Atenção:  Encaminho para este blog todas as mensagens que recebo por e-mail de grupinhos na internet.  Se você é dono de algum material postado aqui e quer colocar seus créditos ou solicitar para retirar, mande o link para o e-mail zilahferreira@gmail.com. Obrigada Zizi
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Receitas Doces Italianos

Tiramisu


Ingredientes
4 gemas
4 colheres (sopa) de açúcar
4 colheres (sopa) de vinho Marsala Brandy ou Rum
1/2 copo de café forte ou nescafé
9 biscoitos tipo inglês ou champagne
200 gramas de marcapone (creme de ricota fresca)
chocolate em pó
Creme de Mascarpone
200 gramas de ricota fresquíssima
4 colheres (sopa) de açúcar confeiteiro
150 gramas de creme de leite fresco
Ricota Fresca
2 litros de leite
Gotas de suco de limão

Modo de Preparo
Bata as gemas e o açúcar até ficar uma gemada clara. Leve a gemada ao fogo em banho-maria, mexendo sempre por 5 minutos para formar um creme zabaione. Misture a Marsala, ou Brandy, ou rum, ao café. Depois, molhe os biscoitos nesta mistura e coloque-os numa travessa baixa retangular. Sobre os biscoitos, espalhe o mascarpone. Salpique o chocolate em pó e leve ao congelador por meia hora. Transfira para a geladeira até a hora de servir. Quando for servir, salpique mais chocolate em pó. Corte em 4 retângulos e coloque-os delicadamente nos pratinhos.

Creme de Mascarpone:
Passe a ricota numa peneira e misture o creme de leite e o açúcar confeiteiro, batendo à mão por 5 minutos. Use para fazer o tiramisu.

Ricota Fresca:
Deixe o leite numa vasilha com o suco do limão, coberto com um pano em lugar abafado até coalhar. Coloque o leite coalhado num saquinho de pano limpo, amarrando as pontas e pendurado para o soro escorrer (pode ser na torneira da pia da cozinha durante a noite). Quando parar de pingar o soro (cerca de 12 horas), retire a ricota fresca do pano e use.



Torta de Pêra

Ingredientes
125g de farinha de trigo
70g de manteiga
40g de nozes moídas (ou castanhas-do-pará)
50g de açúcar
1 pitada de sal
4 colheres (sopa) de baunilha
Recheio
4 pêras
1 copo de vinho tinto
1 copo de água
1 copo de açúcar
1 envelope de gelatina sem cor e sem sabor
canela em rama
Modo de Preparo
Misturar a farinha com o açúcar, a baunilha, o sal, as nozes, a manteiga e a água. Juntar tudo com a mão formando uma bola de massa. Deixar descansar por 30 minutos dentro da geladeira. Estender a massa com a mão numa fôrma de abrir untada, deixando uns dois centímetros de borda. Furar com um garfo e assar em forno médio. Retirar do forno, colocar as pêras em fatias e cobrir com a calda gelatinada. Levar à geladeira até endurecer. Rechear.Recheio:Cozinhar as pêras com o áçucar, a água, o vinho e a canela. Retirar as frutas quando estivrem cozidas. Colocar 5 colheres de água fria na gelatina em pó, formando uma pasta. Jogar a calda quente na gelatina, dissolvendo-a completamente. Reservar.

Zabaione Gelado
Ingredientes
8 gemas
8 colheres (sopa) de açúcar
1/2 copo de vinho Marsala ou Porto
1 colher (chá) de casca ralada de meio limão ou laranja
1 colher (chá) de canela em pó
1 colher (chá) de baunilha
250g de creme de leite

Modo de Preparo
Bater as gemas e o açúcar até obter uma gemada bem clara. Misturar o vinho, o limão, a baunilha e levar ao fogo em banho-maria por cerca de 15 minutos, mexendo sempre. Colocar em taças, polvilhar canela e levar ao refrigerador até a hora de servir. Se preferir, pode servir sem a canela e levar ao refrigerador até a hora de servir sem a canela. Colocar um biscoito champanhe em cada taça na hora de servir.



Zuccotto
Ingredientes
6 gemas
250g de açúcar
6 claras batidas em neve
150g de farinha
Recheio:
60g de amêndoas com pele
60g de avelãs
500g de creme de leite fresco
140g de açúcar de confeiteiro
80g de chocolate meio amargo ralado
3 colheres (sopa) de licor de amaretto
2 colheres (sopa) de licor de chocolate
2 folhas de gelatina incolor
Modo de Preparo
Para o pão-de-ló, bata as gemas com o açúcar.Misture delicadamente as claras em neve e a farinha de trigo. Asse em uma fôrma untada e enfarinhada no forno a 180 graus por cerca de 30 min. Faça o pão-de-ló um dia antes. Para o recheio, bata o creme de leite fresco com o açúcar até dar o ponto de chantilly. Torre as amêndoas e as avelãs até que fiquem crocantes, depois pique deixando pedaços grandes. Dilua a gelatina nos licores em banho-maria. Misture todos os ingredientes. Corte discos finíssimos de pão-de-ló e forre terrines do tamanho que deseja fazer o zuccotto. Recheie e cubra com mais uma lâmina de pão-de-ló. Guarde no freezer. Na hora de servir, vire o zuccotto e polvilhe com o chocolate em pó. Pode ser servido com calda de frutas, de chocolate ou de morango.



Doce de castanha
1 kg de castanhas portuguesas
250 g de açúcar
1/2 copo de água
1 litro de leite
1 colher (sopa) de rum
1 colher (sopa) de baunilha
1 colher (sopa) de manteiga
250 g de creme de leite
Modo de Preparo:
Colocar as castanhas com um pequeno talho na parte de cima numa panela coberta com água. Cozinhar até amaciar. Tirar do fogo e descascar. Voltar ao fogo a massa das castanhas com o leite, a baunilha e cozinhar mais um pouco. Passar no espremedor e juntar o rum. Preparar uma calda em ponto de fio com o açúcar e a água. Adicionar o purê de castanhas e misturar com uma colher de pau, até formar um pirão. Acrescentar a manteiga para tornar o pirão bem liso. Colocar num prato de vidro, arrumando o pirão no formato de um monte. Guarnecer co creme de leite chantilly e enfeitar com pequenos merengues.


