Atenção:  Encaminho para este blog todas as mensagens que recebo por e-mail de grupinhos na internet.  Se você é dono de algum material postado aqui e quer colocar seus créditos ou solicitar para retirar, mande o link para o e-mail zilahferreira@gmail.com. Obrigada Zizi
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

domingo, 4 de janeiro de 2009

Falso vitral - Vovó Donalda




Isabel Esteves isabel.r.esteves@gmail.com




Escolhe-se um vidro transparente onde se deseje executar o "vitral". Escolhe-se o desenho para fazer (para começar convém ser um bem fácilzinho), que deve caber no vidro escolhido, e coloca-se o desenho sob o vidro segurando no lugar com durex ou outra fita idêntica.


Com a pasta de contornos preta ou chumbo (eu aqui usei uma espanhola da Colomatt) e, directamente do tubo, copia-se o risco do desenho para o vidro, tendo cuidado para que cada risco que contorne um desenho fique perfeitamente "fechado", ou seja, colado no risco onde vai terminar. É necessário treinar bastante para que o risco saia perfeito e sem "tremuras". Depois de passado o risco do desenho, deixa-se secar de um dia para o outro, para que a pasta de contornos permita o trabalho seguinte sem estragar.


O passo seguinte é "pingar" a tinta vitral colorida, nas cores desejadas, dentro de cada "espacinho" que criámos com o contorno. Esta tinta é aplicada com o pincel ou com um palito, e é necessário encher o espaço em causa com cuidado para não extravasar dos riscos, mas com tinta suficiente para que a cor resulte bonita. Depois é só deixar secar de novo várias horas ou de um dia para o outro, e o seu "vitral" está pronto.


Para o expor, e na maioria dos casos, é conveniente colocar uma folha de papel de desenho branco ou muito claro, para que o desenho seja evidenciado. No caso do trabalho que estou enviando, fiz um desenho muito simples estilo country, com uma tabuleta (não sei como se diz isto no Brasil rsrsrs), que deixei sem tinta; no papel "Canson" que pus nas costas do vitral, e bem no sítio da tal tabuleta, escrevi: "Atelier da Isabel", e pendurei, emoldurado muito simplesmente, junto do meu cantinho das pinturas.


E pronto, é tudo. Com este testamento tão longo parece difícil, mas não é nada. Qualquer dúvida ou questão de que necessite, ou qualquer uma das meninas dos grupos para onde estou enviando este PaP, é só perguntar.


Beijos as todas e bons trabalhos.

Isabel (Vovó Donalda)


.

__,_._,___

Um comentário:

  1. Olá:

    Li as instruções, e é isso mesmo (fiz um curso sobre tal técnica); e pode-se fazer em vários "itens" (potes de maionese, recipientes)...saem belas obras!
    Só não vi as imagens do seu trabalho, Sra. Isabel/Donalda...posso, depois, enviar as imagens dos meus trablhos.

    Obrigado,
    Rodrigo Rosa (Porto Alegre).

    ResponderExcluir