Atenção:  Encaminho para este blog todas as mensagens que recebo por e-mail de grupinhos na internet.  Se você é dono de algum material postado aqui e quer colocar seus créditos ou solicitar para retirar, mande o link para o e-mail zilahferreira@gmail.com. Obrigada Zizi
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Apostila de chocolate_Passo a passo (+ apostila de docinhos)

Rosi lorita@superig.com.br



Pessoal, ai vão duas apostilas super legais para guardar:
-Apostila de chocolate (passo a passo das receitas)
-100 receitas de docinhos para festas



Aproveitem!
beijocas,




Introdução ao curso de chocolate passo à passo:

Você já ouviu falar que o chocolate é capaz de tranqüilizar um coração que sofre dos males de amor? Pois é, essa deliciosa tentação tem muitas qualidades. Conta-se até que o chocolate fazia parte da ração de emergência dos soldados na segunda guerra mundial. Que doce fonte de energia, não é?
Energético, excitante e calmante – para os corações apaixonados... Seja qual for a sua propriedade, de uma coisa (quase) todo mundo concorda: ele é muuuuuuito gostoso!
Uma das grandes vantagens de modelar chocolate é que ele é 100 % aproveitável, rendendo 100 % de lucro!
Isso mesmo. Com chocolate não há perdas. Um ovo imperfeito, rebarbas, raspas, o que endureceu na tigela... Tudo pode ser derretido novamente, mas para que isso seja possível, a cobertura de chocolate deve ser de excelente qualidade, o derretimento, resfriamento e temperagem, adequados, e todo o processo de manipulação feito em perfeitas condições de higiene.
Antes de começar o manuseio lembre que chocolate não combina com calor, nem com umidade. A temperatura ideal do ambiente é de fresca para fria, e seca, porém, ventilada.

Já o material deve estar limpo, completamente seco e – muito importante – se a produção se destina à venda, habitue-se a usar touca ou rede nos cabelos, avental e luvas descartáveis durante o trabalho. Esses equipamentos vão evitar qualquer tipo de contaminação e a conseqüente deterioração do produto. Oferecer um produto final de qualidade é o primeiro passo para ter sucesso nas vendas. Daí para frente é ir evoluindo no trabalho, aprendendo a resolver as pequenas dificuldades que podem aparecer no caminho.


AMBIENTE DE TRABALHO E EQUIPAMENTOS

A temperatura ambiente deve ficar entre 22º e 25º. No inverno aquecer o ambiente com aquecedor ou forno ligado. No verão pode se usar circuladores de ar ou ventiladores virados para a parede para refrescar o ambiente. Não permitir correntes de ar onde vai ser manipulado o chocolate.
O chocolate nunca deve ser levado ao freezer. Para que o mesmo endureça no tempo certo após a manipulação, a geladeira deve manter a temperatura entre 7º e 10º. Nunca forrar as prateleiras da geladeira para não prejudicar a circulação de ar.
Para trabalhar com chocolate alguns materiais são necessários:

  • Derretedeira, panela de banho-maria ou microondas
  • Pedra de mármore ou granito, ou ainda uma chapa de inox
  • Tigelas de vidro
  • Faca de serra e tábua
  • Espátulas, colheres e concha
  • Termômetro culinário
  • Garfinhos para banhos
  • Formas para ovos e bombons
  • Papel manteiga
  • Papel chumbo e outros materiais para embalagem.

Algo importante sobre as formas: estas devem estar sempre limpas e secas para uso. Não é preciso lavá-las a cada uso. Pode-se somente passar um papel de uso culinário seco após retirar os excessos com a espátula. Se estiver muito difícil de limpar, pode-se colocar a forma sobre o vapor de água fervente e depois passar o papel. Depois de 8 a 10 vezes de uso, deve-se lavá-las com água morna e detergente neutro. Depois que as mesmas secarem, passe um papel culinário molhado com álcool e depois outro seco para eliminar qualquer tipo de umidade.

PREPARAÇÃO DO CHOCOLATE

O maior inimigo do chocolate é a água, logo o local de manipulação deve estar bem limpo e seco.
Cortar o chocolate em pequenos pedaços com uma faca de serra sobre uma tábua limpa e seca. Sugestão: Para o chocolate ficar escuro, utilizar 2 partes de chocolate ao leite para 1 parte de chocolate meio amargo.

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.

Para derreter até 1 kg de chocolate, pode-se usar o banho-maria ou microondas. Acima de 2,5 kg por vez, o melhor é usar uma derretedeira elétrica.
Se for utilizar derretedeira, colocar aproximadamente 3 dedos de água para cobrir a resistência e ligá-la em 70º. Quando ela atingir essa temperatura, colocar o chocolate na bacia própria (o chocolate não precisa ser picado tão pequeno como para derreter em banho-maria) colocá-la na derretedeira e baixar a temperatura para 30º. Ela manterá o chocolate sempre nesta temperatura.

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.

Para derreter o chocolate
em banho-maria, colocar na panela de baixo água suficiente para ficar com 3 dedos de distância
da panela de cima.

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.
É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.

Deixar a água ferver. Quando isso acontecer, colocar o chocolate na panela de cima e colocá-la em cima da outra com o fogo ainda ligado. Em seguida abaixar o fogo, contar até 3 e desligar o fogo.

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.

Mexer o chocolate (sem bater) com uma espátula e não tampar a panela. Levar as duas panelas para o local de trabalho. Se a água esfriar ou o chocolate começar a endurecer, levar somente a panela de água para o fogo. Se houver necessidade de derreter mais chocolate, somente acrescente o chocolate novo em cima do outro e leve ao fogo como no 1º procedimento descrito.

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.

Se sobrar chocolate na panela, deixar esfriar até endurecer e tampar a panela para guardar. Na hora de reaproveitar esse chocolate, derreter como no 1º procedimento colocando chocolate novo por cima.
Obs.: Para derreter chocolate branco, quando a água ferver desligar o fogo, colocar a panela com o chocolate e mexer sem bater.
Quando usamos o microondas no derretimento, o chocolate fica livre do perigo do vapor de água. Porém, se aquecido excessivamente ele manchará após a moldagem. O chocolate não pode sair totalmente derretido do microondas, pois isso significa que ele já passou do ponto de temperatura suportável.
Em termos gerais, 4,5 minutos são suficientes para derreter 1 kg de chocolate. Entretanto, esse tempo pode variar de acordo com o modelo do forno, sua potência e a oscilação da corrente elétrica.

Para o microondas, pode-se picar o chocolate em pedaços maiores. Digite o tempo respeitando a quantidade a ser derretida. Na metade do tempo, abra o microondas e mexa o chocolate para que ele derreta por igual. Quando terminar o tempo, retire e mexa até completar o derretimento. Caso persistam algumas pelotinhas, volte ao microondas por alguns segundos, apenas para completar o derretimento.

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.
É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.
É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.

A tabela abaixo dá uma noção dos valores médios de tempo de derretimento.

PESO (GRAMAS)TEMPO EM POTÊNCIA MÉDIA
100 g1 minuto e 40 segundos
200 g1 minuto e 50 segundos
300 g2 minutos e 20 segundos
400 g2 minutos e 40 segundos
500 g2 minutos e 45 segundos
600 g3 minutos e 05 segundos
700 g3 minutos e 25 segundos
800 g3 minutos e 40 segundos
900 g 4 minutos e 20 segundos
1000 g4 minutos e 35 segundos
A temperatura do chocolate deve ser sempre verificada na palma ou nas costas da mão, ou abaixo dos lábios, de acordo com o local que a pessoa tiver mais sensibilidade. Pode-se ainda utilizar um termômetro culinário para facilitar.
Independente do método utilizado para se derreter o chocolate, o importante é saber que ele deve ser aquecido, no máximo, até 42º e depois resfriado até atingir entre 28º e 30º, que é a temperatura ideal para ser moldado.
É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.

Para resfriar o chocolate, pode-se utilizar o método de "choque" na pedra ou se utilizar outra tigela e água fria. No método de choque, colocar um pouco do chocolate sobre a pedra (ou inox), alisar delicadamente com a espátula espalhando sobre a pedra para dissolver eventuais bolinhas de chocolate que ainda não derreteram completamente e depois puxar com a espátula para um lado e depois para o outro até que ao experimentar o chocolate esteja completamente frio.

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.

Pode-se resfriar o chocolate também trocando o mesmo da tigela em que foi derretido para um refratário limpo e seco e colocar o mesmo sobre uma tigela com um pouco de água fria. Mexa o chocolate até ele esfriar. Tomar muito cuidado para que a água não entre em contato com o chocolate.


É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.
É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.
É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.

Dica : Deixando a temperatura descer um pouco mais (25º) e elevando-a em seguida ao ponto de temperagem (29º). O resultado será um ovo de superfície impecável e com um brilho extraordinário.
Após esse processo o chocolate está pronto para ser utilizado para diversas finalidades descritas a seguir.
Se o chocolate começar a endurecer, pode-se usar 2 procedimentos; colocar mais chocolate quente sobre este e repetir o processo de resfriamento ou recolhe-lo para a panela ou tigela, misturá-lo ao chocolate quente e repetir o processo de resfriamento.
Se por algum motivo cair água sobre o chocolate, cortar o pedaço atingido, pesar, cortar a mesma quantidade de chocolate virgem, misturá-los e colocá-los novamente na panela.


OVOS DE PÁSCOA

Cada tamanho de casca de ovo leva certa quantidade de camadas de chocolate, a seguir:

peso camadas
50 gr. 3
100 gr. 4
de 200 a 350 gr. 5
de 500 a 750 gr. 6
1 kg. 7 a 8

Com o chocolate já resfriado, colocar um pouco dele em cada parte da forma (para ovos menores de 500 gr. a forma tem mais de 1 cavidade) e espalhe com uma colher ou pincel, ou ainda, gire a forma para espalhar o chocolate.

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.
É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.

Bater levemente sobre a mesa para tirar as bolhas de ar. Levar à geladeira de 1 a 2 minutos.

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.

Após esse tempo tirar da geladeira e repetir o mesmo procedimento para as camadas restantes. Na última camada espalhe um pouco mais de chocolate nas bordas da forma. Retire os excessos com uma espátula, formando assim as bordas do ovo. Leve à geladeira emborcada sobre um papel alumínio. Respeite sempre o tempo máximo de geladeira que é de 20 minutos.

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.
É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.
É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.

Por exemplo, um ovo de 350 gr. leva 5 camadas. A cada camada ele fica 1 minuto na geladeira, logo quando fazemos a última camada ele já ficou na geladeira por 4 minutos e ficará somente mais 16 minutos (no máximo) para completar os 20 minutos.
Após esse tempo tirar a forma da geladeira e observar o fundo. A casca deve estar completamente descolada do fundo.

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.

Se isto não ocorrer, a causa mais provável é que o chocolate não estivesse frio o suficiente para ser manipulado. Neste caso a casca ficará manchada e normalmente é descartada e o chocolate derretido novamente.
Para desenformar, bater a forma na pedra (limpa) sem apoiá-la totalmente, ou seja, bater a parte da frente erguendo a do fundo, formando uma diagonal.

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.


Colocar todas as metades sobre um papel manteiga e deixar descansar de 10 a 24 horas antes de embrulhar. É importante saber que é errado colocar os ovos para secarem no alto, como em cima de armários. O certo é colocá-los mais perto do piso, pois a temperatura é mais baixa do que no alto.

Ao manipular os ovos, o ideal é utilizar luvas descartáveis para evitar deixar "impressões digitais" no chocolate.
Após o descanso, as metades devem ser embrulhadas em papel chumbo para não perderem o aroma e o sabor. Após essa embalagem as metades podem ser armazenadas em caixas de papelão forradas com papel manteiga e intercaladas com o mesmo papel por até 8 meses. Fazendo assim, as embalagens só serão finalizadas na hora da venda ou entrega dos ovos.
É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.

