara (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de canela em pó

recheio
2 xícaras (chá) de grão-de-bico cozido
1 xícara (chá) de açúcar
raspas de 1 limão
1 colher (chá) de canela
2 gemas
2 xícaras (chá) de óleo para fritar

Modo de Preparo:
Recheio: passe o grão-de-bico por uma peneira com a ajuda de uma colher, aparando o purê em uma panela. Acrescente o açúcar, as raspas de limão, a canela e as gemas e misture bem até ficar homogêneo. Leve a mistura em fogo baixo e cozinhe, sem parar de mexer, até desgrudar do fundo da panela. Retire do fogo, tranfira para uma tigela e deixe por 10 minutos para amornar.

Massa: peneire a farinha de trigo, mistuer o óleo, a pinga e o sal. Acrescente, aos poucos, 4 colheres de sopa de água e sove a massa até ficar lisa e desgrudar das mãos. Enfarinhe uma superfície lisa e coloque a massa. Abra-a com um cilindro (0,5mm de altura) e, com um cortador faça 18 círculos de 8cm de diâmetro. Abra as sobras da massa e corte mais 1 círculo. Repita o procedimento mais 2 vezes. Deve render 18 círculos. Distribua o recheio, feche a massa como se fosse um pastel e reserve. Em uma frigideira, aqueça bem o óleo e, aos poucos, frite os pastéis até dourar. Retire do fogo com uma escumadeira e coloque sobre a toalha de papel. Disponha as azevias em uma travessa e polvilhe com o açúcar misturado com a canela.

Dicas:
Estes pasteizinhos podem ser recheados também com batata-doce.


BOLINHO DE SãO GONÇALO

INGREDIENTES:
1 1/3 xícara de chá de farinha de trigo
1 1/4 xícara de chá de açúcar
1 xícara de chá de manteiga
2 colheres de sopa de licor de laranja
1 colher de chá de bicarbonato de amônio
6 claras
6 gemas

MODO DE PREPARO:
Bata a manteiga com açúcar. À parte, misture gemas ao licor e acrescente à massa. Bata as claras em neve e misture delicadamente à massa. Misture a farinha ao bicarbonato e junte à massa. Mexa bem e despeje em 23 forminhas de 7cm de diâmetro untadas com manteiga. Asse em temperatura média por 30 minutos ou até que ao espetar um palito este saia limpo.

Obs.:
O bicarbonato de amônio é usado em pães, bolos e biscoitos para atuar como fermento, mas sem deixar sabor ou cheiro.



FILHÓ

INGREDIENTES:
4 1/2 xícara de chá de farinha de trigo
1/2 xícara de chá de suco de laranja
4 colheres de sopa de chá de erva-doce
3 colheres de sopa de aguardente
3 colheres de sopa de gordura vegetal
1/2 colher de sopa de azeite
2 ovos
Óleo para fritar
Canela em pó para polvilhar

MODO DE PREPARO:
Coloque 4 xícaras de chá de farinha em uma tigela grande, faça uma cova no centro e coloque ali todos os ingredientes restantes. Misture bem até obter uma massa. Coloque a massa em uma superfície lisa e enfarinhada (farinha restante). Amasse bem.
Abra pequenas e finas porções da massa com o rolo e corte quadrados de 10cm. Com uma carretilha faça 3 cortes no centro da massa sem chegar às extremidades. Levante as duas tiras do centro e passe sobre cada tira das extremidades.
Aqueça bem o óleo e frite os docinhos aos poucos até que dourem de ambos os lados. Escorra em papel-toalha, polvilhe canela e mel e sirva.
Curiosidade:
Esse docinho não pode faltar na ceia de natal portuguesa.


OVOS NEVADOS

INGREDIENTES:
Molho:
2 xícaras de chá de leite
1/4 xícara de chá de açúcar
1/2 colher de sopa de maisena
3 gemas

Merengue:
6 xícaras de chá de água
1 colher de chá de essência de baunilha
3 claras

Calda de caramelo para a cobertura



MODO DE PREPARO:

Ferva o leite. Misture os demais ingredientes e junte ao leite fervido deixe cozinhar, mexendo até engrossar. Transfira para uma travessa com borda alta e reserve.

Merengue:
Ferva a água. Bata na batedeira as claras com a baunilha até obter picos firmes. Retire porções, modele com a ajuda de duas colheres de mesmo tamanho para dar um formato ovalado. Coloque cada porção na água quente e cozinhe até ficar firme. Retire com uma escumadeira e deixe sobre papel absorvente. Arrume-as sobre o creme, cubra com papel alumínio e leve para gelar por 1 hora.

Retire o doce da geladeira, despeje o caramelo formando círculos e sirva.









FATIAS DOURADAS

INGREDIENTES:
1 xícara de chá de açúcar
1 xícara de chá de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó
6 ovos
1 pitada de sal
Calda:
4 xícaras de chá de açúcar
2 1/2 xícara de chá de água
1 colher de chá de farinha de trigo
15 gemas peneiradas
Canela em pó

MODO DE PREPARO:
Aqueça o forno em temperatura média.
Bata na batedeira os ovos até que doubrem de volume. Junte o açúcar e continue batendo. Acrescente a farinha, fermento e sal, misture tudo. Despeje em uma fôrma para bolo inglês de 28,5x11,5cm untada com manteiga e asse até dourar ligeiramente. Deixe amornar, desenforme e corte em 12 fatias.
Calda:
Leve para ferver o açúcar com 2 xícaras de água até o ponto de fio fraco, que se rompe facilmente. Passe cada fatia na calda. Escorra e coloque em uma travessa. Adicione a água restante à calda que sobrou e peneire. Leve ao fogo até dar ponto de pérola. Ponha um pouco de calda sobre as gemas. Adicione a farinha às gemas e misture. Despeje na calda restante. Leve ao fogo e mexa até engrossar. Sirva sobre as fatias de pão-de-ló e polvilhe com canela.