Zuppa Inglese

Ingredientes
1 pão-de-ló pequeno cortado em fatias
1 litro de leite
3 ovos
3 colheres (sopa) de maisena
250g de açúcar
100g de frutas cristalizadas
100g amêndoas sem pele
1 cálice rum ou licor
3 colheres (sopa) de baunilha

Modo de Preparo
Bater as gemas com o açúcar para formar uma gemada bem clara. Despejar no leite junto com a maisena e a baunilha. Levar ao fogo, mexendo até engrossar. Reservar. Colocar as fatias de pão-de-ló numa travessa refratária funda retangular. Umedecê-las com o licor. Espalhar uma camada de creme, salpicando frutas cristalizadas. Repetir outra camada de pão-de-ló banhado de licor, de creme, de frutas até terminar. A última camada deve ser de creme. Bater as claras em neve, acrescentar 6 colheres de açúcar, batendo até formar um merengue. Cobrir o doce com o merengue, salpicando as amêndoas picadas. Levar ao forno baixo para dourar. Servir gelado.



Bolo de Avelãs


Ingredientes
200 g de farinha de trigo
200 g de açúcar
200 g de avelãs
100 g de manteiga
1 xícara de leite
3 ovos grandes
1 colher (sopa) de fermento em pó
casca ralada de limão
Para a Cobertura:
1 barra de chocolate meio-amargo
1 lata de creme de leite
conhaque

Modo de Preparo
Tostar as avelãs descascadas no forno. Retirar a película escura e moer. Bater as gemas, a manteiga e o açúcar até obter uma gemada clara. Adicionar a casca de limão, a farinha, o fermento, as avelãs, o leite e bater por mais alguns minutos. Adicionar delicadamente as claras batidas em neve firme, sem bater. Levar ao forno médio por 35 minutos.

Cobertura de Chocolate:
Dissolver o chocolate em banho-maria. Misturar o creme de leite e o conhaque. Cobrir o bolo e servir.














Bolo de avelãs

Cobertura
1 barra de chocolate meio amargo
1 lata de creme de leite
conhaque

200 g de farinha de trigo
200 g de açúcar
200 g de avelãs
100 g de manteiga
1 xícara de leite
3 ovos grandes
1 colher (sopa) de fermento em pó
casca de limão ralada

Modo de Preparo:
Tostar as avelãs descascadas no forno. Retirar a película escura e moer. Bater as gemas, a manteiga e o açúcar até obter uma gemada clara. Adicionar a casca de limão, a farinha, o fermento, as avelãs, o leite e bater por mais alguns minutos. Adicionar delicadamente as claras batidas em neve firme, sem bater. Levar ao forno médio por 35 minutos.
Cobertura de Chocolate:
Dissolver o chocolate em banho-maria. Misturar o creme de leite e o conhaque. Cobrir o bolo e servir.



Creme de café

Ingredientes:

1/2 litro de leite
2 gemas de ovo
150 g de açúcar
1/2 colher (chá) de baunilha
1 colher (sopa) de maisena
1 envelope de gelatina incolor sem sabor
2 colheres (sopa) de café solúvel
100 g de chocolate ao leite em barra
200 g de creme de leite

Modo de Preparo:
Bater as gemas e o açúcar, formando uma gemada clara. Misturar ao leite frio, juntamente com a maisena dissolvida em um pouco de água. Levar ao fogo, mexendo sempre até engrossar. Colocar o café e o chocolate em pedaços, misturando vigorosamente ao creme para dissolver. Umedecer a gelatina num prato fundo com 5 colheres de água.
Jogar em seguida meia xícara de água fervente para dissolver. Acrescentar a gelatina ao leite quente, incorporando bem. Juntar o rum e o creme de leite. Distribuir o creme de café em taças de vidro, levando à geladeira por 4 horas. Quando for servir, polvilhar um pouquinho de café solúvel em cada taça.















Struffoli

300 g de farinha de trigo
3 ovos
3 colheres (sopa) de açúcar
30 g de manteiga
1 colher (sopa) de rum
1 colher (sopa) de vinho marsala
1 colher (chá) de raspas de casca de limão
1 colher (chá) raspas raspas de casca de laranja
pitada de sal
250 g de mel
100 g de frutas cristalizadas
confeitos coloridos
óleo para fritura

Misture farinha de trigo e sal, acrescente os ovos, 1 colher (sopa) do açúcar e a manteiga derretida. Coloque o marsala o rum, raspas de laranja e limão. Trabalhe a massa até que esteja lisa e homogênea. Deixe repousar por 30 minutos coberta com um pano. Divida a massa e 4 pedaços e role em um plano de trabalho fazendo bastões de 1 cm de diâmetro, como se fosse para gnocchi, corte em pedaços de 2 cm. Frite em abundante óleo quente e escorra em papel absorvente. Em outra panela, coloque o mel e o açúcar restante, leve ao fogo até o açúcar dissolver. Acrescente os struffoli fritos e as frutas cristalizadas e misture bem. Deixe esfriar levemente e com as mãos molhadas, molde em uma travessa em forma de montanha ou rosca. Decore com os confeitos coloridos.



Tarallo (biscoito da região de Puglia na Itália)

500 g de farinha de trigo
2 colheres (chá) de sementes de erva-doce
1 colher (chá) de sal
½ xícara de banha derretida ou azeite de oliva
1 e ½ xícaras de água morna (aproximadamente)
Modo de Preparo:
Coloque a farinha em uma tigela e faça um buraco no centro. Salpique com o sal e com as sementes de erva-doce. Misture a banha derretida a metade da água morna e despeje no centro da farinha. Vá incorporando e, se necessário, adicione mais água. Deve-se obter uma massa lisa e que não grude nas mãos. Deixe a massa descansar por 30 minutos. Com a massa estenda rolinhos da espessura de um dedo corte com 8 a 10 cm de comprimento e uma as pontas dando forma de anéis aos biscoitos. Coloque em uma panela 1 litro de água e uma colher (sopa) de sal. Leve à fervura e vá adicionando os biscoitos. Assim que subirem à superfície remova com uma escumadeira e transfira para uma assadeira. Quando todos estiverem prontos leve ao forno pré-aquecido. Asse os biscoitos por cerca de 40 minutos.