EMBALAGEM DOS OVOS

Saber combinar a cor do papel e os tipos de laços são alguns dos segredos de uma embalagem de bom gosto. Para os ovos mais trabalhados, use papéis discretos, que realcem o trabalho artesanal. Já para a garotada, prepare embalagens alegres e coloridas, fáceis de serem abertas. Para embrulhar, apóie o ovo em suportes próprios (parecem copinhos e ficam dentro da embalagem) ou pequenas tigelas, evitando o contato direto com as mãos : o calor da pele pode fazer com que a superfície do ovo perca o brilho.
A primeira embalagem (como já foi explicado) deve ser o papel-chumbo, que protege o ovo dos odores, umidade e luz, evitando assim a perda do sabor e aroma.

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.

Depois de cada metade embrulhada, recheie com os bombons também embrulhados no papel-chumbo, coloque sobre o suporte para ovos. Coloque tudo sobre a folha escolhida, que pode ser papel, celofane, papel de seda. Estique as pontas para cima, ajeitando o meio fazendo pregas no corpo do ovo. Para amarrar, dê um nó cego com um pedado de fita deixando duas pontas de 20 cm.
Faça um laço ou use um pronto. Prenda o laço usando as pontas que ficaram soltas do amarrado anterior.

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.

Depois de embrulhados, guarde os ovos em local arejado, seco e de temperaturas amenas. A proximidade com produtos de limpeza, perfumes, tintas e outros produtos e odor forte é totalmente contra-indicada, pois transmitem o odor para o chocolate.


RECEITAS ESPECIAIS DE OVOS

OVO MARMORIZADO ( 600g)

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.

Para um ovo de 600 g será usado 300 g de chocolate branco e 200 g de chocolate ao leite. Derreta, resfrie e tempere o chocolate como descrito anteriormente. Em uma forma de 500 g faça os desenhos de mesclado usando os dois chocolates. Leve a geladeira e depois faça as camadas restantes como ensinado. A primeira camada irá definir o aspecto final do ovo. Você pode fazer as camadas restantes apenas misturando os dois chocolates, sem se preocupar com o desenho.
Querendo um mesclado mais definido, coloque porções de chocolate branco e ao leite em 2 cones de papel manteiga, fazendo faixas alternadas com os dois chocolates. Escolha o desenho que preferir : riscos diagonais, círculos, ondas, etc. Comece trabalhando com o chocolate ao leite, preenchendo depois com faixas maiores de chocolate branco : o resultado final será mais preciso.
Para obter um mesclado mais livre, coloque na forma colheradas de chocolate ao leite, deixando espaços para preencher com o chocolate branco. Em seguida gire a forma, fazendo sucessivas camadas, até terminar o chocolate

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.
É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.

OVO CROCANTE (850g)

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.

Para um ovo de 850g será usado 800 g de chocolate ao leite e ½ xícara de flocos de arroz. Derreta, resfrie e tempere o chocolate como descrito anteriormente. Acrescente os flocos de arroz ao chocolate e misture bem. Divida a mistura ao meio e despeje de uma só vez em formas de 850g (400g para cada metade). Gire a forma para que o chocolate se espalhe por igual. Leve à geladeira por 1 minuto e torne a girar. Repita esse processo até que o chocolate tenha recoberto toda a forma. Apare as rebarbas com uma espátula, formando as bordas. Coloque a forma emborcada na geladeira sobre o papel alumínio até que fique opaca (ponto de desenformar). Desenforme, deixe descansar e embrulhe em papel chumbo.
Também pode-se preparar o crocante em casa : misture numa panela pequena 10 colheres (sopa) de açúcar e 1 colher (chá) de manteiga. Leve ao fogo baixo, mexendo lentamente até caramelizar. Junte 6 colheres (sopa) de castanha de caju picada (pode ser amendoim, avelã, nozes), misture bem e despeje sobre o mármore untado. Espere esfriar e quebre com um rolo ou martelo de cozinha. Misture-o depois de frio ao chocolate temperado.
Dica: O crocante faz com que o chocolate fique mais espesso, permitindo a moldagem numa só camada. Fique atenta ao tempo de secagem: alguns minutos a mais na geladeira fará com que o chocolate endureça e se concentre na parte central do ovo, impedindo o restante da moldagem.

OVO COM CASCA RECHEADA (750g)

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.

Para o recheio serão usados: 150g de chocolate ao leite, 10 colheres (sopa) de creme de leite fresco, 1 colher (chá) de licor de cereja. Leve ao banho-maria todos os ingredientes, mexendo até formar um creme homogêneo. Espere amornar e leve à geladeira por 1 hora, ou até adquirir uma consistência firme. É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.

Para o ovo será usado 650g de chocolate branco. Derreta, resfrie e tempere o chocolate como descrito anteriormente. Em uma forma de 750g, faça duas camadas (1/3 do chocolate em cada camada) de chocolate branco. Com um pincel de cozinha, espalhe o recheio sobre o chocolate já seco e depois leve à geladeira por 15 minutos para secar bem. Faça a última camada com o chocolate branco sobre o recheio com o restante do chocolate. Leve à geladeira emborcado em papel alumínio para secagem final. Depois de desenformar, deixe descansar e embrulhe em papel chumbo.

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.

BOMBONS MACIÇOS

Com o chocolate já resfriado, encher todos os buraquinhos da forma e bater contra a mesa para tirar as bolhas de ar. Limpar o excesso de chocolate com uma espátula. Levar à geladeira por, no máximo, 15 minutos de boca para cima. Após esse tempo eles devem estar descolados do fundo da forma. Desenformar como o ovo, batendo a forma na diagonal sobre a mesa.

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.

Colocar os bombons sobre um papel manteiga e deixar descansar por, no mínimo 10 e no máximo 24 horas, antes de embrulhar no papel chumbo.
Se desejar alterar o sabor do chocolate pode-se acrescentar essência de diversos sabores (menta, cereja, etc.) ao chocolate ainda quente (antes de resfriar e temperar). Para isso deve-se acrescentar 10 gotas de essência para cada 100 gramas de chocolate ou ainda, uma colher de sopa de uma bebida (rum, conhaque, licor, etc.).
Para fazer bombons crocantes pode-se usar o "crocante" preparado (como ensinado no ovo crocante) ou flocos de arroz. Para o bombom, misturar 1 colher de sopa para cada 100 gr. de chocolate já resfriado.
O bombom maciço dura até 8 meses e o crocante até 6 meses.

BOMBONS RECHEADOS

Para fazer bombons recheados deve-se fazer camadas como para os ovos de páscoa. Fazer sempre 2 camadas. Pode-se colocar vários tipos de recheio como : brigadeiro, beijinho, doce de leite, gotas de licor, fondant, etc.

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.

O recheio mais comum é à base de fondant. Esses recheios podem ser feitos com bebidas, sucos concentrados, essências ou geléias. Para isso, misturar para cada 100 gr. de fondant, 1 colher de sopa de bebida (rum, conhaque, licor, etc.), ou 10 gotas de essência, ou 1 colher de suco concentrado de frutas, ou 1 colher de sopa de geléia. Acima de 100 gr. de fondant, bater a mistura na batedeira.
Um bom exemplo é o bombom recheado de cereja que é muito procurado. Para fazê-lo, misturar ao fondant conhaque com essência de cereja ou licor cherry brandy e colocar um pedaço de cereja em cada bombom.
Se o recheio for somente a mistura de fondant (sem pedaços de fruta), colocar o suficiente para sobrar somente espaço para colocar o chocolate para cobrir. Caso contrário, colocar a mistura até o meio do bombom, colocar o pedaço de fruta e cobrir com o chocolate. Se a mistura levar bebida de qualquer tipo, somente limpar com a espátula o excesso de chocolate sem bater a forma. Caso contrário, cobrir com o chocolate, bater para tirar o ar e retirar o excesso de chocolate. Levar à geladeira por 13 minutos (já ficou 2 minutos para formar a casca) e depois desenformar como o bombom simples.
Nos bombons recheados com algum tipo de bebida esta, após 10 dias de preparo, ficará separada do fondant formando um recheio líquido.
Os bombons recheados de fondant têm validade de 4 meses, os que levam leite condensado (brigadeiro, doce de leite, etc.) 2 meses e os que levam côco apenas 1 mês (utilizar sempre côco de pacote (seco), nunca o fresco).

RECEITAS DE RECHEIOS

Bombom Sensação

Misturar para 100g de fondant, ½ colher de sopa de rum, 5 gotas de essência de cereja e 1 gota de anilina para colorir. Desse modo o recheio não separará e ficará cremoso.

Bombom de Nozes

Misturar 1 lata de leite condensado, 1 xícara de nozes picadas e 2 colheres de licor de menta.

Bombom de Gergelim

Fazer um caramelo com 1 xícara de açúcar. Acrescente 1 xícara de gergelim torrado e 1 xícara de leite mexendo até o caramelo dissolver totalmente. À parte, misture bem 1 gema, 1 colher de manteiga e 1 colher de farinha de trigo. Abaixe o fogo e acrescente esta mistura ao creme de gergelim mexendo por cerca de 5 minutos. Deixe esfriar.

Bombom Mousse

Derreta em banho-maria 150g de chocolate meio amargo, mexendo com uma espátula. Na batedeira, bata 3 claras em neve e reserve. Numa outra tigela, bata as gemas e, sem parar de bater, despeje o chocolate em fio. Retire a tigela da batedeira e misture delicadamente as claras batidas. Leve a mousse à geladeira por cerca de 4 horas, para ficar firme. Devido à composição da mousse, estes bombons só se conservam por 3 dias.

Bombom de Maçã

Leve ao fogo baixo, numa panela média, 3 maçãs médias descascadas e picadas, 3 colheres de açúcar e 2 pauzinhos de canela, mexendo até que as maçãs cozinhem. Passe a mistura pela peneira para formar um purê. Deixe esfriar. Devido o recheio de maçã ser bastante úmido, estes bombons devem ser servidos em período não superior a 2 dias, para não sofrer alterações.

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.

BOMBONS BANHADOS

Existem vários tipos de bombons banhados : recheios consistentes e que podem ser "enrolados" (modelados), frutas inteiras ou em pedaços, biscoitos, bolos, etc.
Depois de resfriar e temperar o chocolate, usando o garfinho próprio, mergulhe o recheio no chocolate até obter uma cobertura uniforme. Retire e dê umas batidinhas na lateral da vasilha para escorrer o excesso. Coloque o bombom sobre uma superfície forrada com alumínio. Pode-se levar na geladeira por, mais ou menos, 2 minutos. Se for decorar com frutas, fazer isso antes de levar à geladeira. Se for decorar com chocolate, esperar secar bem. Depois de totalmente secos, apare as rebarbas e embrulhe no papel chumbo, ou coloque em forminhas especiais.

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.

RECEITAS DE RECHEIOS

Bombom Tipo Lollo

Comece colocando 100g de passas sem sementes de molho em 1 xícara de rum e reserve. Misture 1 lata de leite condensado, 200g de chocolate em pó, 400g de leite em pó. Mexa bem até que solte das mãos. Abra essa massa com o rolo na espessura de um dedo, coloque as passas escorridas e dobre. Corte a cada 10 cm, feche as extremidades e banhe no chocolate.

Bombom de Coco

Leve ao fogo 1 lata de leite condensado, 100g de coco ralado (seco) e 4 gemas. Cozinhe até desgrudar do fundo da panela. Retire do fogo, coloque 6 gotas de essência de amêndoa, misture bem, deixe esfriar, faça bolinhas passando pelo açúcar comum. Reserve por 2 horas. Em seguida, pode banhar no chocolate.