OVOS QUEIMADOS

1 xícara de chá de açúcar
1 xícara de chá de água
1 colher de sopa de baunilha
8 ovos ligeiramente batidos

MODO DE PREPARO:
Leve ao fogo médio o açúcar. Mexa de vez em quando até caramelar ou ficar dourado. Junte a água pelas bordas e misture bem para dissolver o açúcar e formar uma calda rala. Deixe ferver por 3 minutos. Junte os ovos e não mexa até que eles endureçam. Misture e deixe cozinhar embebidos na calda. Adicione a baunilha, mexa, retire do fogo e deixe esfriar para servir.


SOPA DOURADA

4 xícaras de chá de açúcar
2 xícaras de chá de água
1 1/2 xícara de chá de amêndoas
1 xícara de chá de leite
6 colheres de sopa de manteiga
12 gemas peneiradas
10 fatias de pão de fôrma sem casca

Misture açúcarcom água e leve ao fogo sem mexer até obetr uma calda de ponto fio grosso. Retire do fogo e junte sem misturar, 1 colher de manteiga. Deixe esfriar. Misture gemas com o leite e junte à calda fria. Leve tudo ao fogo baixo, mexendo sempre,a té engrossar ligeiramente. Retire e deixe esfriar.
Passe o restante da manteiga no pão e leve ao forno até dourar bem.
Aqueça um pouco de água e quando ela ferver, coloque a amêndoa por 1 minuto. Escorra, retire a pele e corte em fatias. Leve ao fogo baixo a amêndoa em uma frigideira untada com óleo e mexa até dourar. Deixe esfriar.
Sirva a sopa com o pão em cubinhos e a amêndoa torrada.


TORTA VIANA

INGREDIENTES:
1 1/3 xícara de chá de farinha de trigo peneirada
1 xícara de chá de açúcar
2 colhers de chá de casca ralada de laranja
10 gemas
4 claras
Recheio:
1 xícara de chá de água
1/2 xícara de chá de açúcar
4 gemas
1 colher de sopa de açúcar para polvilhar

MODO DE PREPARO:
Pegue uma assadeira de 47x31cm, unte e forre com papel manteiga. Aqueça o forno em temperatura média.
Bata as gemas com açúcar, adicione a casca. Bata as claras em neve e misture devagar nas gemas. Junte a farinha e misture delicadamente. Despeje na assadeira. Leve para assar até ficar um pouco dorado. Desenforme sobre um pano polvilhado com o açúcar.
Recheio:
Leve ao fogo o açúcar misturadocom a água. Mexa até dissolver. Deixe ferver por 3 minutos até obter uma calda rala. Bata as gemas e acrescente a calda aos poucos, batendo sempre para misturar tudo. Leve novamente ao fogo e mexa até engrossar.
Espalhe o recheio sobre a massa e enrole pelo lado mais estreito. Polvilhe açúcar, fatie e sirva.



OVOS MOLES

INGREDIENTES:
2 2/3 xícara de chá de açúcar
1 xícara de chá de água
12 gemas

Creme :
2 xícaras de chá de creme de leite fresco
1/4 xícara de chá de água
3 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de gelatina em pó sem sabor incolor
3 claras em temperatura ambiente

Decoração:
50g de amêndoas sem pele, torradas e em lascas



MODO DE PREPARO:
Leve ao fogo médio a água e o açúcar mexendo até dissolver bem. Deixe no fogo sem emxer até ferver e formar uma calda rala. À parte, fora do fogo, coloque as gemas e acrescente a calda ainda quente sem fio, mexendo sempre, até engrossar um pouco. Leve ao fogo baixo sem deixar ferver, mexa até engrossar ligeiramente. Peneire e reserve.
Creme :
Bata o creme de leite com 1 colher de açúcar até engrossar. À parte polvilhe a gelatina sobre a água e deixe por 5 minutos. Leve ao fogo alto em banho-maria e mexa até que dissolva bem. Reserve.
Bata as claras em neve com o açúcar restante até obetr picos moles. Junte a gelatina ao creme de leite batido, acrescente delicadamente as claras e divida em taças. Por cima distribua os ovos moles. Leve à geladeira por no mínimo 2 horas. Na hora de servir enfeite com as amêndoas.

Curiosidade:
Esta receita é típica da região de Aveiro que também pode ser usada como recheio de doces ou cobertura de bolos.

TROUXA DE OVOS

4 xícaras de chá de açúcar
1 xícara de chá de água
18 gemas
2 claras

MODO DE PREPARO:
Passe claras e gemas na peneira e misture-as levemente. Leve ao fogo o açúcar e a água, deixe ferver, sem mexer, até obter o ponto de fio. Retire do fogo, ponha no meio de duas colheres de sopa da mistura de gemas reservada. Quando coagular, volte ao fogo e vire com uma escumadeira para o docinho endurecer. Retire e ponha sobre uma peneira para escorrer. Repita a operação, acrescentando um pouco de água fria para a calda não engrossar demais. Apare as bordas dos doces de ovos com uma faca e sirva com a calda restante.


Queijinhos de Amêndoa

250 g de açucar
250 g de amêndoa
2 claras
ovos moles q.b.

Preparação:
Junte o açucar com as amêndoas e as claras. Amasse com as mãos até ficar uma massa pronta a trabalhar (moldável). Faça as bolas e, no meio, um furo onde deve por os ovos moles. Com um copo vá dando volta às bolas até se espalharem e ficarem redondas. Em seguida, bata com uma espátula para ficarem lisas. Polvilhe com açucar refinado.



Bolo Delícia

Ingredientes:
250 g de açucar
15 gemas
150 g de amêndoa ralada
35 g de manteiga
2,5 g de canela
25 g de abóbora em calda
100 g de doce de gila
fios de ovos e flores de massapão q.b.