Zabaione gelado com pêssego

5 pêssegos amarelos
4 gemas
4 colheres (sopa) de açúcar
4 colheres (sopa) de vinho branco licoroso
100 ml de creme de leite fresco
4 folhas de hortelã

Coloque as gemas numa panela de fundo grosso. Adicione o açúcar e o vinho e bata com um batedor elétrico, em banho-maria, por 7-8 minutos ou até que o zabaione fique bem claro e firme. Retire do banho-maria e espere esfriar. Corte 2 pêssegos ao meio, elimine a pele e caroço. Bata no liquidificador até obter um purê homogêneo. Em seguida, junte o zabaione frio, mexendo com delicadeza. Bata o creme de leite em ponto de chantilly e junte à mistura, aos poucos, mexendo sempre, delicadamente. Lave os pêssegos restantes, corte 2 deles em fatias finas e use-os para forrar 4 taças de vidro. Distribua nas taças o zabaione e leve ao freezer por pelo menos 1 hora. Retire o zabaione da geladeira 15 minutos antes de servir. Decore com o pêssego restante picado e com a hortelã.

ZALETTI
Biscoitinhos Venezianos

Ingredientes

300 gr. de farinha de milho finíssima
150 gr. de manteiga derretida
150 gr. de açúcar
100 gr. de uva passa
100 gr. de pinoli
2 gemas
1 colher (sopa) de farinha de trigo
manteiga para untar

Preparo:
1 - Coloque as passas de molho em leite morno;
2 - Numa tijela coloque o fubá, a farinha e o açúcar e misture. Faça uma cavidade ao centro e despeje aí a manteiga e as gemas. Misture com uma colher de madeira;
3 - Acrescente as passas escorridas e os pinoli e misture;
4 - Faça pequenos biscoitos e coloque-os em forma untada;
5 - Asse em fogo moderado até dourar.

Obs. Pinoli são sementes de pinheiro europeu. Encontrados também em lojas de comida árabe com o nome de snouba.



ZABAGLIONE

Ingredientes:
4 gemas de ovos
4 colheres (sopa) de açúcar
100 ml de vinho Marsala seco

1 - Coloque as gemas numa tigela com o açúcar e bata na batedeira, até obter um composto grosso e espumoso;
2 - Adicione lentamente o vinho e continue batendo;
3 - Coloque a tigela dentro de uma forma maior com água fervendo e, sobre o fogo, cozinhe misturando sempre com uma colher;
4 - Assim que começar a crescer e se tornar espesso retire do fogo e transfira para taças individuais;
5 - Sirva com biscoitos secos.



TORTA PARADISO

150 g de farinha
300 g de açúcar
300 g de manteiga
150 g de fécula de milho
8 gemas
3 claras
casca ralada de um limão - a parte clara
açúcar de confeiteiro

1 - Coloque a manteiga em pedaços na batedeira e bata com a casca ralada do limão, até ficar densa e cremosa;
2 - Junte as gemas e continue batendo até que os ingredientes fiquem bem integrados;
3 - Junte o açúcar e bata bem. Acrescente a fécula e bata, e por último coloque a farinha;
4 - Continue batendo até obter uma massa homogênea e macia. Transfira para uma tigela e adicione as claras batidos em neve e misture muito bem;
5 - Unte e polvilhe com farinha uma assadeira de 28cm de diâmetro e despeje a massa;
6 - Asse em forno pré aquecido a 170 graus, por 40 minutos;
7 - Desforme a torta sobre uma bandeja, quando morna, e deixe esfriar por completo. Polvilhe açúcar de confeiteiro.

TORTA DI MANDORLE
Receita Típica da Ligúria

Ingredientes:
230 g de manteiga
200 g de amêndoas
200 g de farinha
200 g de açúcar
3 ovos
casca de um limão ralada - a parte clara
1 pitada de canela

Preparo:
1 - Escalde as amêndoas por alguns minutos em água fervendo e remova a casca;
2 - Enxugue as amêndoas e coloque-as no liqüidificador , ou moedor, e moa-as até que
fiquem bem finas;
3 - Acrescente, no liqüidificador, os ovos e bata com as amêndoas;
4 - Junte a farinha, a manteiga, a casca do limão e a canela e misture bem;
5 - Unte com manteiga uma forma de 24 cm de diâmetro e despeje a massa;
6 - Leve ao forno pré aquecido a 190º, por cerca de 45 minutos. Desenforme e deixe esfriar.



TARTUFI

Ingredientes
500 gr. de chocolate meio amargo em barra
250 gr. de manteiga à temperatura ambiente
6 gemas
6 colheres de rum escuro
3/4 de xícara (chá) de chocolate em pó
3/4 de xícara (chá) de açúcar de confeiteiro

Preparo:
1 - Coloque o chocolate numa tigela refratária e leve-o ao forno, pré-aquecido, a 95 graus;
2 - Retire-o quando amolecido, sem deixá-lo derreter. Junte imediatamente a manteiga, as gemas e o rum;
3 - Bata bem com um batedor de arame, até obter uma massa possível de ser enrolada com as mãos;
4 - Faça bolinhas de dois centímetros de diâmetro e passe-os no chocolate em pó e após, no açúcar de confeiteiro;
5 - Acondicione-os num prato raso e deixe-os em local fresco e arejado por algumas horas.



SFREGOLÁ

Ingredientes
2 xícaras (chá) de açúcar
2 xícaras (chá)) de fubá
2 xícaras (chá) farinha de trigo
4 ovos inteiros
1 1/2 xícara (chá) de óleo de milho
Manteiga para untar

Preparo:
1 - Numa vasilha coloque a farinha de trigo, o fubá e o açúcar. Abra uma cova, coloque os ovos e o óleo. Misture e amasse bem;
2 - Coloque a massa em uma assadeira média untada, espalhando-a por igual;
3 - Leve ao forno médio, pré aquecido, por 45 minutos;
4 - Depois de frio, corte em quadrados.






STRUFFOLO

Ingredientes
Massa
6 ovos
1 cálice de conhaque
500 g de farinha de trigo
óleo de girassol para fritar

Ao invés do conhaque pode-se usar rum.
1 1/2 copo de açúcar
1/4 litro de mel
amêndoas, nozes, avelãs e raspas de laranja a gosto
confeitos coloridos para decorar

1 - Bata os ovos até dobrarem de volume e acrescente aos poucos o conhaque. Junte a farinha e bata até a massa ficar consistente;
2 - Sove a massa sobre uma mesa, como se fosse macarrão. Espiche-a como para talharim fino;
3 - Corte-a em pedacinhos uniformes e frite-os em óleo bem quente e abundante. Coloque-os em papel absorvente e reserve.
4 - Ferva o açúcar com o mel até obter ponto de bala mole e misture as massinhas fritas;
5 - Polvilhe com amêndoas, nozes e avelãs levemente torradas e picadas. Junte as raspas de laranja;
6 - Coloque essa pasta morna numa travessa e molde uma rosca, com as mãos molhadas em suco de limão;
7 - Decore com confeitos coloridos. Não coloque na geladeira.