Bombom Happy End

Leve ao banho-maria, 250g de chocolate branco e 6 colheres de creme de leite fresco, mexendo até derreter totalmente. Retire do fogo e acrescente 1 xícara de nozes picadas, ½ xícara de biscoito maisena esmigalhado e 1 xícara (café) de licor de menta. Leve a geladeira por 1 hora para adquirir consistência. Corte 2 pedaços de papel alumínio de 30X30 e despeje sobre cada um deles metade da massa. Enrole como salaminho e leve à geladeira por cerca de 3 horas. A seguir, desembrulhe o salaminho, corte em fatias de cerca de 0,5 cm e deixe tomar a temperatura ambiente. Banhe cada um no chocolate ao leite.

Bombom Nougat

Corte em pedaços pequenos (tamanho de bombom) 3 torrones de amendoim, amêndoas ou frutas cristalizadas. Banhe em chocolate ao leite.

Bombom de Damasco e Amêndoas

Deixe de molho, 1 xícara (150g) de damascos secos em água suficiente para cobri-los. No dia seguinte, leve tudo ao fogo com 3 colheres de açúcar até virar purê. Se precisar passe pela peneira para desmanchar e amasse tudo até ficar um recheio bem ligado. Junte as amêndoas, faça bolinhas e banhe no chocolate meio amargo.

Frutas banhadas

Pode-se banhar as frutas diretamente no chocolate, ou ainda, envolvê-las em massa de marzipã antes de banhar.

BOMBONS ESPECIAIS – RECEITAS

BOMBOM GELADO DE MENTA

Este é um bombom recheado. Para isso, faça a casca com 2 camadas. Recheie com sorvete de menta, cubra com chocolate e leve ao freezer até endurecer bem. Desenforme e mantenha no freezer até a hora de servir.

BOMBOM BEIJO

Misto de moldado e banhado, este bombom casa dois tipos de chocolate com o sabor nobre da avelã. Numa panela média, leve ao fogo baixo 1 lata de leite condensado, 1 colher de manteiga e ½ xícara de avelã (torrada, sem pele e picada), mexendo até desprender do fundo da panela. Retire do fogo e junte 5 colheres de creme de leite fresco. Despeje num prato untado com manteiga e reserve. Faça a casca do bombom (com chocolate ao leite) com 2 camadas, recheie, cubra e leve à geladeira para endurecer. Desenforme. Para decorar, pegue uma avelã inteira e "cole" com um pouco de chocolate meio amargo no topo do bombom. Depois disso, banhe tudo (bombom e avelã que foi colada) no chocolate meio amargo. Coloque sobre o papel alumínio e deixe secar. Se o dia estiver muito quente, leve na geladeira para endurecer.

BOMBOM CHERRY

Mexa bem, numa panela média, 40 cerejas ao maraschino escorridas, 1 xícara de açúcar e ½ xícara de água. Leve ao fogo baixo e deixe ferver até formar uma calda em ponto de fio fraco (cerca de 10 minutos). Retire do fogo e acrescente o rum. Deixe esfriar. Faça a casca do bombom com 2 camadas de chocolate meio amargo. Recheie cada bombom com uma cereja e um pouco de calda, deixando um pequeno espaço até a superfície, para que o chocolate, ao ser espalhado para formar a base do bombom, não se misture com a calda. Leve à geladeira para endurecer, desenforme e embrulhe em papel chumbo.

DAN-TOP

Esse tipo de bombom é recheado de marshmellow. Esse produto pode ser feito em casa, como explica a receita abaixo dando ao bombom uma validade de 15 dias, ou comprado pronto (de preferência da marca Marvi) dando ao bombom a validade de 3 meses.
Marshmellow : Bater 3 claras em neve até ficarem bem firmes. Sempre sem parar de bater, adicionar lentamente 1/3 de xícara de açúcar. Depois adicionar 1 pitada de sal, 1 xícara de Karo e algumas gotas de essência de baunilha. Bater até que a mistura torne-se um creme firme. Reservar.
Na forma própria fazer a casca do bombom com 2 camadas de chocolate, rechear com o marshmellow, cobrir com um pedaço de folha de waffer para que o chocolate não entre em contato com o marshmellow, cobrir com chocolate, bater para tirar o ar, limpar o excesso com a espátula e levar à geladeira para endurecer. Desenformar como os bombons comuns.

EMBRULHANDO OS BOMBONS

Após o tempo de secagem dos bombons, eles precisam ser embrulhados. Para isso, apóie o bombom sobre uma superfície plana, posicione o papel chumbo e alise o papel, "enrugando-o" em volta do bombom. Com o bombom de cabeça para baixo, dobre as pontas do papel, tomando cuidado para que não rasgue ou dobre para o avesso, mostrando o lado prateado.

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.


Alise cuidadosamente o papel chumbo com a ajuda de um guardanapo de papel. Dessa forma, você garante que o chocolate não derreta ao friccionar o papel chumbo. Gire o bombom sobre a mesa para igualar a sua base.

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.

TRUFAS

A trufa original, criada na França, tem somente uma receita de massa (a descrita abaixo), porém muitas pessoas já fizeram modificações e adaptações a essa receita e continuam chamando de "trufas" devido ao status desta.
Receita : 1 lata de creme de leite s/ soro
400 gr. de chocolate ao leite
250 gr. de chocolate meio amargo
1 colher de mel
1 cálice de conhaque (+- 30 ml.)
É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.

Colocar a panela de banho-maria no fogo. Quando a água ferver, colocar na panela de cima o creme de leite e o mel mexendo bem até ficar líquido. Tirar a panela de cima, acrescentar o chocolate picado e voltar ao fogo. Quando o chocolate começar a derreter, desligar o fogo e mexer bem até ficar uma massa homogênea. Tirar do vapor e misturar o conhaque.
Se quiser adicionar frutas secas, colocar após a bebida ser incorporada. No caso de frutas em calda, escorrer bem e adicionar à massa somente quando esta estiver fria.
Colocar a massa em uma tigela tampada e após esfriar levar à geladeira por no mínimo 24 horas antes de banhar no chocolate.

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.

Para moldas as trufas, utilize duas colheres para dar um formato arredondado. Banhe a bolinha no chocolate e retire com o garfinho. Não bata o garfinho para não deformar a trufa, deixe somente escorrer o excesso de chocolate. Após o banho de chocolate as trufas não voltam para a geladeira e podem secar normalmente ou serem polvilhadas (ou passadas) com chocolate em pó ou cacau em pó quando o banho ainda estiver mole.

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.
É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.
É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.

Existem algumas variações de bebidas e frutas para a massa das trufas. Elas são:

  • Conhaque com damasco
  • Uísque com nozes ou pêssego em calda
  • Cherry brandy com cerejas
  • Amareto com amêndoas ou avelãs
  • Vinho do Porto com frutas cristalizadas
  • Rum com passas ou ameixas
  • Licor de Menta
  • Licor de Anis
  • Licor de Laranja (Cointreau, Grandmarnier)
  • Café (1 colh. de sopa rasa de Nescafé dissolvida no conhaque ou amareto)

As trufas têm validade de 4 meses.

PIRULITOS DE CHOCOLATE

Estas gostosuras no palito podem ser feitas e apreciadas o ano todo. Além da Páscoa, os pirulitos de chocolate podem virar lembranças de festa de aniversário, de maternidade ou presente para o dia das crianças. Aproveite essa idéia e enfeite-os conforme a ocasião.

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.

Depois de derreter, resfriar e temperar o chocolate, despeje com uma colher o chocolate nas formas sem ultrapassar a borda. Bata levemente a forma sobre uma superfície plana, para eliminar todo o ar.

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.

Coloque o palito na forma arrastando a sua ponta pela canaleta do molde, no sentido de fora para dentro. Repare que eles ficam mergulhados no chocolate. Com o dedo indicador, vá girando o palito até que fique totalmente encoberto pelo chocolate. Leve a fôrma para o refrigerador por cerca de 10 minutos. (O tempo varia de acordo com o formato do pirulito e quantidade de chocolate usada)

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.

Desenforme os pirulitos quando o fundo da forma estiver opaco. Retorça a forma, de um e de outro lado, com cuidado, para soltar os pirulitos. Vire a forma sobre uma superfície plana, apoiando-a.

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem. É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.

Para decorar : coloque um pouco de chocolate branco já temperado em um saquinho plástico, dê um nó na boca do saquinho para fechá-lo e dê um pique numa das pontas. Decore os pirulitos a gosto, fazendo arabescos, ondas, notas musicais, ziguezagues, corações, escrevendo nomes, etc.
Disponha os pirulitos em bandejas forradas com papel manteiga e deixe-os secar durante seis horas. Embale-os com papel celofane transparente (ou saquinhos próprios) e faça um laço com um fitilho.
É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.


É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem. É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.




ALFAJOR E PÃO DE MEL

Essas são duas boas receitas para completar o orçamento de quem vende chocolate.

ALFAJOR

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.
É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.

Ingredientes
200 g de manteiga sem sal
1 xícara de chá de açúcar
3 gemas
1 colher de chá de essência de baunilha
casca de 1 limão ralada
1 colher de sopa de conhaque
200 g de maisena
250 g de farinha de trigo
1 colher de sobremesa de fermento em pó

Modo de fazer

Fazer uma massa com todos os ingredientes e sovar bem. Abrir com o rolo (mais ou menos 0,5 cm de espessura), cortar com o cortador ou com a boca de um copo, assar em forno médio e pré-aquecido em forma untada por 15 minutos ou até começarem a dourar as beiradas. Depois das bolachinhas frias, rechear a gosto (doce de leite, brigadeiro, beijinho, etc.) e banhar em chocolate. Se não quiser banhar, pode somente passar a lateral em coco ralado ou açúcar cristal. Pode-se também decorar como ensinado nos pirulitos.

PÃO DE MEL

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.
É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.

Ingredientes
1 xícara de mel
1 xícara de chá forte (feito com canela, cravo e erva doce)
1 xícara de leite frio
1 xícara de açúcar
½ xícara de açúcar mascavo
3 ½ xícaras de farinha de trigo
3 colheres de sopa bem cheias de chocolate em pó peneirado
1 colher de chá rasa de canela em pó
1 colher de café cheia de cravo em pó
1 colher de café de gengibre em pó
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
noz moscada ralada

Modo de fazer

Misturar em uma tigela, o mel e os dois açucares. Colocar aos poucos o chá forte e mexer até incorporar tudo. Colocar a farinha e mexer bem. Temperar com as especiarias e o chocolate em pó. Dissolver o bicarbonato no leite e misturar na massa. Colocar em forma untada e polvilhada. Pode-se usar também forminhas próprias para pão de mel, também untadas e polvilhadas. Assar em forno médio (180º) por, aproximadamente, 30 minutos em forma grande e 15 minutos em formas individuais. Deixar esfriar, cortar em quadrados e somente banhar no chocolate no dia seguinte. Pode-se usar recheio e decoração, se quiser.

ARRANJOS E TOPIARIAS

Com ovinhos de chocolate, você cria guirlandas e cachos de uvas e com bombons você pode criar lindas árvores de topiaria. São mais opções para aumentar sua renda usando o chocolate.

CACHO DE UVAS E GUIRLANDA

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.
É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.

Para esses arranjos deve-se, já ter prontos e embalados em papel chumbo, ovinhos de chocolate. Esses devem ser embrulhados como bombons (ensinados anteriormente).

Para o cacho de uvas, dobre cerca de 10 cm de tira de celofane (pelo comprimento) e posicione o ovinho, com a parte gordinha junto à dobra. Em seguida, dobre as laterais do papel em direção ao ovo, envolvendo-o.