Preparação:
Junte a água com o açucar até obter ponto de fio. Coloque sobre as gemas, mexendo de forma enérgica. Adicione a amêndoa, a manteiga e a abóbora em tirinhas finas. Leve de novo ao lume para engrossar. Verta o preparado numa forma redonda bem untada, em camadas alternadas com a canela e a gila. Leve ao forno entre 90º C a 120º C, durante 30 a 40 minutos. Pode ainda levar a forma ao lume sobre uma chapa, apenas para secar. Cubra com massapão. Decore com flores e fios de ovos.















Zé de Elvas - Alentejo
Ingredientes:
2 ovos
500 g açúcar
500 g amêndoa moída sem pele
farinha q.b.

Preparação:
Bata os ovos com o açúcar até obter um creme; junte a amêndoa e a farinha até obter uma massa com a consistência necessária para fazer um rolo. Faça pequenas rodelas, espalme-as um pouco e pinte-as com gema de ovo. Leve ao forno a cerca de 200º.


Ferraduras - Beira Alta

500 g de farinha
200 g de açúcar
150 g de manteiga
4 ovos + 1 gema de ovo
4 colheres de chá de fermento em pó

Preparação:
Mistura-se todos os ingredientes muito bem e com a massa obtida estendem-se pequenos bolos em forma de ferradura, que se vão colocando num tabuleiro à medida que ficam estendidos. Pincela-se a superfície com gema de ovo, e polvilham-se com açúcar e levam-se a cozer em forno bem quente.


Fios de ovos

Ingredientes:

2 ovos inteiros
22 gemas de ovo
3 xícaras de açúcar
1 e 1/3 xícaras de água
1 colher (chá) de essência de baunilha

Modo de Preparo:
Coloque os ovos e as gemas em uma tigela. Bata levemente e passe a mistura por uma peneira fina, pois isso ajuda a eliminar o gosto forte dos ovos. Reserve. Em uma panela larga, coloque o açúcar e a água. Leve à fervura para que o açúcar dissolva totalmente. Aromatize a calda com a baunilha.

Coloque a mistura de ovos no funil apropriado para fios de ovos (encontrado em casas especializadas em artigos para culinária) e vá despejando a mistura em movimentos circulares na calda que deve estar fervendo em fogo mínimo. Cozinhe os fios por 1 minuto e vá retirando com um garfo, transferindo-os para uma peneira grande.

Borrife com um pouco de água fria. Repita até terminarem os ingredientes. Se a calda engrossar muito durante o preparo dos fios, acrescente um pouco de água para que fique mais diluída. O ponto deve ser de calda rala.















Papos de anjo

9 gemas
1 ½ litro de água, aproximadamente
1 Kg de açúcar, aproximadamente
Manteiga para untar as forminhas

Modo de fazer:
Bata muito bem as gemas até crescerem e ficarem bem fofas, claras e espumosas. Distribua-as em forminhas untadas com manteiga, deixando um espaço para que possam aumentar de volume. Leve-as ao forno moderado, em banho maria, por aproximadamente 30 minutos, até crescerem acima das forminhas. Em uma panela grande, junte a água com o açúcar e deixe ferver, fazendo uma calda bem rala. Desenforme os papos de anjo, coloque-os na calda fervendo, em fogo baixo e deixe-os que fiquem tranlúcidos e bem embebidos pela calda. Apague o fogo e mantenha-os na calda até o dia seguinte.
Sirva-os com a calda, ou se preferí-los mais seco, coloque-os em uma peneira para que escorram.



Queijadinhas

Ingredientes para a massa:
1 ovo,
1 xícara de água morna com sal,
1 colher de café de açúcar,
1 colher de café de manteiga,
farinha de trigo até amassar.

Ingredientes para o recheio:
1 coco ralado,
4 gemas,
1 colher de chá de farinha de trigo,
300g de açúcar

Modo de preparar:
Despeja-se numa tigela a água morna, junta-se o ovo inteiro e a manteiga. Mexe-se tudo e vai se colocando a farinha de trigo até ficar em consistência. Estica-se a massa com um rolo e corta-se com uma carretilha de rodas do tamanho de uma forminha de empada. Faz-se uma calda com ponto de calda rala e deixa-se esfriar. Juntam-se as gemas, o coco e a farinha de trigo. Leva-se ao fogo para cozinhar; quando estiver despegando do fundo da panela, retira-se do fogo. Com uma colherinha de café vai-se colocando um pouco em cima das rodinhas e com um palito aperta-se a massa, formando uns biquinhos. Leva-se ao forno quente em assadeiras untadas de manteiga e farinha de trigo.


Rabanada

INGREDIENTES
½ xícara de leite de coco
2 xícaras de leite
3 ovos batidos
6 unidades de pão francês dormido, cortado em rodelas grossas
Óleo para fritar
Canela e açúcar para polvilhar

MODO DE PREPARO
Misturar o leite de coco ao leite. Passar as fatias de pão levemente sobre a mistura do leite e em seguida no ovo batido .
Fritar em óleo não muito quente. Escorrer em papel absorvente e passar no açúcar com canela.
Servir frio.





CAVACA

INGREDIENTES:
3 ovos
1 copo americano de óleo
1 copo americano de farinha de trigo
Cobertura :
1 clara
1 copo americano de açúcar

MODO DE PREPARO:
Bata os ovos com o óleo na batedeira na velocidade máxima por 5 minutos. Acrescente farinha e bata por mais 10 minutos. Coloque em fôrmas untadas e leve ao forno quente pré-aquecido por 10 minutos ou até que comecem a crescer e rachar. Abaixe o forno para médio e deixe assar até corar.Com uma colher misture bem o açúcar com a clara e pincele as cavacas recém-tiradas do forno. Deixe esfriar e sirva.