SUGOLI
Receita típica do Vêneto
Ingredientes
1 litro de vinho tinto
½ copo de vinho tinto
3 colheres (sopa) de açúcar
casca de um limão
4 colheres (sopa) de farinha de trigo
50 gr. de pinoli
50 gr. de uva passa
2 cravos da índia
1 rama de canela


1 - Ferva o litro de vinho com o açúcar e a casca do limão;
2 - Dissolva a farinha em 1/2 copo de vinho e acrescente ao vinho fervendo, mexendo para não empelotar;
3 - Acrescente os pinoli, a canela, os cravos e as uvas passa previamente umidecidas em vinho quente;
4 - Ferva por dez minutos, mexendo sempre. Sirva frio.

Obs. Tradicional no período das vendimas, quando, ao invés do vinho, usa-se o mosto.
Pinoli são sementes de pinheiro europeu. Encontrados também em lojas de comida árabe com o nome de snouba.












SCROCCAFUSI
Receita Típica de Marche
Ingredientes

400 g de açúcar
400 g de farinha
25 ml de azeite
5 ovos
30 ml de licor a gosto
casca de limão ralada
manteiga

Preparo:
1 - Bata bem os ovos com 370 gramas de açúcar;
2 - Junte o azeite, o licor, a casca do limão ralada e a farinha e misture até obter uma massa firme;
3 - Com a palma da mão faça bolinhas do tamanho de uma noz e coloque-as numa
assadeira untada com manteiga;
4 - Polvilhe com o açúcar restante e asse por 20 minutos, em forno pré aquecido a 150graus.



PASTÉIS DE RICOTA À GENOVESA

Ingredientes

200 gr. de farinha de trigo
200 gr. de manteiga
200 gr. de ricota
1 pitada de sal
300 gr. de geléia de laranja ou maçã
2 gemas
farinha de rosca
açúcar e canela em pó

Preparo:
1 - Em uma vasilha misture a manteiga, a farinha de trigo, a ricota e o sal;
2 - Amasse bem até obter uma massa homogênea. Deixe descansar por meia hora;
3 - Abra a massa com um rolo e corte-a com a ajuda da boca de um cálice grande;
4 - Recheie com a geléia, dobre e pincele os pasteizinhos com as gemas misturadas com manteiga derretida;
5 - Coloque os pastéis em tabuleiro polvilhado com farinha de rosca e leve ao forno quente por 30 minutos;
6 - Retire-os e polvilhe açúcar e canela.



MELICOTTI

400 gr. de farinha de milho fina
250 gr. de açúcar
250 gr. de manteiga não gelada
130 gr. de farinha de trigo
4 ovos
casca de um limão ralada
1 pitada de sal
1 ovo para pincelar
Preparo:
1 - Coloque o fubá, a farinha de trigo, o açúcar, a casca do limão e o sal numa tigela e misture;
2 - Vá colocando a manteiga em pequenas porções e os ovos, um de cada vez, misturando bem;
3 - Coloque a massa num saco de confeiteiro e faça os biscoitos como pequenos discos, sobre uma assadeira untada;
4 - Pincele ligeiramente ovo batido e leve para assar em forno a 180ºC, por 15 minutos, aproximadamente. Sirva frio.

MACEDÔNIA AO MARSALA
(Macedonia é salada de frutas)
Receita típica da Sicília.
Ingredientes

1/2 garrafa de vinho Marsala doce
1 cálice de conhaque
1 1/2 xícara de açúcar
4 fatias de abacaxi
3 pêssegos
2 laranjas
2 pêras
2 xícaras (chá) de morangos
2 xícaras (chá) de amoras
1/2 melão
uvas italianas
suco de limão

Preparo:
1 - Descasque as pêras, os pêssegos e as laranjas;
2 - Corte-os em pequenos cubos e regue-os com suco de limão;
3 - Corte as fatias de abacaxi e o melão também em pequenos cubos;
4 - Misture-os às demais frutas. Polvilhe com açúcar, regue com o Marsala e o conhaque.
5 - Leve para gelar antes de servir.



GROSTOLI DA NONNA

Ingredientes

1 copo de leite
3 ovos
1 colher (sopa) de nata
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de cachaça
1 colher (sopa) de fermento em pó
farinha de trigo até o ponto
açúcar e canela em pó para polvilhar
Óleo para fritura


Preparo:
1 - Misture todos ingredientes numa vasilha e amasse até obter uma massa lisa e homogênea;
2 - Estenda a massa com um rolo, em mesa enfarinhada e corte-a em retângulos;
3 - Faça um corte ao centro de cada retângulo, passe uma ponta do retângulo por entre o corte e enrole;
3 - Frite em óleo quente e polvilhe com açúcar e canela em pó.

É tradição da colônia italiana, principalmente a do sul do país, preparar como lanche o saboroso "grostoli", ou "cueca virada", também conhecido em algumas regiões como "orelhas de gato". No norte da Itália, origem da tradição, tem o nome de Crostoli.



FICHI AL VINO
Receita típica de Abruzzi
400 g de figos frescos
50 ml de vinho licoroso
50 g de figos cristalizados

1 - Descasque os figos e corte-os pela metade.
2 – Molhe no vinho cada metade de figo e disponha-as num recipiente não muito fundo;
3 - Sobre cada metade de figo coloque uma fatia de figo cristalizado;
4 - Mantenha em lugar fresco até o momento de servir.