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.
É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.

Depois, dobre um dos lados da tira pelo comprimento. A seguir, dobre o outro lado, sobrepondo o papel, de forma a obter uma tira longa e estreita. Continue a torcer toda a tira. Repita o procedimento até embrulhar 15 ovinhos, que vão compor o cacho de uvas.

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.
É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.
É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.

Posicione dois bagos, encaixando-os nas laterais daquele que vai ficar na ponta. Amarre firmemente e corte as pontas do fitilho. Na próxima camada, arrume três bagos, procurando desencontrá-los. Amarre. A seguir, encaixe quatro bagos e amarre. Por último, posicione cinco bagos, procurando dar harmonia ao conjunto. Amarre.

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem. É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.

O lado do avesso deve ficar "limpo". Procure usar um fitilho da mesma cor do papel ou transparente. Jamais use cola ou fita adesiva.
Desenrole o papel celofane e com uma tesoura, apare as pontas do celofane na diagonal. Deixe as tiras de trás mais longas e as de cima mais curtas, formando camadas. Finalize com um laço de fitas.

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.

Para a guirlanda, envolva cada ovinho (já embalado no papel chumbo) no celofane e amarre com fio de nylon.

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.

Com um alicate, dê o formato de círculo em um arame grosso (0,5 metro). Nas pontas, faça ganchos para o encaixe. Amarre todos os ovinhos alternado as cores do papel chumbo e distribuindo-os em dois pedaços de fio de nylon. Cada um deve formar um colar de ovos.

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.

Cada colar de ovos deve preencher a circunferência do arame. Sobreponha os dois colares à circunferência e amarre-os em quatro pontos com pedaços de arame fino.

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.

Com a fita mais larga (1 metro com 3 cm de largura), faça um laço de duas voltas. Faça um franzido no meio do laço e prenda com seis voltas de linha branca. Repita o mesmo procedimento com a fita mais estreita (1 metro com 2 cm de largura) e fixe um laço sobre o outro com um pedaço de 30 cm de fita dourada (0,5 cm de largura), dando um nó. Com as pontas da fita dourada, prenda o laçarote junto ao fecho da guirlanda.

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.
É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.

TOPIARIAS

Sonho de Valsa, Ouro Branco, Sensação, Alpino, chocolate caseiro, bolas de isopor, vasinhos e laços de fitas. Com esse material, você pode fazer deliciosas arvorezinhas!

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.

A primeira arvorezinha será de bombom caseiro. Primeiro devemos envolver uma bola de isopor com 75mm de diâmetro em uma folha de papel chumbo. Depois embalamos cada bombom também no papel chumbo da mesma cor.

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.

Aplique na base de cada bombom um pedaço de fita dupla face. Fixe os bombons na bola de isopor, já revestida pelo papel chumbo.

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.


Decore com folhas de seda, colando com fita dupla face. Com um estilete, faça um furo na base da bola de isopor.

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.
É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.

Encaixe no furo um pau de canela grande, que servirá como tronco. Envolva um pouco de argila (o suficiente para encher um vasinho pequeno) em plástico filme e encaixe no vaso. Assente com os dedos a argila na superfície do vaso.

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.

Coloque o pau de canela no centro do vaso, furando a argila até o fundo. Cubra a superfície da argila com papel chumbo. Cole bombons em volta do pau de canela, usando a fita dupla face.

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.

Para decorar, amarre fios de palha em volta do vaso e dê um laço na palha.

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.

A segunda arvorezinha será de bombom Sonho de Valsa. Primeiro devemos encher o vasinho com argila e colocar um graveto, que servirá de tronco, até o fundo do vaso e deixar secar a argila por um dia.

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.

Depois, envolva a bola de isopor com o papel chumbo. Fixe a ponta do papel chumbo na bola com a pistola de cola quente.

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.

Espete o bombom com um palito e a outra ponta do palito, espete na bola até fixar o bombom. Espete os bombons na bola formando circunferências.

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.

Complete a bola com os bombons. Depois, com uma tesoura, faça um furo na bola de isopor e espete o graveto que já estava no vaso.

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.

Envolva o vaso em um retalho de juta, fixando o tecido na base. Forre a superfície do vaso com celofane, em volta do graveto. Decore com granulado ou confeitos coloridos de chocolate e uma fita aramada em torno do graveto.

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.
É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.























É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.



























Sumário


  1. Aquarela
  2. Bala baiana
  3. Bananinhas
  4. Barrinhas crocantes
  5. Beijinho
  6. Beijo quente
  7. Belenzinho
  8. Bem casados
  9. Bicho de pé
  10. Bombocado
  11. Bombocado de coco
  12. Bomba de creme com cobertura de chocolate
  13. Bomba de morango
  14. Brigadeiro
  15. Brigadeiro bem feitinho
  16. Brigadeiro branco
  17. Brigadeiro branco com iogurte
  18. Brigadeiro de limão
  19. Brigadeiro de milho verde
  20. Brigadeiro de queijo
  21. Brigadeiro diet e light
  22. Brigadeiro prestígio
  23. Cajuzinho
  24. Camafeu de nozes
  25. Canudinho de coco
  26. Canudinho de creme
  27. Canudinho de goiabada e vodka
  28. Caramelados de coco com abacaxi
  29. Cerejinha
  30. Cestinhas de uva preta com figo
  31. Chokito
  32. Cocada
  33. Cocada de leite condensado
  34. Cocada de praia
  35. Cocada rápida
  36. Copinhos de chocolate com chantilly e morango
  37. Coquinho queimado
  38. Corujas
  39. Dadinho Bicolor
  40. Delícias de coco
  41. Delícias de passas
  42. Docinhos brancos de maçã
  43. Docinho crocante
  44. Docinho crocante de pêra
  45. Docinho de abacaxi
  46. Docinho de abacaxi e coco
  47. Docinho de abacaxi glaçado
  48. Docinho de abóbora caramelado
  49. Docinho de batata doce
  50. Docinho de café
  51. Docinho de castanho do Pará
  52. Docinho de cenoura
  53. Docinho de chocolate
  54. Docinho de chocolate com coco
  55. Docinhos de coco
  56. Docinho de figo ramy
  57. Docinhos de leite
  58. Docinho de leite em pó
  59. Docinho de nozes
  60. Docinho de pistache
  61. Docinho de Santo Antônio
  62. Docinho de uva
  63. Docinho de uva verde
  64. Docinho de pikachu
  65. Docinho russo
  66. Docinho de banana
  67. Éclair light de laranja
  68. Enformados de brigadeiro de morango ou kiwi
  69. Fofuras de chocolate
  70. Forminhas de chocolate
  71. Frutas carameladas
  72. Gominha
  73. Maçã do amor
  74. Macron (cocada alemã)
  75. Maria mole
  76. Marinheiro
  77. Melindre
  78. Mini fatia Florentina
  79. Mini papo de anjo com caramelo
  80. Mini casadinho com creme de laranja e limão
  81. Misturinha
  82. Morango ao chocolate
  83. Moranguinho
  84. Moranguinho fantasia
  85. Olho de sogra
  86. Olho de sogro
  87. Paçoquinha
  88. Pão de mel
  89. Passa passa
  90. Pé de moleque
  91. Quadradinho de damasco com pistache
  92. Quadradinho tropical
  93. Queijadinha
  94. Quindim
  95. Quindim de nozes
  96. Rapadurinhas de leite
  97. Surpresas de uva
  98. Suspiros
  99. Suspiros recheados

    100- Uvas vidradas













































Aquarela

Ingredientes


400 gramas de chocolate meio amargo picado

30 rodelas de biscoito bem fino

100 gramas de frutas glaçadas

3 colheres (sopa) de conhaque

200 gramas de chocolate branco picado

100 gramas de cerejas em calda picadas

Modo de preparo:

1- Divida o chocolate meio amargo em 3 partes iguais. Repique uma das partes. Reserve.

2- Leve ao banho-maria, as duas partes restantes, cuidando para que o vapor não as atinja. Mexa com uma espátula, até ficar liso e brilhante. Passe para um refratário. Despeje a parte repicada. Trabalhe a massa delicadamente para que o meio amargo atinja a temperatura certa, que você conhece colocando um pouquinho no lábio inferior. Estará no ponto ao transmitir sensação de frio.
3- Cubra as rodelas de biscoito, envolvendo-as completamente com meio amargo. Deixe secar.
4- Pique as frutas glaçadas. Misture-as. Acrescente o conhaque. Deixe curtir.
5- Aqueça o creme de leite em banho-maria. Junte o chocolate branco. Deixe derreter bem. Misture as frutas curtidas no conhaque.
6- Leve à geladeira.
7- Quando as rodelas cobertas de meio amargo estiverem bem secas, guarneça-as com o creme de chocolate branco. Decore com pedacinhos de cereja. Acondicione em forminhas de papel.












Bala baiana

Ingredientes


Massa:

- 450 gramas de açúcar
- 1/2 xícara (chá) de água
- 1/2 xícara (chá) de leite
- 5 gemas passadas pela peneira
- 300 gramas de coco fresco ralado
- 1 colher (sopa) de margarina
- 4 colheres (sopa) de leite condensado

Caramelo:

2 xícaras (chá) de açúcar
- 6 colheres (sopa) de água
- 6 colheres (sopa) de vinagre branco

Modo de preparo:

Massa:

Colocar o açúcar, a água e o leite em uma panela, misturar e levar ao fogo (não pode mexer na mistura enquanto estiver no fogo) até o ponto de fio, acrescentar o coco, misturar e retirar do fogo, acrescentar o restante dos ingredientes, voltar ao fogo até soltar do fundo da panela. Deixar esfriar, fazer bolinhas e espetar um palito de dente em cada uma delas. Deixar secar por no mínimo 2 horas e caramelizar.

Caramelo:

Colocar todos os ingredientes em uma panela, misturar e levar ao fogo (não pode mexer enquanto estiver no fogo) até ficar cor de caramelo claro, e utilizar.
Passar as balas no caramelo, colocar em superfície untada com margarina e embalar na hora com celofane cortado.








Bananinhas

Ingredientes


1 kg de açúcar
1 kg de banana pesada sem casca e amassadas
1 copo de caldo de laranja
Açúcar granulado para passar


Modo de preparo:

Bata no liqüidificador a banana com a laranja, mexendo ou pulsando, por pouco tempo, somente para amassar.
Leve ao fogo com açúcar até dar o ponto.
Coloque em uma assadeira untada com papel alumínio bem untado, forrar também as laterais.
Espere esfriar, corte me barrinhas e passe em açúcar granulado.

















Barrinhas crocantes

Ingredientes

1/2 xícara (chá) de açúcar refinado
1/2 xícara (chá) de castanhas de caju picadas
1 lata de leite condensado
100 gramas de cobertura de chocolate meio amargo ralada

Para guarnecer:
2 xícaras (chá) de flocos de arroz

Para banhar:
350 gramas de chocolate hidrogenado de boa qualidade

Para decorar:
1/2 xícara (chá) de flocos de arroz

Modo de preparo:

Em uma panela, coloque o açúcar e as castanhas, misture e leve ao fogo médio. Mexa até escurecer.
Junte o leite condensado e continue a mexer até que comece a desgrudar do fundo da panela.
Adicione o chocolate meio amargo e misture até derreter.
Retire do fogo, espere amornar, modele as barrinhas e passe nos flocos de arroz para guarnecer. Se necessário, umedeça as mãos para moldar melhor.
Coloque em uma assadeira e leve ao refrigerador por 2 horas.
Derreta o chocolate hidrogenado em banho-maria ou microondas e banhe as barrinhas.
Sem deixar secar, coloque sobre elas um pouco de flocos de arroz para decorar.