Macarrão Alegria
Receita tradicional portuguesa
Ingredientes:
½ pc macarrão cabelo de anjo (250g)
2 xíc açucar
1 xíc água
5 uni gemas
Raspa de limão e canela a gosto
2 gemas

Modo De Preparo:

Cozinhe o macarrão por 10 minutos, escorra e reserve.
Ferva a água com açúcar, junte o macarrão e mexa até ferver novamente, desligue e deixe esfriar.
Bata as gemas com as raspas de limão cerca de 5 minutos.
Adicione as gemas ao macarrão frio, volte para o fogo brando mexendo até obter um creme. Coloque em um refratário e polvilhe com canela, sirva em temperatura ambiente.


Queijadas da Madeira

Para a massa:
250 g de farinha de trigo;
250 g de manteiga;
2 colheres de sopa de açúcar (rasas);
Para o recheio:
500 g de requeijão;
500 g de açúcar;
12 gemas de ovos;
2 claras

Preparo:
Peneira-se a farinha com o açúcar; junta-se a manteiga e trabalham-se estes elementos de modo a obter uma massa bem ligada. Se for necessário juntam-se umas gotas de água, mas é preferível não o fazer. Deixa-se a massa descansar durante 4 ou 5 horas.
Entretanto, passa-se o requeijão por uma peneira fina; adiciona-se o açúcar e mexe-se bem. Em seguida juntam-se as gemas uma a uma, mexendo bem entre cada adição, e finalmente as claras. Bate-se tudo até o preparado ficar bem homogéneo.
Passado o tempo de repouso, estende-se a massa muito fina e corta-se aos quadrados. No centro de cada quadrado coloca-se uma colher do recheio preparado. Dobram-se as pontas da massa sobre o recheio, de modo a ficar visível o centro.
Coloca-se cada queijada sobre um quadrado de papel manteiga, que por sua vez se coloca sobre um tabuleiro. Levam-se as queijadas a cozer em forno bem quente. À saída do forno unta-se a massa com manteiga.




Merengues à Algarve

6 claras de ovos;
325 g de açúcar;
raspa da casca de 1 limão;
4 gemas;
4 colheres de sopa de açúcar;
açúcar em pó

Confecção:
Levam-se 250 g de açúcar ao lume com 1 dl de água e deixam-se ferver até o xarope ter ponto de pérola.
Entretanto, têm-se batido as claras em castelo com a raspa da casca de limão. As claras e o ponto devem ficar prontas ao mesmo tempo. Junta-se o xarope de açúcar em fio sobre as claras e sem parar de bater. Juntam-se então os 125 g de açúcar que restam, batendo sempre até o preparado ficar bem duro.
Tem-se um tabuleiro molhado com água fria, sobre o qual se dispõe a massa de merengue moldada com duas colheres como se estivesse a moldar pastéis de bacalhau. Levam-se os merengues a cozer em forno brando até secarem por fora sem corar muito.
Entretanto, têm-se feito as 4 gemas em ovos-moles com as 4 colheres de açúcar. Unem-se os merengues dois a dois com um pouco de doce de ovos. Polvilham-se os merengues com açúcar em pó.
Há quem coza os merengues sobre uma tábua em vez de tabuleiro. Os merengues devem ficar cremosos por dentro mas duros por fora.



Fios de Ovos de Algarve

20 gemas de ovos;
2 claras;
500 grs de açúcar;
3 dl de água

Separam-se as gemas das claras e deitam-se em passador de rede, misturadas com as duas claras que se cortam com uma faca.
Entretanto, prepara-se a calda com açúcar e água, que vai ao lume a ferver até estar em ponto de cabelo; Sempre fervendo, deitam-se as gemas já passadas pelo passador de rede, para o funil próprio de 3 bicos.
Pega-se com a mão direita no cabo do funil e vão-se fazendo movimentos circulares e vagarosos, para os fios não se partirem e cozerem em calda. Quanto maior for a altura a que se deitam os fios, mais finos ficam. Logo que o funil esteja vazio, afasta-se o tacho do lume, deita-se um pouco de água e tiram-se os fios com uma escumadeira para um prato molhado. Põe-se novamente a calda ao lume e procede-se da mesma maneira até terminar as gemas.


Pudim de Chila - Algarve

200 g de doce de chila escorrido
200 g de açucar
200 g de miolo de amêndoa
6 ovos
Preparação:
Bata o açucar com as gemas. Misture as claras previamente batidas em castelo. Depois junte a chila e a amêndoa pelada e pisada. Envolva e deite numa forma em forma de chaminé, previamente untada com manteiga. Ponha a cozer em forno médio. Verifique a cozedura com um palito. Retire do forno.









Morgados - Algarve

250 g de açucar
250 g de amêndoa
2 gemas
fios de ovos, ovos moles e chila q.b.

Preparação:
Ponha o açucar ao lume com um pouco de água. Quando estiver quase a obter ponto de pérola, coloque a amêndoa descascada, crua e moída e ferva um pouco mais. Tire do lume, adicione duas gemas e mexa muito bem. Trabalhe um pouco a massa. Faça bolas pequenas e abra um oríficio no meio de cada uma. Nesse orificio deite a chila, os ovos moles e os fios de ovos. Tape-o com um pouco de massa. Ponha num tabuleiro, previamente, untado com manteiga e farinha. Leve ao forno até ficarem lourinhos, em forno médio. Tire do forno e do tabuleiro e deixe arrefecer. Depois de frios, cubra com glacé e deixe secar.


Papo de Anjo dos Açores

12 gemas
1 ovo inteiro
1 kg de açúcar
1 cravo-d-índia para cada unidade
1 litro de água

Modo de Preparo
Bater as gemas com o ovo inteiro até crescerem e ficarem bem fofas. Untar com manteiga fôrminhas de empada e colocar a massa de gemas até a metade (a massa cresce muito). Levar as fôrminhas ao forno brando, colocando-as dentro de uma assadeira com um pouco de água. Fazer uma calda rala com o açúcar e um litro de água. Retirar os papos assados, deixar amornar e mergulhar um a um na calda para embeber. Quanto mais úmidos de calda, mais saborosos ficam. Espetar no meio de caad papo 1 cravo-da-índia. Se sobrar calda, jogar sobre os papos colocados em uma compoteira de vidro.