FRITOLE ALLA VENEZIANA
Receita típica do Veneto
500 g de farinha de trigo
120 g de uva passa
70 g de açúcar
50 g de amêndoas picadas
50 g de frutas cristalizadas
35 g de levedo de cerveja
30 ml de rum ou anis
casca de limão
óleo para fritar
sal e açúcar de confeiteiro

Preparo:
1 - Lave as uvas passa e coloque-as num recipiente com o licor;
2 - Num processador coloque a farinha, o açúcar, o levedo bem diluído, até obter um composto homogêneo;
3 - Coloque numa tigela a mistura, acrescente a uva passa com o licor, as amêndoas e as frutas cristalizadas;
4 - Mexa bem e deixe descansar por 15 minutos. se necessário adicione um pouco de água;
5 - Frite em abundante óleo quente, em porções medidas por colheradas e polvilhe açúcar de confeiteiro



FIGOS RECHEADOS
Receita típica da Calábria
Ingredientes

20 figos secos
1/2 xícara (chá ) de amêndoas torradas e moídas
1/2 xícara (chá) nozes moídas
1/2 xícara (chá) de frutas cristalizadas picadas
1 colher (chá) de chocolate em pó
1/2 copo de vinho Marsala
1 colher (sopa) de açúcar
Canela em pó

Preparo:
1 - Junte as nozes com as amêndoas, adicione as frutas cristalizadas, o chocolate e o açúcar. Misture bem até obter uma pasta;
2 - Recheie com ela os figos e disponha-os em camadas em uma vasilha funda;
3 - Regue cada camada com o Marsala e polvilhe ligeiramente com a canela;
4 - Comprima-os com um peso e deixe repousar;
5 - Serva após três ou quatro dias.



CIAMBELLINE ALLA VENEZIANA
Receita típica do Vêneto
1 kg. de farinha de trigo
300 gr. de açúcar
200 gr. de manteiga derretida
3 ovos
casca de um limão ralada
1 colher (sobremesa) de suco de limão
½ copo de vinho doce
canela em pó
manteiga para untar

Preparo:
1 - Numa tijela coloque a farinha e o açúcar e misture. Abra uma cavidade ao centro e coloque os ovos, a manteiga, o vinho, a casca e o suco do limão e a canela em pó;
2 - Misture muito bem e, quando a massa estiver lisa e homogênea, faça rosquinhas e coloque-as numa assadeira untada;
3 - Leve-as para assar, em fogo moderado, até dourarem.

CRISPELLI
receita tíca de Nápoles
1 kg. de farinha de trigo
10 ovos
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de fermento em pó
4 xícaras (chá) de óleo para fritura
4 xícaras (chá) de mel
1 xícara (chá) de água

Preparo:
1 - Peneire a farinha com o fermento e o açúcar;
2 - Faça uma cova e coloque aí os ovos e vá juntando, aos poucos, a farinha;
3 - Amasse muito bem, até obter uma massa lisa e elástica. Deixe-a em repouso por cerca 30 minutos, coberta com um guardanapo;
4 - Estenda-a como massa para pastel, corte-a em retângulos, pequenos quadrados ou em tiras de cerca de 5 cm. de comprimento;
5 - Frite-os em panela grande com óleo bem quente;
6 - Escorra-os em uma peneira. Em seguida passe-os pelo mel, fervente, diluído com a água.

Obs.: Este é um doce de Natal. Os biscoitos crescem muito e podem ser preparados com até três meses de antecedência.



BUDINO ALLE UOVA
Receita típica de Friulli
60 g de açúcar
50 g de farinha de trigo
3 ovos
½ litro de leite
100 ml de vinho marsala.

Preparo:
1 - Em uma tigela misture bem os ovos e o açúcar;
2 - Junte, continuando a misturar, a farinha e o leite, e em seguida o marsala;
3 - Cozinhe em fogo baixo, sempre mexendo, até que fique denso;
4 - Umedeça uma travessa com o marsala e despeje a mistura;
5 - Deixe repousar por pelo menos 2 horas e depois vire-o sobre uma travessa.



BOLO PIEMONTÊS
Receita típica de Piemonte
Ingredientes

1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de fécula de batata
1 xícara de açúcar
150 gramas de manteiga
8 ovos, claras e gemas separadas
1 colher (café) de essência de baunilha ou de amêndoas
1 pitada de sal.

Preparo:
1 - Bata a manteiga com o açúcar, até obter um creme esbranquiçado;
2 - Junte as gemas uma a uma, batendo bem após cada adição;
3 - Peneire juntos a farinha, a fécula de batata e o sal e adicione-os à massa, alternadamente, com as claras batidas em neve;
4 – Acrescente a baunilha e misture tudo bem, sem bater.
5 - Asse em forma untada com manteiga e levemente enfarinhada em forno moderado.






BISCOITOS AMANTEIGADOS

Ingredientes

1 kg. de farinha de trigo
400 gr. de açúcar
250 gr. de manteiga
5 colheres (sopa) de leite
4 ovos
1 pacote de açúcar de baunilha
1 colher (sopa) fermento em pó
manteiga para untar

Preparo:
1 - Coloque a farinha e o açúcar numa tigela e misture;
2 - Faça uma cavidade no centro e coloque os demais ingredientes e amasse;
3 - Abra a massa, com um rolo, sobre uma superfície lisa e corte-a em tamanhos pequenos, no formato desejado;
4 - Coloque os biscoitos em assadeira untada e leve-os para assar em forno quente, a 190º



BECCUTTE

Receita típica de Marche
250 g de farinha de milho
50 g de uva passa
50 g de amêndoa
50 g de nozes
50 g de figos secos
20 ml de azeite
40 g de açúcar
sal e pimenta.

Preparo:
1 – Deixe a uva passa em água fria por meia hora, enxágüe-a e seque-a;
2 - Moa os figos, as nozes e as amêndoas;
3 - Misture numa tigela a farinha, o açúcar, o azeite, as uvas, uma pitada de sal e uma de pimenta e as frutas moídas;
4 - Misture bem com um pouco de água quente, até que o composto se torne macio;
5 - Forme um pão redondo e coloque-o numa assadeira untada com azeite;
6 - Asse em forno pré aquecido a 150 graus, até que a superfície esteja dourada e crocante. Sirva frio.



Pudim de Veneza

Ingredientes:
450g de açúcar
225g de agua
125g de miolo de amêndoa
200g de polme de batata
7 gemas e 3 claras
raspa de 1 laranja
2 colheres (sopa) rasas de farinha
manteiga e farinha o quanto baste

Põe-se o açúcar ao lume com metade do seu peso de agua ate fazer ponto de espadana. Quando o ponto estiver feito, tira-se do lume e junta-se-lhe a amêndoa passada pela maquina, a batata cozida e passada pelo passe-vite, as gemas dos ovos, a raspa da laranja, as claras e, finalmente a farinha.
Mistura-se tudo muito bem, batendo a massa, que se deita em forma bem untada com manteiga e polvilhada com farinha e leva-se ao forno a cozer.