Beijinho

Ingredientes


1 lata de leite condensado
2 gemas
2 cravos da índia
1 coco ralado fresco

açúcar granulado para passar

cravos para enfeitar

Modo de preparo:


Misture bem o leite condensado com as gemas.

Junte os cravos, o coco e leve ao fogo fraco, mexendo sempre até a massa se desprender da panela.

Deixe esfriar, retire os cravos enrole formato bolinhas.

Passe em açucar cristal granulado e enfeite com cravinhos






























Beijo Quente

Ingredientes


4 copos de amendoim

4 copos de água

4 copos de açúcar cristal

3 colheres de achocolatado em pó

Modo de preparo:


Coloque todos os ingredientes na panela, em fogo alto. Quando começar a ferver e engrossar a calda, comece a mexer sem parar com o auxílio de uma colher de pau até que o doce "açucare". Retire da panela, coloque em cima do mármore e espere esfriar.








































Belenzinho

Ingredientes

1 lt de leite condensado
1 xícara de chá de nozes moídas
2 ovos ligeiramente batidos
açúcar cristal para envolver

Modo de preparo:


MIsture todos os ingredientes e leve ao fogo brando, mexendo sempre até desgrudar do fundo da panela.
Espere esfriar, faça bolinhas e passe no açúcar cristal.







































Bem Casados

Ingredientes


6 ovos

6 colheres de açúcar

250 gramas de maizena ou fécula de batata

1 colher das de sobremesa de fermento em pó

manteiga ou margarina para untar

açúcar de confeiteiro

qualquer geléia ou doce de leite para rechear


Modo de preparo:


1. Bata as claras em neve, junte as gemas e continue batendo

2. Adicione o açúcar e bata bem

3. Junte a maizena (ou fécula) e o fermento só misturando

4. Pingue em assadeira untada e leve ao forno brando para assar, sem deixar dourar

5. Retire da assadeira, una dois a dois com a geléia ou doce de leite e passe em açucar de confeiteiro

6. Embrulhe em papel crepon e amarre com uma fitinha branca.



























Bicho de pé

Ingredientes


1 lata de leite condensado
1 colher (sopa) de margarina
1 caixinha de gelatina de morango
açúcar cristal para decorar

Modo de preparo:


Coloque o leite condensado,a margarina e a gelatina numa panela e leve ao fogo, mexendo com uma colher de pau até que desprenda do fundo da panela. Deixe esfriar.
Faça bolinhas com as mãos levemente untadas com margarina e no açúcar cristal, coloque os docinhos em fominhas de papel.






































Bombocado

Ingredientes


01 lata de leite condensado
4 gemas
01 colher de café de fermento
01 coco médio ralado ou um pacote de 200g. de coco ralado hidratado
Para hidratar o coco seco coloque-o num prato fundo e respingue água sobre o coco e deixe alguns minutos

Modo de preparo:

Misturar todos os ingredientes até formar uma massa mole e úmida. Colocar dentro das forminhas de papel sem encher porque a massa vai crescer e pode derramar (o ideal é que as formas de papel estejam dentro de formas para empadinhas). Colocar as formas dentro de uma forma retangular Assar em forno médio por aproximadamente 20 minutos
E bom apetite.





























Bom Bocado de Coco

Ingredientes


½ quilo de açúcar

1 xícara de água

6 ovos

½ coco ralado

100 gr. de farinha de trigo

1 colher de manteiga ou margarina sem sal


Modo de preparo:


1. Com o açucar e a água faça uma calda em ponto de fio

2. Deixe esfriar um pouco e coloque os ovos levemente batidos pouco a pouco, misturando bem.

3. Acrescente o coco ralado e por último a farinha de trigo peneirada.

4. Unte as forminhas com margarina, despeje a massa e leve ao forno quente pré-aquecido por aproximadamente 20 minutos, até que comecem a dourar

5. Espere esfriar, desenforme e coloque em forminhas de papel



























Bomba de creme c/ cobertura de chocolate

Ingredientes


Massa

1 xícara (chá) de água
100g de margarina
1 xícara (chá) de farinha de trigo
4 ovos

Recheio

1/2 litro de leite
2 gemas
1 lata de leite condensado
3 colheres (sopa) de amido de milho
1 colher (sobremesa) de essência de baunilha

Cobertura

1/2kg de chocolate ao leite Arcor (picado)
150g de manteiga (sem sal)
1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro
leite o suficiente

Modo de preparo:

Leve ao fogo em uma panela a água com a margarina até levantar fervura, coloque a farinha mexendo até soltar da panela. Coloque na batedeira e acrescente os ovos sempre batendo, coloque em manga de confeitar com bico pitanga, faça as bombas em uma assadeira sem untar. Leve para assar em forno pré aquecido até ficar bem dourado. Reserve. Leve todos os ingredientes do recheio ao fogo mexendo até que solte da panela, deixe esfriar. Reserve. Derreta todos os ingredientes da cobertura em banho-maria.














Bomba de Morango

Ingredientes


cobertura
200 g de chocolate meio amargo derretido em banho-maria
massa
5 colheres (sopa) de manteiga
8 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 ovos levemente batidos
recheio
2 xícaras (chá) de morango picado
1/2 xícara (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de leite
3 colheres (sopa) de maisena


Modo de preparo:

Massa: leve ao fogo uma panela com a manteiga (reserve 1 colher de sopa) e 120 ml de água. Assim que ferver, retire e junte a farinha peneirada, de uma vez só, misturando até ficar homogêneo. Volte ao fogo, mexendo sem parar até soltar da panela. Transfira para uma tigela e deixe amornar um pouco. Junte os ovos batidos, pouco a pouco, batendo por 5 minutos, ou até obter uma massa homogênea. Transfira para um saco de confeiteiro com bico chato de 1 cm de diâmetro. Ligue o forno à temperatura média. Unte 2 fôrmas grandes com a manteiga reservada e faça 15 tiras de massa de 8 cm de comprimento, deixando espaço entre elas. Leve ao forno por 25 minutos, ou até dourar. Retire do forno, faça um furo nas extremidades de cada bomba e deixe esfriar. Recheio: bata no liquidificador os morangos, o açúcar, o leite e a maisena. Leve para cozinhar, sem parar de mexer, até obter um creme encorpado. Deixe amornar e transfira para o saco de confeiteiro, com bico redondo. Coloque o recheio nas bombas, fazendo pressão até sair do outro lado. Cubra com o chocolate e deixe descansar até o chocolate endurecer. Se preferir, decore com morangos.

















Brigadeiro

Ingredientes
1 lata de leite condensado

3 colheres de chocolate em pó

1 colher (chá) de manteiga ou margarina sem sal

Chocolate granulado

Modo de preparo:


1. Coloque o leite condensado, o chocolate e a manteiga em uma panela.

2. Leve ao fogo brando mexendo sem parar até desgrudar do fundo da panela

3. Espere esfriar, enrole os docinhos e passe no chocolate granulado

4. Coloque em forminhas de papel


































Brigadeiro Bem-Feitinho

Ingredientes


1 lata de leite condensado
3 gemas
1 colher (chá) de manteiga
Açúcar refinado


Modo de preparo:

Passe as gemas por uma peneirinha.
Misture o leite condensado com as gemas em uma panela.
Junte a manteiga.
Leve ao fogo , mexendo sempre, até aparecer o fundo e as laterais da panela.
Veja as outras dicas na receita do brigadeiro tradicional.
Passe em açúcar e coloque nas forminhas
















Brigadeiro Branco

Ingredientes


1 lata de leite condensado
1/2 lata de creme de leite
3 colheres de sopa de leite em pó
50 g de chocolate branco
1 colher de chá de manteiga
1/2 pote de iogurte natural
300 g de chocolate branco para banhar
1 colher de sopa rasa de farinha de trigo

Modo de preparo:


Derreta o chocolate branco, para banhar, em banho-maria.
Numa panela, coloque o leite condensado, o creme de leite, o leite em pó, a manteiga, o chocolate branco e o iogurte natural misturado com a farinha de trigo. Leve ao fogo até desgrudar da panela.
Coloque em um refratário untado com manteiga e leve à geladeira até esfriar. Modele os brigadeiros e banhe em chocolate branco derretido.
Acomode-os sobre uma forma forrada com papel alumínio até secar a cobertura.


Caso não queira banhar em chocolate branco pode-se substituir por granulado branco, ou açúcar refinado.













Brigadeiro Branco c/ Iogurte

Ingredientes


1 lata de leite condensado
1/2 lata de creme de leite
3 colheres de sopa de leite em pó
50 g de chocolate branco
1 colher de chá de manteiga
1/2 pote de iogurte natural
300 g de chocolate branco para banhar
1 colher de sopa rasa de farinha de trigo

Modo de preparo:

Derreta o chocolate branco, para banhar, em banho-maria ou no microondas em potência baixa.
Numa panela, coloque o leite condensado, o creme de leite, o leite em pó, a manteiga, o chocolate branco e o iogurte natural misturado com a farinha de trigo. Leve ao fogo até desgrudar da panela.
Coloque em um refratário untado com manteiga e leve à geladeira até esfriar. Modele os brigadeiros e banhe em chocolate branco derretido.
Deixe sobre uma forma forrada com papel alumínio até secar a cobertura.
Dica:
Substitua o banho de chocolate por granulado branco, ou açúcar refinado.













Brigadeiro de limão

Ingredientes


2 latas de leite condensado
1 caixa de gelatina sabor limão
1 colher (sopa) de manteiga
1 pitada de sal.

Modo de preparo:

Leve ao fogo o leite condensado, a manteiga, e o sal misturando sempre.
Deixe 8 minutos, retire do fogo e acrescente a gelatina e torne ao fogo até completar 10 minutos.
Coloque em vasilha untada e deixe esfriar.
Enrole e passe no açúcar.
Dica:
Substitua o sabor da gelatina ( tangerina, abacaxi, morango).
Se fizer com gelatina de morango pode se envolver o morango com brigadeiro.
















Brigadeiro de milho verde

Ingredientes


1 lata de milho verde
1 lata de leite condensado
1 colher (sopa) de margarina ou manteiga sem sal
Açúcar refinado

Modo de preparo:

Bata no liqüidificador o leite condensado com a lata de milho escorrido.
Passe pela peneira.
Leve ao fogo até ferver.
Misture a margarina e continue mexendo até soltar do fundo e das laterais da panela.
Despeje em um prato untado e espere esfriar.
Faça bolinhas e passe no açúcar.

















Brigadeiro de queijo

Ingredientes


1 lata de leite condensado
1/2 colher (sopa) de manteiga
3 gemas
1 xícara de queijo minas ralado
Açúcar cristal


Modo de preparo:

Misture o leite condensado, a manteiga e as gemas.
Leve ao microondas em marinex alto por 6 minutos, em potência máxima ou alta mexendo a cada 2 minutos.
Juntar o queijo e levar mais 2 minutos ao microondas.
Tire o marinex do microondas e bata com um garfo muito bem.
Deixe esfriar.
Faça bolinhas e passe na açúcar cristal















Brigadeiro diet & Light

Ingredientes


2 xícaras de leite desnatado em pó
4 colheres (sopa) de adoçante em pó
1 xícara de água quente
1 colher (sopa) de margarina light
4 colheres (sopa) de cacau em pó
1 colher (chá) de baunilha
Decorar com 100 g de chocolate dietético ralado


Modo de preparo:

Coloque todos os ingredientes no liqüidificador e bata até misturar bem (coloque primeiro a água e depois o restante dos ingredientes).
Coloque a mistura em uma panela e leve ao fogo até engrossar bem.
Retire do fogo e deixe esfriar.
Faça bolinhas e passe no chocolate ralado.