Pudim de Amêndoas

Ingredientes
2 copos de leite
2 colheres (sopa) de café solúvel
100g de açúcar
2 ovos
1 cálice do vinho do Porto
1 colher (sopa) de farinha de trigo
250g de creme de leite
100g de amêndoas
1 colher (chá) de açúcar de baunilha ou algumas gotas da essência (de 3 a 4)

Bater as gemas com o açúcar e colocar no leite com a baunilha, a farinha, o café, as amêndoas sem pele e moídas. Levar ao fogo, mexendo sempre até engrossar. Deixar esfriar. Acrescentar o vinho do Porto. Bater as claras em neve firme, adicionando 4 colheres de açúcar. Misturar o creme de leite e juntar ao creme de café e amêndoas. Servir em tacinhas polvilhado com amêndoas.


Pudim de Papaia da Madeira
2 mamões papaias
3 ovos
200g de açúcar
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1/2 copo de leite
100g de manteiga
1 casca de limão ralada

Modo de Preparo
Descascar as papaias, tirar as sementes e passar as polpas numa peneira ou liquidificador. Juntar a esse purê a farinha dissolvida no leite, o açúcar, os ovos batidos, a casca ralada do limão e a manteiga derretida. Caramelizar uma fôrma pequena para pudim, colocar a massa da papaia e levar ao forno quente em banho-maria por cerca e 1 hora e meia.

Queijadinha de Coimbra

250g de farinha de trigo
1 colher de sopa de açúcar
100g de manteiga
1 pitada de sal
6 gemas
1 clara
4 colheres de sopa de água
500g de queijo fresco sem sal
250g de açúcar

Modo de Preparo
Amassar a farinha com a manteiga, 1 colher de açúcar e água. Deixar repousar meia hora. Passar o queijo pela peneira, juntar o açúcar, as gemas e a clara, batendo para formar um creme espesso. Estender a massa, forrar forminhas de empada untadas com manteiga e rechear com o creme de queijo. Levar ao forno médio até as queijadinhas ficarem coradas.


Bolo de Caramelo
Ingredientes
3 ovos
4 colheres (sopa) de manteiga
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de açúcar
1 colher (sopa) de fermento em pó
1/2 xícara de leite caramelado
Recheio
1/2 xícara de manteiga
1 xícara de açúcar
1 xícara de nozes moídas
250g de creme de leite

Modo de Preparo
Bater as gemas com o açúcar e a manteiga até obter um creme fofo. Acrescentar a farinha, o fermento e o leite caramelado (para caramelar, dourar 100 gramas de açúcar numa panela e acrescentar o leite até dissolver completamente o açúcar caramelizado), sem para de bater. Levar as claras ao ponto de neve firme e misturar delicadamente à massa, com movimentos de baixo para cima. Colocar a massa em fôrma unatda para bolo e levar ao forno por 30 minutos. Verificar se está bem assado, enfiando um aplito na massa (deve sair bem sequinho). Rechear com creme de nozes.
Recheio
Bater a manteiga com o açúcar até obter um creme liso; acrescentar as nozes moídas e o creme de leite. Misturar bem e rechear o bolo.


Pão Folhado
Ingredientes
1 kg de farinha de trigo
2 tabletes de fermento para pão
5 ovos
250g de açúcar
250g de manteiga
1 colher (sopa) de aguardente
Modo de Preparo
Dissolver o fermento em 1/2 copo de água morna. Misturar a farinha com o açúcar, a manteiga, o fermento, os ovos e a aguardente. Amassar bem com as mãos. Abrir a massa com o rolo, untar toda a superfície com óleo de cozinha, e enrolar como rocambole. Cortar fatias de 2 a 3 centímetros, colocar numa assadeira polvilhada com farinha de trigo e deixar crescer 2 horas em lugar abafado (dispor as rodelas de massa com espaço entre uma e outra porque crescem muito). Assar em forno quente durante 20 minutos. Retirar do forno e polvilhar com açúcar.





Broas de Mel

300g de farinha de trigo
100g de manteiga
200g de açúcar mascavo
2 ovos
2 colheres (sopa) de melado
2 colheres (sopa) de mel
2 colheres (chá) de canela em pó
1 colher (chá) de sementes de erva-doce
1 pitada de noz-moscada ralada
1 colher (café) de bicarbonato de sódio

Modo de Preparo
Misturar à farinha todos os ingredientes, amassando bem. Formar broinhas e levar ao forno quente por 20 minutos.


PUDIM DE COPO

Ingredientes
1 copo grande de açúcar
1 copo grande de ovos
1 copo grande de leite
açúcar que baste

Modo de Preparar
Caramelize uma forma de pudim com açúcar a gosto. Bata ligeiramente os ovos inteiros com o açúcar e misture o leite. Não bata muito para não ganhar muita espuma. Despeje na forma caramelizada e leve ao fogo em panela de pressão, em banho-maria, durante mais ou menos 20 minutos, desde que a panela comece a apitar. Quando esta perder a pressão, retire o pudim para fora e deixe esfriar dentro da forma. Desenforme no dia seguinte, de preferência.


PUDIM DE BOLACHA

Ingredientes
250 g de bolacha maria
200 g de margarina culinária
250 g de açúcar
3 ovos
café que baste
açúcar que baste
coco ralado que baste (em pacote)

Modo de Preparar
Bater muito bem a margarina, que deverá ser de boa qualidade (não é manteiga), com o açúcar e as gemas. Adicionar as claras batidas em castelo e misturar bem. Preparar um café forte e adoçar a gosto. Molhar as bolachas no café, e barrar com o creme. Salpicar com o coco ralado. Fazer camadas sucessivas, até gastar as bolachas. No final, barrar o pudim, com o restante do creme (ter o cuidado em guardar um pouco), e polvilhar com bastante coco.