Pão Doce Especial

Ingredientes:
300g de farinha de trigo
50g de manteiga
120g de açúcar
150g de mel
10g de fermento em pó
1 pitada de canela
Baunilha a gosto
Pimenta branca
Noz-moscada
1/2 copo de leite
50g de uva-passa sem caroço
50g de cerejas cristalizadas
40g de figos secos
100g de amêndoas peladas
50g de avelãs
1/2 copo de conhaque

Preparo: misture a farinha, o açúcar, a manteiga derretida, os ovos inteiros, o mel, o leite, as frutas moídas e todos os outros ingredientes.
Numa fôrma de torta, com 25cm de diâmetro, bem untada e polvilhada de farinha de trigo, derrame a massa e deixe-a repousar durante mais ou menos 10 minutos. Leve-os ao forno a 140° durante 40 minutos.



PASTIERA DI GRANO

Massa :
1 xícara de chá de farinha de trigo
3 colheres de sopa de açúcar
1/2 tablete de manteiga
Recheio :
150g de ricota fresca peneirada
1 colher de sopa de açúcar
1 ovo
1 colher de sopa de farinha de trigo
4 colheres de sopa de leite
1 colher de sopa de raspas de laranja
2 colheres de sopa de passas brancas demolhadas e picadas
2 colheres de sopa de fruta cristalizada picadas
Açúcar de confeiteiro para polvilhar



MODO DE PREPARO:
Massa:
Junte farinha, açúcar e manteiga. Trabalhe com as pontas dos dedos até obter uma massa lisa e homogênea. deixe descansar por 30 minutos na geladeira. Forre 4 forminhas de 10cm de diâmetro com a massa. Fure o fundo e as laterais e leve à gealdeira por 15 minutos.
Recheio :
Junte ricota, açúcar, gemas, farinha, leite, raspas de laranja e misture bem. Acrescente as passas escorridas e as frutas cristalizadas. Misture as claras delicadamente. Despeje o recheio nas forminhas e leve para assar em forno de 180ºC, pré-aquecido, por 20 minutos ou até que estejam douradas. Espere esfriar, desenforme e polvilhe com açúcar de confeiteiro.

Dicas :
Esse é um doce italiano de ricota e trigo típico de Napoli. No passado, era preparado antes da Páscoa.
Se quiser use somente passas embebidas em vinho. Procure deixar a massa com 3cm de espessura. Saboreie as tortinhas ainda mornas.


CASSATA ITALIANA

INGREDIENTES:
1 1/4 xícara de chá de açúcar
1 xícara de chá de água
6 gemas
250g de chocolate branco derretido
1 colher de chá de essência de baunilha
2 xícaras de chá de creme de leite fresco
1 xícara de chá de cerejas ao marrasquino
1/2 xícara de chá de amêndoas torradas
1 xícara de chá de cerejas frescas
Folhas de hortelã para decorar

MODO DE PREPARO:

Em uma panela, coloque o açúcar e a água. Leve ao fogo e deixe ferver até reduzir pela metade e ficar uma calda em ponto de fio leve.

Bata as gemas até obter um creme espesso. Junte a calda em fio às gemas. Bata novamente até obter um creme claro e fofo. Retire da batedeira e junte o chocolate e a baunilha. Misture bem.

Bata o creme de leite em ponto de chantilly e acrescente à mistura, mexendo delicadamente. Junte as cerejas ao marrasquino escorridas e cortadas ao meio. Misture bem. Acrescente as amêndoas e misture. Molhe com água uma fôrma canelada de 25 cm de diâmetro.

Despeje a cassata, tampe com filme plástico e leve ao freezer. Para servir, retire do freezer com 4 horas de antecedência e deixe na geladeira. Desenforme e decore com as cerejas frescas e a hortelã.



Biscoitos de "San Martino" - Sardenha


INGREDIENTES
- 500g farinha de trigo
- 150g de açúcar
- 150g de banha
- 50g de levedo de cerveja
- 15g de sementes de anis
- Um pouco de canela em pó
- Manteiga

MODO DE PREPARO
Dissolva o levedo de cerveja em um recipiente com um pouco de água morna. Amasse a farinha, com o levedo, açúcar, banha, sementes de anis e canela, até obter uma massa muito consistente (se necessário, pode adicionar um pouco de água). Puxe a massa para formar um rolo de 3 cm de diâmetro e depois corte os biscoitos com 8 cm de comprimento. Coloque-os em uma forma untada com manteiga, tendo o cuidado de não deixá-los encostados uns nos outros. Deixe-os crescer em um lugar morno e depois leve ao forno a 150 graus. Deixe cozinhar, cuidando para que não fiquem dourados.













Torta de Castanhas - Friuli-Venezia

- 400g de castanhas graúdas frescas
- 200g de açúcar
- 120g de manteiga
- 100g de amêndoas
- 4 ovos
- 1 limão - Um pouco de farinha de trigo
MODO DE PREPARO
Deixe ferver as castanhas em água abundante, por uns 5 minutos, depois tire a casca e a pelicola marrom que as envolve. Passe-as em uma peneira, ainda quentes. Ferva as amêndoas, tire a casca e triture-as bem fino. Bata em uma terrina as 4 gemas, com o açúcar, a manteiga, a casca ralada do limão, as amêndoas e as castanhas. Misture tudo muito bem e adicione as 4 claras batidas em neve. Unte uma forma com manteiga, pulvereze com a farinha, coloque toda a mistura obtida acima, e leve ao forno a 180 graus. Deixe cozinhar por mais ou menos 30 a 40 minutos. A torta pode ser pulverizada com açúcar e servida.


Doce de Leite Frito - Ligúria

- 150g de farinha de trigo
- 8 ovos frescos
- 8 colheres de açúcar
- 1 litro de leite
- 1 limão, óleo de oliva
- Farinha de rosca
MODO DE PREPARO
Em uma caçarola bata bem 4 ovos inteiros com o açúcar, a casca do limão ralada, o leite e a farinha (estes 2 misturados antes a frio e bem diluídos para que não se formem caroços) colocados um pouco por vez. Leve o composto ao fogo, mexendo continuamente, deixe cozinhar por mais ou menos uma hora e quando o composto estiver condensado ao ponto de não crescer mais, despeja-o em uma forma molhada com água, grande o suficiente para que o doce se espalhe a uma espessura de 3 cm. Quando estiver bem frio, corte-o em lozangos de 5 cm de lado, que serão passados nas claras batidas e na farinha de rosca. Frite os lozangos. Sirva quente. Pulverize com açúcar.