Brigadeiro Prestígio

Ingredientes


Massa do brigadeiro:
1 lata de leite condensado
3 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 colher (sobremesa) de manteiga ou margarina
Recheio:
100g de coco ralado
1 lata de leite condensado
1 xícara de açúcar
1/4 de xícara de água


Modo de preparo:

Massa do brigadeiro
Misture bem e leve ao fogo ou microondas por 6 à 8 minutos em potência alta, mexendo a cada 2 minutos.
Deixe esfriar por completo.
Abra na mão, coloque uma bolinha do recheio dentro, feche e enrole.
Recheio:
Misture tudo, faça bolinhas e recheie o brigadeiro. Passe no coco ralado e arrume nas forminhas.













Cajuzinho

Ingredientes


1 kg de amendoim torrado e moído sem casca
2 xícaras de açúcar
250 g de chocolate em pó
Leite o suficiente
Açúcar granulado ou cristal
Amendoim inteiro para decorar

Modo de preparo:

  • Torre o amendoim, tirar as cascas e moer.
  • Junte o açúcar e o chocolate.
  • Acrescente leite o suficiente para dar liga, formando uma massa.
  • Faça os formatos de cajuzinhos, passar pelo açúcar granulado ou cristal e coloque um grão de amendoim na parte superior.
















Camafeu de nozes

Ingredientes


fondant
500 g de açúcar
1 xícara de água
1 colher (chá) de suco de limão
para decorar
nozes
forminhas de papel

1 lata de leite condensado
½ colher (chá) de essência de baunilha
400 g de fondant
1 colher (sopa) de manteiga sem sal
1 e 1/2 xícara (chá) de nozes trituradas

Modo de preparo:

Triture as nozes em um processador. Coloque em uma panela a manteiga e o leite condensado. Leve ao fogo e, assim que ferver, acrescente as nozes trituradas. Misture em fogo baixo até que o doce se despregue do fundo da panela. Retire do fogo, acrescente a essência de baunilha e misture bem. Deixe esfriar. Unte levemente as mãos com um pouco de óleo e molde os docinhos formando bolinhas. Prepare o fondant, misturando bem a água e o açúcar em uma panela. Leve ao fogo e tampe a panela. Ferva com a tampa por 3 minutos. Retire a tampa e ferva por cerca de 12 minutos até obter o ponto de fio grosso. Despeje sobre uma pedra mármore e borrife com o suco de limão. Misture com uma espátula de madeira fazendo o movimento de vai e vem. A calda irá adquirir uma textura de pasta branca e macia. Teste para ver se consegue modelar a massa. Deixe esfriar e guarde em um recipiente. Quando for utilizar derreta o fondant em banho-maria. Mergulhe os docinhos no fondant quente e coloque sobre papel manteiga para secar. Decore com nozes inteiras enquanto o fondant ainda esta quente. Assim que os docinhos ficarem firmes e secos coloque nas forminhas de papel.









canudinho de coco

Ingredientes


Massa
1 pitada de sal
2 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada
1 gema de ovo
1 colher (sopa) de gordura vegetal
3 xícaras (chá) de óleo de soja para fritar
2 colheres (chá) de aguardente
Recheio
4 xícaras (chá) de açúcar
4 xícaras (chá) de coco fresco ralado
8 cravos-da-índia


Modo de preparo:

Massa:

Em uma tigela, coloque 1 xícara (chá) de água morna, a gordura vegetal, a gema, o aguardente e o sal e mexa bem. Junte a farinha de trigo, aos poucos, misturando a cada adição. Amasse por 8 minutos, ou até obter uma massa lisa. Cubra a tigela e deixe descansar por 15 minutos. Em uma superfície enfarinhada, abra a massa com 0,5 cm de espessura e corte tiras de 1 cm. Enrole as tiras em canudos de metal sobrepondo a massa. Deixe um pouco da borda livre para facilitar a retirada da massa. Frite os canudos, pouco a pouco, no óleo bem quente. Assim que dourar, retire e coloque-os sobre papel toalha. Deixe amornar e retire das forminhas.

Recheio:

Em uma panela, coloque o açúcar e 2 xícaras (chá) de água. Leve ao fogo, mexendo de vez em quando, por 30 minutos, ou até ficar com uma consistência semelhante à do mel. Em seguida, junte o coco, os cravos e cozinhe por mais 8 minutos ou até encorpar. Retire, deixe esfriar e recheie os canudinhos.








canudinhos de creme

Ingredientes


Calda
1 pacote de massa folhada,

2 colheres de sopa de farinha de trigo,

2 ovos,

4 gemas,

2 xícaras de leite,

8 colheres de sopa de açúcar,

½ colher de chá de essência de baunilha,

casca de limão,

manteiga para untar,

farinha de trigo polvilhar,

açúcar de confeiteiro polvilhar.

Modo de preparo:

Numa tigela, coloque as gemas, um ovo e o açúcar. Bata com uma colher de pau até formar um creme. Acrescente a farinha de trigo e a maizena e continue batendo, até a mistura ficar homogênea. Coloque o leite e uma casca de limão numa panela, leve ao fogo forte e deixe ferver. Retire a casca de limão. Acrescente um pouco do leite ao creme de gemas e misture. Junte mais um pouco de leite ao creme de gemas e misture novamente. Adicione a essência de baunilha e sem parar de mexer, cozinhe em fogo brando por 20 minutos ou até o creme ficar espesso. Retire o creme do fogo e deixe esfriar, mexendo sempre para não formar uma película na superfície. Se o creme empelotar durante o cozimento, retire do fogo e passe por uma peneira. Preaqueça o forno em temperatura média (200°C). Com um rolo de cozinha, abra a massa folhada sobre uma superfície de trabalho polvilhada com farinha de trigo até obter um retângulo de 25 x 50 cm com cerca de 1 mm de espessura. Corte o retângulo de massa no sentido do comprimento, em tiras de cerca de 1 cm de largura. Começando pela ponta, enrole as tiras de massa em canudos de metal untados com manteiga, sobrepondo as bordas ligeiramente. Corte os excessos da massa. Aperte ligeiramente a massa nos canudos. Distribua os canudos numa assadeira untada com manteiga. Bata o ovo restante e pincele a superfície dos canudos. Leve ao forno preaquecido e asse por aproximadamente 25 minutos ou até que a massa fique dourada. Retire do forno e deixe esfriar. Tire cuidadosamente a massa dos canudos de metal. Recheie cada um dos canudos com o creme de gemas já frio. Coloque em um prato de servir, polvilhe com açúcar de confeteiro e leve à mesa.







canudinho de goiabada de vodka

Ingredientes


Recheio
1 colher (chá) de raspas de limão
2 xícaras (chá) de goiaba picada
1 xícara (chá) de queijo de minas fresco picado

1 colher (chá) de sal
1/2 colher (sopa) de óleo
3 colheres (sopa) de manteiga
3 colheres (sopa) de óleo para fritura
1/2 colher (sopa) de vodca para a massa, mais 6 colheres (sopa) para o recheio
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 gema de ovo

Modo de preparo:

Massa:

Coloque em uma tigela grande a farinha de trigo, abra uma cavidade no centro e despeje o sal dissolvido em 1/2 xícara (chá) de água morna, a gema, o óleo, a vodca e a manteiga (reservando 2 colheres de sopa). Amasse bem com a ponta dos dedos até formar uma massa homogênea. Se necessário, acrescente mais farinha de trigo. Forme uma bola com a massa, cubra com filme plástico e deixe descansar por 30 minutos. Em uma superfície lisa e enfarinhada, abra a massa até ficar bem fina, corte 13 tiras com 5 cm de largura e 15 cm de comprimento. Pincele com a manteiga reservada 13 forminhas de alumínio médias, em formato de cone, próprias para canudinho.

Enrole uma tira em um cone, começando da ponta, formando um canudo e repita o processo até terminarem as tiras. Forre uma assadeira grande com papel-manteiga e disponha os canudos. Cubra-os e deixe secar por 20 minutos. Frite os canudos, aos poucos, em óleo bem quente. Retire assim que dourarem. Quando os canudos estiverem frios, retire as forminhas com cuidado para não quebrar. Muitas vezes, durante a própria fritura os canudinhos são desenformados.

Recheio:

Coloque em uma panela a goiabada, as raspas de limão, a vodca e 6 colheres (sopa) de água. Leve ao fogo alto por 5 minutos, mexendo sempre, ou até formar um creme espesso e uniforme. Retire e deixe esfriar. Acrescente o queijo, misture e recheie os canudinhos. Se preferir, salpique açúcar de confeiteiro.




caramelados de coco com abacaxi

Ingredientes


Calda
½ litro de água

700 g de açúcar, mais 1 kg para a calda
100 g de abacaxi picado
500 g de coco fresco
700 g de gemas de ovo


Modo de preparo:

Leve todos os ingredientes do doce ao fogo, mexendo sempre, por aproximadamente 40 minutos ou até dar o ponto de enrolar. Deixe esfriar e enrole. Misture o açúcar e a água da calda e leve ao fogo até começar a dourar. Mergulhe os docinhos na calda de caramelo. Escorra para tirar o excesso de calda.















Cerejinha

Ingredientes


1 1/2 xícara de banana madura amassada
1/2 caixa de gelatina sabor cereja
1 1/4 de xícara de açúcar
1/4 de xícara de karo
1 colher (sopa) de manteiga ou margarina
cerejas ao marasquino


Modo de preparo:

  • Leve as bananas bem amassadas ao fogo com o pó de gelatina, o açúcar e o karo.
  • Cozinhe mexendo com uma colher de pau até que a mistura se desprenda dos lados da panela.
  • Junte a manteiga e deixe esfriar.
  • Forme bolinhas e enfeite cada uma com um pedaço de cereja.
  • Passe em açúcar cristal.
  • Se desejar dar um gosto mais azedinho, acrescente algumas gotas de suco de limão à banana ao levar ao fogo.














cestinhas de uva preta com figo

Ingredientes


creme
2 colheres (sopa) de maisena
2 xícaras (chá) de leite
3 gemas
4 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (chá) de essência de baunilha
1/2 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro

250 g de massa folhada
1 xícara chá) de uvas pretas
3 figos

Modo de preparo:

Separe as uvas do cacho, lave-as em água corrente e seque-as com toalha de papel. Parta-as ao meio e reserve. Lave os figos, descasque-os e corte em fatias finas. Reserve. Creme: em uma panela coloque a maisena e 1/2 xícara (chá) de leite. Misture bem até a maisena se dissolver. Peneire as gemas sobre a panela, junte o leite restante, o açúcar e a essência de baunilha. Leve ao fogo baixo e cozinhe, sem parar de mexer, até obter um creme espesso. Retire do fogo e deixe o creme amornar por 15 minutos. Ligue o forno à temperatura média. Enquanto isso, abra a massa folhada com um cilindro até formar um retângulo de 17 cm x 20 cm. Em seguida, corte 25 quadrados de 8 cm x 8 cm e disponha-os em 25 forminhas para empadas, com capacidade para 100 ml cada uma, deixando as pontas do quadrado de fora. Coloque-as em uma fôrma retangular de 23 cm x 33 cm e leve ao forno por 10 minutos. Retire do forno e desenforme. Recheie as massas com o creme reservado, distribua as uvas e as fatias de figo e leve ao forno por mais 15 minutos, ou até dourar. Retire do forno e coloque as cestinhas em forminhas de papel.