Dica: as bolachas são postas em círculo, pondo uma no meio.













FORMIGOS

pães franceses adormecidos, sem casca e picados
- 600 ml de leite quente
- 1 lata de leite condensado
- 1 pau de canela
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 2 cálices de vinho do porto
- 100 g de uva passa branca
- Raspas de 1 limão
- 4 ovos inteiros batidos com 6 gemas
- Mel a gosto
- Amêndoas laminadas ou picadas a gosto


Modo de preparo
Num recipiente, coloque 3 pães franceses adormecidos, sem casca e picados, 600 ml de leite quente.
Deixe amolecer por 10 min.
Numa panela, coloque o pão umedecido no leite, 1 lata de leite condensado, 1 pau de canela, 1 colher (sopa) de manteiga, 2 cálices de vinho do porto, 100 g de uva passa branca e raspas de 1 limão.
Cozinhe por cerca de 10 min em fogo baixo, mexendo sempre.
Retire do fogo e acrescente em fio 4 ovos inteiros batidos com 6 gemas.
Volte a panela em fogo baixo por 15 min, mexendo sempre.
Retire do fogo, porcione em taças, regue com mel e decore com amêndoas laminadas ou picadas a gosto.
Sirva morno ou frio.



Arroz-Doce do Ribatejo
Ingredientes
250g de arroz
250g de açúcar
4 copos de leite
1 gema
1 colher (sopa) de vinho do Porto
1 colher (sopa) de manteiga
casca de 1 limão ou 1 laranja
1 pitada de sal
canela em pó a gosto

Modo de Preparo
Bater a gema com 2 colheres de açúcar até ficar bem fofa. Juntar o vinho do Porto. Lavar o arroz e escorrer. Levá-lo ao fogo com o leite, a casca de limão cortada bem fina sem a parte branca (que amarga), a manteiga e o sal. Ferver por 5 minutos. Acrescentar o açúcar e cozinhar em fogo brando até o arroz ficar bem cozido. Retirar da chama e misturar a gemada, mexendo rapidamente para não talhar. Levar novamente ao fogo por alguns minutos, mexendo sem parar. Colocar em tacinhas e servir frio polvilhado com canela.















Bananas Merengadas dos Açores

8 bananas
2 colheres (sopa) de manteiga
1 colheres (sopa) de farinha de trigo
8 colher (sopa) de açúcar
1 copo de leite
2 ovos
1 cálice de aguardente

Modo de Preparo
Colocar numa travessa refratária untada com manteiga as bananas fatiadas no sentido do comprimento. Bater as gemas com 4 colheres de açúcar, acrescentar ao leite, juntamente com a farinha dissolvida num pouco de água e levar ao fogo, mexendo sempre até engrossar. Retirar do fogo e perfumar com aguardente. Jogar o creme sobre as bananas. Bater a claras em neve firme, acrescentando 4 colheres de açucar. Cobrir as bananas com eta merengada e levar ao forno para dourar.


Banana Porto´Orrico

1/4 de xícara de vinho do porto
1/2 xícara de açúcar
1/4 de xícara de óleo
2 ovos
1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
4 bananas
açúcar
canela em pó

Modo de Preparo
Misture o vinho do Porto, o açúcar, o óleo e os ovos, cuidando para que fique uma massa homogênea. Junte a farinha de trigo e o fermento em pó, mexendo bem. Aqueça o óleo para fritura. Corte a banana em pedaços de um dedo de espessura, passe na massa e frite aos poucos até dourar. Escorra em toalha de papel. Polvilhe com açúcar e canela.


Lampreia

Ingredientes
48 gemas
1 xícara de cafezinho de claras finas (a parte mais fina que fica presa à gema)
1,5 kg de açúcar
5 xícaras de água
essência de baunilha
2 cerejas em calda
1 ameixa
Recheio:
250 g de amêndoas raladas e peneiradas
250 g de açúcar
1/2 xícara de água
1 colher (chá) de essência de amêndoa

Modo de Preparo
Coloque o açúcar e a água para ferver até formar uma calda. Se usar termômetro para a calda, deve atingir a tempreratura de 105 graus. Coe as gemas, a essência de baunilha e as claras finas e vá coloacndo na calda, às colheradas, formando uma placa. Vire a placa e deixe cozinhar. Reserve em uma peneira. Para o recheio, misture as amêndoas, o açúcar, a água e a essência e leve ao fogo. Mexa, de vez em quando, até dar o ponto de enrolar. Deixe esfriar. Montagem: Monte a camada inferior da lampreia, no formato do peixe. Faça rolinhos com o recheio e coloque no centro da lampreira. Cubra o recheio com novas camadas de placas de ovos, modelando. Lave as cerejas (para tirar a calda) e evitar que manchem a lampreia. Use as cerejas como olhos e a ameixa para desenhar a boca da lampreira.


Mexido de ovos de Viana do Castelo

Ingredientes
70 gramas de amêndoas
200 gramas de açúcar
50 gramas de uva passa
1 pedaço de canela em rama
1 colher (chá) de manteiga
1 cálice de vinho do porto
50 gramas de pão bengala
6 gemas
1/2 copo de leite

Modo de Preparo
Levar o açúcar ao fogo com 1/2 copo de água e deixar ferver até formar uma calda rala. Escaldar as amêndoas para soltar a pele. Ralar e acrescentar à calda, juntamente com a canela, as passas, a manteiga e o vinho do Porto. Deixar engrossar. Empapar o miolo do pão no leite (se necessário, colocar mais leite). Colocar o pão na calda e ferver por mais 5 minutos em fogo brando. Deixar amornar. Misturar as gemas levemente batidas, deixando apenas levantar fervura sem para de mexer. Servir em taças.