Crustada de Cerejas - Lazio
- 250g de farinha de trigo
- 120g de açúcar refinado
- 85g de manteiga
- 50g de banha de porco (fresca)
- 2 ovos
- Suco de limão
- 1 pitada de sal
- Cerejas marascas sem caroço
- Um pouco de leite
- Açúcar mascavo
- Canela em pó (pouca)

MODO DE PREPARO
Coloque as cerejas em uma caçarola (não de alumínio), com o açúcar mascavo e a canela. Leve ao fogo e deixe-as cozinhar até o ponto em que elas não fiquem enrugadas e o composto não fique denso como uma marmelada. Coloque em uma masseira o trigo, o açúcar refinado, a manteiga e a banha . Misture tudo muito bem e junte um ovo inteiro. Amasse bem e depois acrescente uma gema batida (deixe sobrar um pouco desta gema, com a qual você vai pincelar o doce no final), suco de limão e sal.
Continue amassando e coloque um pouco de leite. Quando atingir o ponto, estique a massa, em forma de disco, com diâmetro suficiente para cobrir o fundo e as bordas de uma travessa redonda. Depois de ter colocado a massa na travessa, cubra-a com o composto de cerejas. Com a massa que sobrar, corte tiras com um centímetro de largura e coloque-as cruzadas sobre o composto. Pincele o doce com a gema batida que sobrou e ponha no forno a 180 graus, deixando por uns 40 minutos. É preferível servir no dia seguinte.


Frittelle di "tondone" alla Fiorentina - Toscana


INGREDIENTES
- 250g de farinha de trigo
- 100g de uva passa (amaciada em água morna)
- 30g de manteiga
- 6 ovos frescos
- 1 limão
- Açúcar
- Óleo de oliva, sal

MODO DE PREPARO
Coloque em uma sopeira a farinha com um pouco de sal. Mexa bem com um garfo, acrescentando água até conseguir uma massa bem uniforme (sem caroços). Derreta a manteiga em uma frigideira. Coloque na frigideira a massa preparada. Deixe cozinhar a fogo baixo, de ambos os lados, porém sem deixar colorir. Tire a massa cozida (o tondone) da frigideira, quebre-a em pedaços e coloque-os em um pilão. Amasse bem até resultar em uma pasta muito fina. Junte a casca ralada do limão e 2 ovos inteiros. Continue amassando até que tudo esteja bem homogêneo. Agora coloque tudo em uma sopeira, adicione as gemas dos 4 ovos restantes, mexendo com energia para ficar bem misturado. Junte a uva passa (bem triturada) e as claras em neve bem consistentes. Agora coloque em uma panela bastante óleo e ponha para ferver. Depois vá pondo a massa em colheiradas. Deixe dourar as "frittelle" de ambos os lados. Tire-as, deixe escorrer o óleo. Coloque-as sobre papel absorvente e pulverize com bastante açúcar. Coloque na travessa e sirva. P.S. Quando estiver amassando no pilão, se for do seu gosto, pode acrescentar uma colherinha de baunilha.


Tarallucci" Doces - Campania

- 2 ovos
- 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
- 2 colherinhas de licor (Gran Marnier ou Chartreuse)
- Baunilha pura
- Canela em pó
- Farinha de trigo
- Óleo de oliva

MODO DE PREPARO
Coloque em uma sopeira os 2 ovos (clara e gema), adicione o açúcar e o licor, um pouquinho de baunilha, canela e a farinha (o necessário para obter uma massa com a mesma consistência da massa de pão). Amasse bem e por um bom tempo.
Envolva a massa em um pano e deixe-a repousar por cerca de 30 minutos. Logo após, faça rosquinhas e frite-as. Quando estiverem meio cozidas, retire-as do óleo e faça pequenos cortes em toda a circunferência, retornando-as no óleo fervente. Após a fritura coloque-as sobre um papel absorvente. Pode servir quentes ou frias.


Rosca "Pugliese" - Puglia
INGREDIENTES
- 150g de açúcar
- 125g de massa para pão
- 125g de batatas cozidas e amassadas
- Banha 50 gr
- 5 ovos
- 50g de farinha de trigo
- Um pouco de manteiga
MODO DE PREPARO
Coloque em um recipiente as batatas, 125 g de açúcar, os ovos, massa para pão e a banha. Amasse bem, colocando, se necessário, um pouco de farinha, até conseguir uma massa bem macia. Forme uma bola, coloque-a em uma terrina enfarinhada, cubra-a e deixe-a repousar por 24 horas. Depois amasse por mais alguns minutos e faça a rosca, que será colocada em uma forma untada com manteiga e farinha. Deixe crescer, em lugar morno, por uma hora, depois leve ao forno a 170 graus. Depois de cozida, pulverize com açúcar.


Nzudda" (Mostaccioli) - Calábria

- 500g de farinha de trigo
- 500g de mel
- ½ calice de licor de anis
- um pouco de manteiga

MODO DE PREPARO
Coloque em uma masseira, o trigo, o mel e o licor. Misture e amasse bem até obter uma massa lisa e homogênea como massa de pão. Estique a massa até atingir 1,5 cm de espessura e corte em pequenas bolachas com formas variadas (use a imaginação, peixinhos, estrelinhas, etc). Coloque as bolachas em uma travessa untada com manteiga e leve ao forno a 150 graus. Quando atingirem uma cor dourada estarão prontas. Sugere-se comê-las depois de alguns dias, permitindo assim que a massa repouse e fique mais macia.



Turtiddi - Calabria

- 500g de farinha de trigo
- 150g de mel
- 125g de óleo de oliva
- 250g de vinho moscato
- Canela em pó
- 1 laranja

MODO DE PREPARO
Prepare a massa com a farinha, óleo, vinho, uma pitada de canela em pó e a casca ralada de uma laranja. A massa deve ficar macia. Faça rolos de 3 cm de diâmetro e corte-os em pedacinhos, passando os mesmos na parte traseira de um ralador obtendo assim nhoques gigantes. Ponha os nhoques para fritar em bastante óleo. Paralelamente leve ao fogo outra panela com o mel e o suco da laranja. Mexa com uma colher de pau até o ponto em que atingindo a ebulição, não seja completamente dissolvido o mel. Agora passe os "turtiddi" fritos e bem enxutos no mel quente, após tirá-los do fogo. Remova-os com um garfo, coloque os em uma travessa e sirva bem quente.