Chokito

Ingredientes


400 gramas de chocolate
250 gramas de mel
250 gramas amendocrem
200 gramas de crespinhos de arroz
½ lata de leite condensado cozido por 45 minutos


Modo de preparo:

Misture o mel e o amendocrerm. Leve para ferver por dois minutos, acrescente o leite condensado cozido, desligue o fogo e deixe esfriar. Derreta o chocolate em banho-maria. Coloque nas formas com os crespinhos de arroz, recheie e cubra com o chocolate.
















Cocada

Ingredientes


½ quilo de açúcar

½ xícara de água

1 coco fresco ralado


Modo de preparo:


1. Prepare com o açúcar e a água uma calda em ponto de bala.

2. Coloque o coco ralado e mexa vigorosamente até desgrudar da panela e começar a "fritar" no fundo

3. Bata com uma colher de pau durante alguns minutos e despeje no mármore untado

4. Corte as cocadinhas ainda mornas e coloque em forminhas de papel

















Cocada de Leite condensado

Ingredientes


1 lata de leite condensado
1 lata de açúcar (faltando dois dedos para encher)
1 coco ralado
1 colher de manteiga sem sal

Modo de preparo:

  • Misturar tudo e levar ao fogo mexendo sempre com colher de pau ate dar ponto.
  • Somente estará no ponto quando a mistura se desgrudar do fundo e das laterais da panela.
  • Despejar no mármore untado, espere esfriar e corte em losango ou em quadrinhos

















Cocada de praia

Ingredientes


3 copos de açúcar (480)
2 copos de leite (400 ml)
1 copo de leite de coco
1/2 copo de água
5 copos de coco fresco ralado (500 g)
Açúcar granulado suficiente para passar as cocadas


Modo de preparo:

  • Leve ao fogo o açúcar, os leites e a água e mexa até dissolver o açúcar.
  • Deixe ferver meia hora sem mexer.
  • Junte o coco e mexa até se soltar da panela.
  • Modele as cocadas a gosto, passe pelo açúcar e coloque numa superficie untada.
  • Deixe-as secar ao sol para cristalizarem.















Cocada Rápida

Ingredientes


1 xícara (chá) de açúcar
1 caixinha de leite condensado (395 g)
1 e 1/2 xícara (chá) de coco ralado
2 colheres (sopa) de azeite de oliva

Modo de preparo:

Coloque em uma panela grossa todos os ingredientes, misture bem e leve ao fogo alto. Assim que encorpar um pouco, reduza o fogo e cozinhe por 3 minutos, ou até ficar um creme bem consistente. Retire do fogo e bata, com o auxílio de uma colher, por 2 minutos, ou até começar a açucarar.

Despeje rapidamente em uma superfície de mármore ou assadeira untada e corte, ainda quente, em pedaços pequenos. Deixe esfriar e sirva. Para deixar a cocada em ponto mais mole, adicione 1 colher (chá) de manteiga após retirar o creme do fogo. Neste caso, sirva na colher. Se preferir, prepare uma cocada escura: toste o coco no forno ou na frigideira, mexendo sempre, mas não deixe passar do ponto porque o coco pode ficar amargo.














Copinhos de chocolate com chantilly e morango

Ingredientes


100 ml de creme de leite gelado
2 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (chá) de licor de chocolate
4 copinhos de chocolate
4 morangos limpos
1/2 kiwi em 4 pedaços


Modo de preparo:

Bata na batedeira o creme de leite por 2 minutos, ou até obter um chantilly firme. Adicione o açúcar e bata por mais 2 minutos. Distribua nos copinhos o licor de chocolate e o chantilly. Decore cada um deles com um morango e um pedaço de kiwi.















Coquinho Queimado

Ingredientes
. 4 xícaras (chá) de coco, ( o fruto seco )
· 2 xícaras (chá) de açúcar
· ½ xícara (chá) de água



Modo de preparo:
Fure o coco e escorra a água.
Leve o coco na chama do fogão até queimar todas as fibras. Segure o coco com um pano, bata com um martelo para abrir. Com a faca retire a pele mais escura e corte em tiras e depois em quadradinhos de 1 cm x 1 cm.
Numa panela média, coloque todos os ingredientes e leve ao fogo alto, mexendo sempre no mesmo sentido para cozinhar o coco e secar a calda.
Abaixe o fogo, continue mexendo no mesmo sentido até o açúcar caramelar em todos os pedaços de coco.
OBS: Todo processo leva de 40 a 45 minutos.
Retire do fogo e espalhe numa forma. Deixe esfriar. Separe os pedaços que grudarem.
Rendimento: 550 g
ou 11 saquinhos de 50 g cada um
ou 3 caixinhas com 150 g cada.















Corujas

Ingredientes


- 2 xícaras de farinha de mandioca
- 1/2 xícara de açúcar
- 3/4 de xícara de água quente para escaldar
- canela em pó e açúcar para polvilhar

Modo de preparo:

1º Passo - Começando a receita: numa tigela, misture a farinha e o açúcar. Coloque a água aos poucos, misturando com uma colher. O ideal é que forme uma massa em condições de modelar com as mãos.

2º Passo - Dando forma: modele pequenas roscas não muito finas (faça um rolinho com as mãos e ligue-os).

3º Passo - Para o fogo: frite-as no óleo quente. É hora de tirar do fogo quando estiver bem douradinha.

4º Passo - Quase pronto: tire-as da frigideira e deixe que elas escorram todo o óleo em uma travessa forrada com papel toalha.

5º Passo - Para servir: polvilhe-as com o açúcar e a canela. Sirva quente.













Dadinho Bicolor

Ingredientes


2 latas de leite condensado
2 xícaras de açúcar
2 colheres (sopa) de manteiga
1/2 xícara de chocolate em pó

Modo de preparo:

Leve ao fogo 1 lata de leite condensado, metade do açúcar, metade da amnetiag e o chocolate em pó e leve ao fogo brando, mexendo sempre, até que apareça o fundo da panela. Retire do fogo e bata até ficar uma massa espessa. Despeje em fôrma de 28 cm x 11 cm, untada com manteiga, e espalhe bem. Leve o restante dos ingredientes ao fogo, mexendo sempre, até que apareça o fundo da panela. Retire do fogo e bata até ficar uma massa espessa. Despeje sobre a massa escura, cobrindo-a completamente. Deixe esfriar e corte em dadinhos de 2 cm de lado.
















Delícias de coco

Ingredientes


100 gramas de coco ralado desidratado
- 1/4 de xícara (chá) de leite de coco
- 1/4 de xícara de lata de leite condensado (5 colheres de sopa)
- 1/2 colher (café) de ácido cítrico ou 1 colher (chá) de raspas de casca de limão)
- 1/2 colher (sopa) de glucose de milho
- essência de baunilha a gosto
- 1 3/4 xícaras (chá) de açúcar de confeiteiro passado por peneira
Para banhar:
- 300 gramas de chocolate hidrogenado
Para decorar:
- coco em flocos a gosto


Modo de preparo:

Em uma vasilha, misture o coco ralado, o leite de coco e o leite condensado até ligar.
Junte o ácido cítrico, a glucose de milho e a essência de baunilha.
Acrescente aos poucos o açúcar de confeiteiro. Leve ao refrigerador por 1 hora.
Retire e faça as barras. Deixe gelar por mais 1 hora.
Derreta o chocolate hidrogenado em banho-maria ou microondas e banhe as barras. Decore com flocos de coco.
Leve à geladeira por 5 minutos.












Delícias de passas

Ingredientes


1 lata de leite condensado
1 lata de açúcar
1 lata de leite de vaca
1 colher de sopa bem cheia de manteiga ou margarina sem sal
2 1/2 copos americanos de passas pretas sem sementes (250 g)


Modo de preparo:

  • Misture tudo numa panela e leve ao fogo baixo, mexendo até se desprender do fundo.
  • Passe para um prato untado e deixe esfriar.
  • Corte papel celofane da cor preferida ou mesmo incolor, em quadrados de 10 x 10 cm, coloque uma colherada do doce no centro de cada um e aperte, fechando-a como uma peteca, amarrando com fitinhas de cor.
















Docinhos Brancos de Maçã

Ingredientes

2/3 xícara de manteiga;
1 xícara de açúcar mascavo;
1 xícara de açúcar branco;
2 ovos;
1 colherinha de baunilha;
2 xícaras de farinha;
1/2 colherinha de sal;
1/2 xícara de nozes picadas;
1/2 xícara de maçãs cortadas em pedacinhos (descascadas).

Modo de preparo:

Bata a manteiga, o açúcar e os ovos.
Adicione os ingredientes secos. Junte a maçã e as nozes. Asse por 35 minutos. Não cozinhe de mais.
Corte em barras e, quando frias, role em açúcar de confeiteiro.















Docinho crocante

Ingredientes



1 lata de leite condensado
1 xícara de chá de leite
1 colher de sopa de farinha de trigo
1 colher de sopa de manteiga
4 gemas
1/2 xícara de chá de noz ou castanha moída

Calda
1 copo de água
300 g de açúcar
Caldo de 1/2 limão

Crocante
2 xícaras de chá de açúcar
1 prato de amendoim(sem moer) não muito torrado

Modo de preparo:

Misture o leite condensado, a manteiga e a farinha de trigo dissolvida no leite. Leve tudo ao fogo e acrescente as gemas, mexendo até desprender do fundo da panela. Junte as nozes ou castanhas, retire do fogo e despeje numa travessa untada para esfriar. Enrole em bolinhas e mergulhe-as na calda.

Calda

Leve ao fogo até que, ao mergulhar um pouco de calda num pouco de
água fria, a calda se quebre fazendo um estalo. Mergulhe os docinhos nessa calda e, assim que os retirar dela, passe-os pelo crocante.

Crocante

Leve ao fogo o açúcar até que fique dourado. Acrescente o amendoim, mexa bem e despeje em pedra mármore. Deixe esfriar e passe o rolo de massa por cima para quebrar o amendoim. Passe os docinhos nesse crocante, assim que os retirar da calda, e acondicione-os em caixinhas de papel.





Docinho crocante de pêra

Ingredientes


12 peras médias
2 xícaras (chá) de suco light de pêssego pronto para beber
5 cravos-da-índia
2 colheres (sopa) de margarina light
1 colher (chá) de gengibre em pó
4 colheres (sopa) de mel
2 xícaras (chá) de flocos crocantes
canela em pau para decorar

Modo de preparo:

Lave as peras, parta-as ao meio e retire o miolo, as sementes e os pedúnculos. Descasque-as, coloque numa panela e acrescente o suco de pêssego e os cravos-da-índia. Leve ao fogo e deixe cozinhar por 25 minutos, ou até as peras ficarem bem macias. Retire do fogo, escorra o suco e os cravos e elimine-os. Passe as peras ainda quentes por um espremedor de batatas, recolhendo o purê numa panela. Adicione a margarina, o gengibre e o mel e leve ao fogo baixo. Cozinhe, mexendo de vez em quando, por 45 minutos, ou até obter um doce encorpado. Incorpore os flocos crocantes e continue a cozinhar, sem parar de mexer, por mais 5 minutos, ou até a massa encorpar e aparecer o fundo da panela. Retire do fogo e deixe amornar por 5 minutos. Modele a massa no formato de pêra. Decore com a canela em pau e uma pequena folha verde.












Docinho de abacaxi

Ingredientes


1 abacaxi
1 xícara (chá) de frutose
2 cravos da índia
50 g de côco ralado

Modo de preparo:

Descasque o abacaxi, retire a polpa e triture. Coloque em uma peneira e deixe escorrer o caldo. Ponha em uma panela, junte a frutose e o cravo e leve ao fogo brando, mexendo com uma colher de pau até aparecer o fundo da panela. Junte o côco ralado e mexa até misturar. Retire os cravos, espere esfriar e enrole os docinhos. Decore com cravos e coloque em forminhas.
