PASTEL DE SANTA CLARA

INGREDIENTES:

Massa:
4 xícaras de chá de farinha de trigo peneirada
1 xícara de chá de água
1/2 colher de chá de sal
2 ovos
Recheio:
3 1/3 xícara de chá de açúcar
2 xícaras de chá de água
2 colheres de sopa de farinha de trigo
2 colheres de chá de manteiga
1 colher de chá de baunilha
20 gemas
Açúcar de confeiteiro para polvilhar

Massa:
Bata os ovos com o sal. Junte água e farinha. Misture com as mãos e despeje em uma superfície enfarinhada. Amasse a massa por 3 minutos, batendo bem para ficar elástica. Coloque em uma tigela enfarinhada, cubra com filme plástico e deixe por 1 hora.
Recheio:
Leve ao fogo o açúcar com água até dissolver bem. Cozinhe sem mexer para que a calda fique um pouco grossa. Retire do fogo e deixe esfriar. Junte manteiga, farinha, gemas e baunilha à calda e leve ao fogo baixo, mexendo até soltar do fundo da panela. Deixe esfriar.

Montagem:
Divida a massa em várias partes. Abra uma parte bem fina com o rolo sobre um pano limpo e enfarinhado. Deixe descansar por 3 minutos cada parte aberta. Estique a massa em todas as direções até ficar bem fina e transparente. Deixe descansar sobre o pano até começar a secar, ficar áspera, sem grudar nas mãos.
Aqueça o forno em temperatura média. Corte a massa com um cortador de biscoitos de 10cm de diâmetro. Pegue 2 pedaços cortados e coloque no fundo de uma forminha canelada, redonda, alta e com 7cm de diâmetro. Forre a forminha com a massa e coloque 1 colher de sopa do recheio. Pegue mais dois círculos cortados e cubra a forminha recheada, apertando bem com o cabo de uma colher. Faça isso com todo o recheio e massa.
Coloque as forminhas em uma assadeira e asse por 10 minutos ou até que a massa fique crocante e ligeiramente dourada. Retire do forno, deixe esfriar e desenforme. Polvilhe com o açúcar e sirva.



BARRIGAS DE FREIRA
500g de açúcar
1 xícara de água
12 gemas
6 claras
manteiga o quanto baste

Modo de fazer:
Fazer uma calda em ponto de "cabelo" com o açúcar e a água que se reserva para empregar sucessivamente. Tirar uma parte dessa calda, para uma frigideira e põe-se ao lume para ferver. Deitam-se colheradas de gemas batidas com as claras, que, caindo na calda alastram e coagulam rapidamente pela parte inferior; deitam-se por cima dos ovos bocados de manteiga e deixa-se ferver, até que os ovos estejam cozidos na calda. Retiram-se com a escumadeira e colocam-se sobre as fatias de Pão de Ló.



FATIAS DE BISPO

400g de pão de forma
8 ovos
500g de açúcar
1 xícara de água
50g de manteiga
canela o quanto baste

Modo de fazer:
Preparar uma calda com o açúcar e a água em ponto de espadana. Juntar a manteiga. Bater os ovos e envolver as fatias. Lançar as fatias na calda que deve estar numa vasilha larga. Tirar com uma escumadeira e colocar numa travessa, polvilhe com canela em pó. Por fim, regue com a calda que sobrou.


PUDIM DE CLARAS

Ingredientes
6 claras
9 colheres de açúcar
açúcar para fazer uma calda
Modo de preparar
Bater as 6 claras em neve e ir acrescentando colher por colher o açúcar, batendo sempre. Misturar tudo muito bem até ficar bem consistente. Pôr em forma untada com açúcar queimado. Cozinhar no forno em banho-maria e tirar quente da fôrma. Servir com creme de baunilha


QUEIJADAS DE SINTRA
Ingredientes:
Para a massa:
250g de farinha
1 colher de sopa de manteiga ou banha
água e sal
para o recheio:
400g de queijo fresco sem sal
350g de açúcar
4 gemas
60g de farinha
1 colher de café de canela em pó

Modo de fazer:
No dia anterior peneire a farinha, fazendo um buraco no meio para derramar a gordura quente. Misture. Adicione água morna temperada com sal e amasse aos pouquinhos. Mexa bem a massa e deixe descansar coberta com um pano seco e outro molhado por cima. No dia seguinte prepare o recheio: reduza o queijo a purê e junte o açúcar, as gemas, a farinha e a canela. Misture tudo. Abra a massa bem fina com rolo e farinha. Corte em círculos de 9 cm de diâmetro e coloque em forminhas. Acrescente o preparo de queijo e leve ao forno muito quente durante 15 minutos.

Pastel de Nata

Os pastéis de nata eram originalmente conhecidas por pastéis de Belém, dado serem especialidade de uma confeitaria ainda existente em Lisboa.

Ingredientes:
(20 pastéis)
300 g de farinha
250 g de margarina
para folhados
Sal e água q. b.
5 dl de natas
9 gemas
9 colheres
de sopa de açúcar

Preparo:
Misture a farinha e o sal diluído na água
e trabalhe a massa até ligar.

Divida a margarina em 3 porções.

Estenda a massa, espalhe sobre ela uma
das porções de margarina e enrole
com em tapete.

Repita esta operação mais duas vezes
até esgotar a margarina.

No final, deixe descansar 20 minutos.

Em seguida, corte a massa em fatias com
cerca de 2 cm de espessura e depois
coloque cada fatia sobre uma forma lisa
própria para queques.

Rode com dois polegares a forma num
sentido, espalhado a massa de modo
a encher com ela a forma toda.

Entretanto, leve ao fogo em banho-maria
as gemas batidas com açúcar e as natas
até o preparado engrossar.

Deixe esfriar e deite1 colher de
sobremesa de recheio em cada forma.

Leve as formas ao forno até os pastéis
ficarem cozidos e tostados.
