Cannariculli

1 copo de óleo de oliva
1/2 copo de água
1 copo de vinho tinto
1 colher (chá) de canela em pó
Raspas de 1 laranja
Cerca de 400 g de farinha de trigo ou quanto baste para obter uma massa consistente
Mel quanto baste
Óleo para fritar
Confeitos coloridos para salpicar

PREPARO
Numa panela, ferva o óleo com a água, o vinho e deixe amornar. Junte a canela
e as raspas de laranja. Misture a farinha aos poucos, quanto for necessário, para obter uma massa consistente. Amasse bem e deixe repousar por 30 minutos. Passado esse tempo, forme com a massa bastonetes do tamanho aproximado de um dedo fino. Frite, aos poucos, em abundante óleo fervente. Retire e escorra em papel absorvente. Aqueça no fogo, em banho-maria, uma boa quantidade
de mel. Se o mel estiver muito denso, dilua-o em um pouco de água. Vá mergulhando os cannariculi no mel, sempre em banho-maria, usando um garfo para rolá-los, um a um, de maneira que fiquem bem envolvidos no mel. Passe-os para um prato e salpique-os com os confeitos.







Baci di Dama (Beijos de Dama) - Receita do Piemonte

300 g de amêndoas
Raspas de meio limão
70 g de farinha de trigo
220 g de açúcar
60 g de manteiga
1/2 litro de leite
200 g de chocolate de cobertura para derreter
Farinha de trigo para polvilhar e manteiga para untar

Levar ao fogo uma panela com água. Assim que ferver, juntar as amêndoas e deixá-las por uns três minutos na água. Escorrer as amêndoas, retirar a pele e levar ao forno baixo, apenas para secarem. Cuidar para não tostarem no forno. Triturar as amêndoas num pilão ou no mixer. Numa tigela, misturar as amêndoas com as raspas de limão e os demais ingredientes (com exceção do chocolate), até obter um composto homogêneo e liso. Com essa massa, moldar pequenos discos abaulados e polvilhar levemente com farinha de trigo. Colocar num tabuleiro untado com manteiga e levar ao forno preaquecido a 160°C, por cerca de 15 minutos. Retirar do forno e deixar esfriar. Picar o chocolate e derreter em banho-maria, em fogo baixo, mexendo sempre. Unir os beijos de dama dois a dois, pela base, usando uma leve camada do chocolate derretido ainda morno. Servir frio. Dica: o chocolate derretido pode ser substituído por geléia.



CROSTOLI

Ingredientes para quatro pessoas:

250 gr. de farinha de trigo
100 gr. de manteiga
100 gr. de açúcar
1 ovo
1 pacote ou algumas gotas de baunilha
1 pitada de sal
óleo para fritar
açúcar para polvilhar


Preparo:

1 - Misture todos ingredientes numa vasilha e amasse até obter uma massa lisa e homogênea;
2 - Estenda a massa com um rolo, em mesa enfarinhada e corte-a em quadrados;
3 - Faça um corte ao centro de cada quadrado, passe uma ponta do quadrado por entre o corte e enrole;
3 - Frite em óleo quente e polvilhe com açúcar.

Obs.
Receita tradicional do Trentino Alto Adige
















Crostoli

Massa:
½ kg de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de cachaça
1 colher (sopa) de banha
2 ovos
1 xícara (chá) de leite
4 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de fermento em pó
óleo (para fritar)
Cobertura:
2 xícaras (chá) de açúcar
2 colheres (sopa) de canela

Modo de Preparo
Misture os ingredientes, amasse bem até obter uma massa firme. Abra com a ajuda de um rolo, corte, modele e frite em óleo quente até ficar dourada. Espere esfriar um pouco e passe por uma mistura de açúcar e canela.



MARRON GLACÊ


- 1 Kg DE Castanhas Portuguesas
- ½ kg de açúcar refinado
- 1 colher de café de essência de baunilha
- Um pouco de leite
- Açúcar de confeiteiro

Modo de Fazer:
Cozinhe as castanhas depois de dar um talho em cruz. Ainda quente descasque-as e espreme-as ou amasse com o garfo.
Adicione o açúcar e leve ao fogo médio. Se necessário, para não queimar, coloque um mini mo de leite. Cozinhe até dar o ponto ( experimente um pouco da massa em um copo de água, e veja se já dá para enrolar.
No ponto, retire do fogo e adicione a baunilha, mexendo bem.
Coloque a massa em um refratário para esfriar até ter condições de enrolar em formato de castanha, então passe-os no açúcar de confeiteiro.

11 comentários:

  1. Ótimo ter todas essas receitas juntas, obrigado! Você conhece um doce chamado Picicatella? Não consigo encontrar.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber se vc possui mais receitas da região de Marche...e se obtiver gostaria que me passasse se possível.
    muito obrigada desde ja!

    Aline

    ResponderExcluir
  3. gostei mais só que tem muitas coisas dificeis de achar.

    ResponderExcluir
  4. gostaria de saber como fazer Jambella.

    ResponderExcluir
  5. ola, adorei as receitas, muitas delas minha mãe fazia quando eu era criança, mas ainda faltou uma, o "Cepoli", alguem conhece?

    ResponderExcluir
  6. Olá.
    Há uma receita feita por meu avô, com ingredientes brasileiros, provavelmente originária do Veneto. É um tipo de pastel, cujos ingredientes básicos do recheio aqui são feijão, batata doce e moranga. Ele o chamava turclin ou algo parecido. Ainda o faço, mas gostaria da receita original. Você conhece?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  7. oi adoreli sua receitas , só que estou procurando uma que a minha vó fazia ela chamava de " pudidata" era assim q ela falava mas não sei como se escreve, ela tinha um livro com varias receitas italianas , mas quando ela faleceu o livro foi roubado, gostaria muito dessa receita se algue soube por favor me passa .

    ResponderExcluir
  8. Minha querida, você faz estas guloseimas? Como Faço para encomendar? neidescs@gmail.com
    Espero seu contato!
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  9. Zilah! Será que vc ou alguem outro conhece um pastel assado (que eu saiba típico italiano) de natal com um recheio "maravilhoso" que é uma mistura de uva passa, ameixa seca, cravo, canela, castanha ou nozes, nào sei ao certo, tudo muito amassado que forma uma pasta bem escura?? Quero fazer mas perdi contato com quem fazia.

    ResponderExcluir
  10. Adorei as receitas,me fez lembrar da minha infância,vou fazer o cannariculli,que nem sabia o nome.Obrigada pelas receitas.
    Ana Rute

    ResponderExcluir