QUINDÃO

MASSA
12 gemas (se desejar um quindão bem amarelo, use ovo caipira)
3 claras
500 g de açúcar cristal
1 colher (sopa) de manteiga
200 g de coco fresco ralado
Manteiga para untar a fôrma
Açúcar cristal para polvilhar a fôrma

PREPARO
Passe as gemas por uma peneira e misture-as com as claras e o açúcar. Adicione a manteiga, o coco ralado e torne a misturar. Unte com manteiga uma fôrma de aproximadamente 16 cm de diâmetro. Polvilhe com açúcar e coloque a massa. Disponha a fôrma sobre uma assadeira com água fervente e asse em banho-maria (em forno quente previamente aquecido), por cerca de 1 hora. Retire do forno, deixe esfriar e desenforme.
Dica: se usar uma fôrma furada no meio, será mais fácil desenformar o quindão.




QUINDIM

Ingredientes:
1 e 1/2 copos de açúcar;
1 coco grande ralado;
1 colher (café) de essência de baunilha;
6 ovos;
2 colheres (sopa) de manteiga.
Modo de Preparo:
Misturar os ingredientes e deixar descansar por 5 horas. Untar as forminhas e polvilhar açúcar, retirando o excesso. Misturar bem a massa descansada e colocar nas forminhas. Descansá-la novamente, enquanto o forno esquenta. Por em tabuleiro e assar em banho-maria.




PÃO-DE-LÓ DE OVAR
INGREDIENTES:
1 xícara de chá de açúcar
1/2 xícara de chá de farinha de trigo
9 gemas
2 ovos

MODO DE PREPARO:
Aqueça o forno em temperatura média.
Bata o açúcar com as gemas e o ovos por 20 minutos. Peneire a farinha por cima e misture devagar. Unte uma fôrma alta, redonda com 25cm de diâmetro. Forre com papel manteiga, unte também o papel e despeje a massa. Asse por 25 minutos ou até que fique bem dourado por fora e cremoso no centro. Deixe esfriar um pouco, desenforme, retire o papel e sirva.

Curiosidade:
Não corte o pão-de-ló, espete a faca e puxe um pedaço.













PAPO-DE-ANJO

INGREDIENTES:
22 gemas
2 ovos inteiros

Calda:
4 xícaras de chá de açúcar
3 xícaras de chá de água
2 colheres de chá de essência de baunilha

MODO DE PREPARO:
Aqueça o forno em temperatura média.
Bata as gemas e os ovos na batedeira por 20 minutos ou até que dobrem de volume e fiquem fofos. Distribua a mistura em 25 forminhas de empada com 5cm de diâmetro, untadas com manteiga, e leve para assar por 30 minutos ou até que comecem a dourar a superfície.

Calda:
Leve ao fogo o açúcar e a água até ferver e engrossar rapidamente. Acrescente a baunilha e deixe amornar.
Distribua metade da calda nas forminhas assadas e leve para gelar. Desenforme e molhe cada doce com o restante da calda. Sirva bem gelado.


PASTEL DE SANTA CLARA
Massa:
4 xícaras de chá de farinha de trigo peneirada
1 xícara de chá de água
1/2 colher de chá de sal
2 ovos
Recheio:
3 1/3 xícara de chá de açúcar
2 xícaras de chá de água
2 colheres de sopa de farinha de trigo
2 colheres de chá de manteiga
1 colher de chá de baunilha
20 gemas
Açúcar de confeiteiro para polvilhar

MODO DE PREPARO:
Massa:
Bata os ovos com o sal. Junte água e farinha. Misture com as mãos e despeje em uma superfície enfarinhada. Amasse a massa por 3 minutos, batendo bem para ficar elástica. Coloque em uma tigela enfarinhada, cubra com filme plástico e deixe por 1 hora.
Recheio:
Leve ao fogo o açúcar com água até dissolver bem. Cozinhe sem mexer para que a calda fique um pouco grossa. Retire do fogo e deixe esfriar. Junte manteiga, farinha, gemas e baunilha à calda e leve ao fogo baixo, mexendo até soltar do fundo da panela. Deixe esfriar.
Montagem:
Divida a massa em várias partes. Abra uma parte bem fina com o rolo sobre um pano limpo e enfarinhado. Deixe descansar por 3 minutos cada parte aberta. Estique a massa em todas as direções até ficar bem fina e transparente. Deixe descansar sobre o pano até começar a secar, ficar áspera, sem grudar nas mãos.
Aqueça o forno em temperatura média. Corte a massa com um cortador de biscoitos de 10cm de diâmetro. Pegue 2 pedaços cortados e coloque no fundo de uma forminha canelada, redonda, alta e com 7cm de diâmetro. Forre a forminha com a massa e coloque 1 colher de sopa do recheio. Pegue mais dois círculos cortados e cubra a forminha recheada, apertando bem com o cabo de uma colher. Faça isso com todo o recheio e massa.
Coloque as forminhas em uma assadeira e asse por 10 minutos ou até que a massa fique crocante e ligeiramente dourada. Retire do forno, deixe esfriar e desenforme. Polvilhe com o açúcar e sirva.



5 comentários:

  1. RECEITA DE BEM CASADOS NÃO FORAM ENCONTRADAS E TRATA-SE DE DOCE PORTUGUES

    ResponderExcluir
  2. optimas todas a receitas expostas .le felicito sou amante fiel de tudo cuanto é doce..,. y me agradou bastante.SE quer tenho bastante conhecimento de culinaria de varias partes do mundo pois confecciono todo a olho como dizen y s e coincidir aqui está o meu correo: ednanini@hotmail.com 2---1---2010. saude y feliz ANO!

    ResponderExcluir
  3. parabéns!!!!!!!excelente blog

    ResponderExcluir
  4. Adorei o blog!!! Vai me ajudar bastante para um trabalho de escola do meu irmão , obgd!!
    Bjokas

    ResponderExcluir
  5. obrigado vai me ajuda vou tentar alegra uma amiga que perdeu se esposo
    auma semana

    ResponderExcluir