Docinho de abacaxi e coco

Ingredientes


1 abacaxi
1 coco
5 ovos
1/2 kg de açúcar


Modo de preparo:

  • Misture o coco ralado e o abacaxi moído, os ovos, junte o açúcar e leve ao fogo, mexendo de vez em quando.
  • Quando enxergar o fundo e as laterais da panela, retire o doce do fogo.
  • Deixe esfriar um pouco e faça bolinhas com essa massa.
  • Passe por açúcar cristal e arrume em forminhas de papel.
  • É um doce que rende muito, além disso, é delicioso.
















Docinho de abacaxi glaçado

Ingredientes


1/2 kg de açúcar de confeiteiro
1/2 xícara (chá) de leite
1 colher (chá) de essência de abacaxi
1/2 xícara (chá) de abacaxi fresco
1 colher (sopa) de manteiga

1/2 kg de abacaxi pérola picado em cubos pequenos
1 colher (sopa) de açúcar
1 caixinha de leite condensado
2 gemas peneiradas
2 colheres (sopa) de manteiga
1/2 xícara (chá) de nozes trituradas


Modo de preparo:

Bata no liquidificador o abacaxi e o açúcar até obter uma mistura homogênea. Se necessário, adicione água. Despeje a mistura em uma panela e leve ao fogo por 20 minutos, ou até encorpar. Retire do fogo. Em outra panela, coloque o leite condensado, as gemas, a metade da manteiga, as nozes e o abacaxi e misture bem. Leve ao fogo e cozinhe, sem parar de mexer, por 35 minutos, ou até o doce desgrudar do fundo da panela. Retire do fogo, transfira o doce para uma tigela e deixe amornar por 20 minutos. Unte as mãos com a manteiga restante e faça 70 doces pequenos na forma de croquete. Reserve. Cobertura: coloque em uma tigela refratária o açúcar de confeiteiro, o leite e a essência de abacaxi. Misture bem até o açúcar dissolver. Leve ao fogo em banho-maria, sem parar de mexer, por 2 minutos, ou até ficar líquido. Com um garfo, espete os docinhos e passe-os, um a um, pela cobertura (sem tirar do banho-maria), deixando uma camada bem fina. Distribua os docinhos em uma folha de papel-manteiga untada com a manteiga e espere a cobertura ficar firme. Repita a operação, passando rapidamente os docinhos pela cobertura. Com a cobertura ainda quente, decore os docinhos com cubinhos de abacaxi. Deixe a cobertura ficar firme. Se preferir, grafite chocolate derretido sobre os docinhos e coloque-os em forminhas de papel.








Docinho de abóbora caramelado

Ingredientes


calda
2 xícaras (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de vinagre

1/2 kg de abóbora-moranga picada
1 gema peneirada
2 colheres (sopa) de manteiga
1 caixinha de leite condensado
2 xícaras (chá) de coco fresco ralado
1 colher (chá) de cravo-da-índia em pó


Modo de preparo:

Leve ao fogo uma panela com a abóbora e 2 xícaras (chá) de água por 15 minutos, ou até ficar macia. Retire do fogo, escorra a água e passe a abóbora, ainda quente, pelo espremedor, aparando o purê em uma panela. Misture a gema, metade da manteiga, o leite condensado, o coco e o cravo. Leve ao fogo baixo e cozinhe, sem parar de mexer, por 15 minutos, ou até obter um doce encorpado que desgrude do fundo da panela. Retire do fogo, transfira o doce para uma tigela, cubra com o filme plástico e deixe amornar por 15 minutos. A seguir, unte as mãos com a manteiga restante e faça 40 bolinhas de 2 cm de diâmetro. Coloque-as em um refratário e leve à geladeira por 1 hora. Calda: leve ao fogo em outra panela o açúcar, 1 xícara (chá) de água e o vinagre e deixe cozinhar, sem mexer, até obter uma calda caramelada em ponto de fio grosso. Com um auxílio de um garfo, banhe as bolinhas na calda, retirando o excesso, e disponha-as em 2 fôrmas forradas com papel-manteiga. Se preferir, decore com fios de caramelo.










docinhos de batata doce

Ingredientes


3 xícaras de purê de batata-doce cozida;

3 xícaras de coco ralado,

1 xícara de mel.

Modo de preparo:


Junte a batata, o mel e o coco. Deixe cozinhar até se desprender da panela. Quando esfriar, faça bolinhas. Enfeite e sirva em forminhas de papel.

















Docinho de café

Ingredientes


1 xícara (chá) de leite desnatado em pó
1 colher de sopa de pudim de chocolate diet
2 colheres de sopa de café preparado forte
1/2 xícara (chá) de adoçante em pó
1 colher (sobremesa) de margarina light
4 colheres de sopa de leite de coco light
1 clara
Cobertura:
2 colheres de sopa de coco ralado desengordurado
2 colheres de sopa de leite em pó
Grãos de café para enfeitar


Modo de preparo:

Coloque em uma vasilha todos os ingredientes secos, depois adicione a margarina e misture bem até obter uma farofa. Despeje o leite de coco e o café aos poucos até obter uma massa consistente, que desgrude das mãos. Deixe descansar por 15 minutos. Umedeça as mãos com a clara, enrole as bolinhas e passe pela mistura de coco e leite em pó. Coloque em forminhas de papel e enfeite cada docinho com um grão de café.













Docinho de Castanha do Pará

Ingredientes


2 latas de leite condensado
3 gemas
200 g de castanha do pará moídas
3 colheres (sopa) rasa de açúcar
1 colher (sopa) de chocolate em pó (adicione em uma das partes da massa pronta).

Modo de preparo:

  • Misturar todos os ingredientes e levar ao fogo até despregar da panela.
  • Depois de pronto, dividir em duas partes.
  • Em uma delas colocar 1 colher de chocolate em pó.
  • Deixe esfriar.
  • Enrolar bolinhas amarelas e marrons e depois unir as duas.
  • Passas pelo açúcar refinado e enfeitar com cereja.
















Docinho de cenoura

Ingredientes


500 gramas de cenoura

250 gramas de açúcar

açúcar cristal - cravo

1/2 coco Ralado ( opcional )

100 forminhas de papel ( opcional )

Modo de preparo:

1- Raspar a cenoura e ralar

2- Levar ao fogo com açúcar, mexer sempre até desprender da panela.

3- Fazer bolinhas, passar em açúcar cristal. Colocar um cravo em cada uma.

4- Querendo, adicionar 1/2 coco ralado quando levar a cenoura ao fogo.

5- Colocar em forminhas ( opcional )
















Docinho de chocolate

Ingredientes


- 1 lata de leite condensado
- 350 g de farinha láctea
- 200 g de chocolate em pó

Modo de preparo:

1º Passo - Começando a receita: pegue uma vasilha e misture o chocolate em pó com o leite condensado e depois a farinha láctea. Atenção: peça ajuda para um adulto para abrir as latas.

2º Passo - Pra ficar no ponto certo!
Amasse com uma das mãos, deixe a massa ficar mais grossa.

3º Passo - Para finalizar: faça bolinhas e coloque-as em forminhas.

















Docinho de chocolate c/ coco

Ingredientes


2 cocos médios frescos, ralados (400 g)
1 xícara (chá) de açúcar
500 g de chocolate cobertura ao leite, picado
1 lata de creme de leite


Modo de preparo:

  • Leve ao fogo o coco e o açúcar (reserve 1 xícara do coco para passar os docinhos) e mexa com uma colher de pau até obter consistência de cocada (cerca de 10 minutos).
  • Retire do fogo.
  • Espere alguns minutos e acrescente o chocolate picado
  • Mexa para que o calor do doce derreta o chocolate.
  • Junte o creme de leite e mexa bem.
  • Depois de frio, leve a geladeira para adquirir ponto de enrolar (3 horas aproximadamente).
  • Enrole a massa em bolinhas de tamanho regular.
  • Passe no coco ralado e coloque em forminhas de papel.
  • Em dias quentes, mantenha os docinhos na geladeira até o momento de servir.
  • Rendimento 100 docinhos.













Docinho de coco

Ingredientes



1 lata de leite condensado
1 colher de sopa de margarina
100 gramas de coco seco

Modo de preparo:

Leve todos os ingredientes ao fogo até desgrudar do fundo da panela.


















Docinho de Figo Ramy

Ingredientes


4 Figos ramy (250 g)
1 xícara (de chá) de amêndoas, sem pele, torradas e picadas (140 g)
casca fina de 1/2 laranja
1/2 xícara (de chá) de licor Cointreau

Modo de preparo:

  • Pique bem fino as figos e misture as amêndoas.
  • Reserve.
  • Corte a casca de laranja em tirinhas finas, com a ajuda de uma tesoura ou faca.
  • Ponha as tirinhas numa frigideira pequena e deixe em fogo baixo para tostar e desenvolver o aroma de seu óleo. Não deixe queimar para não amargar.
  • Aqueça o licor em uma concha e quando incendiar, derrame-o ainda em chamas sobre as raspas, flambando-as.
  • Misturea-as ao figo e faça bolinhas.
  • Passe no fondant ou caramelize.















Docinho de Leite

Ingredientes



Manteiga para untar
1 litro de leite
4 xícaras (chá) de açúcar
1 colher (chá) bicarbonato de sódio

Modo de preparo:

Unte com manteiga uma superfície para trabalho. Coloque o leite em uma panela grande misture o bicarbonato e o açúcar e leve ao fogo brando misturando bem. Cozinhe ate a mistura escurecer e ficar em ponto de bala mole mexendo de vez em quando. Retire do fogo e bata com uma colher de pau ate o doce começar a açúcar. Espalhe sobre a superfície untada com manteiga e deixe esfriar. Corte em quadradinhos, coloque em um prato de servir e leve a mesa.
















Docinho de Leite em pó

Ingredientes


2 xícaras de leite em pó
1 xícaras de açúcar de confeiteiro
1/2 vidro pequeno de leite de coco aproximadamente

Modo de preparo:

Misture os ingredientes secos e a seguir adicione aos poucos o leite de coco até dar um ponto firme na massa.
Faça bolinhas ou rolinhos e modele os docinhos.

Variações:
Recheie as bolinhas com uvas, passas, pedacinhos de coco, de chocolate, etc.
Use corante vegetal comestível de cores variadas para colorir as massas

















Docinho de noz

Ingredientes


2 xícaras (chá) de nozes moídas
1 lata de leite condensado
1 pacote de coco ralado (100 gr.)
1 xícara (café) de água
2 colheres (sopa) de açúcar
2 gemas

Modo de preparo:

Levar todos os ingredientes ao fogo, mexendo sempre até desprender da panela. Faça bolinhas, passe no açúcar cristal e enfeite com um pedaço de nozes.

















Doce de Pistache

Ingredientes


500g açúcar
½ copo água
1 colher (café) baunilha
25 gemas
1 colher (sopa) manteiga sem sal
200g pistache moído
manteiga para untar as mãos
e o papel

Modo de preparo:

Faça uma calda com o açúcar, a água e a baunilha em fogo brando.
Deixe esfriar por alguns minutos e misture as gemas, a manteiga e o pistache.
Volte ao fogo médio, mexendo sempre, até desgrudar do fundo da panela.
Passe para um prato fundo e deixe esfriar.
Faça as bolinhas, untando as mãos com manteiga, e arrume em um tabuleiro forrado com papel manteiga untado.
Leve ao forno brando por três minutos, para secar.
Coloque em forminhas, depois de frias e, se quiser, enfeite com metades de pistache cru.














Docinho de Sto. Antônio

Ingredientes


Massa
- 250 g de farinha de trigo
- 2 ovos
- 50 g de açúcar
- 50 g de manteiga

Creme
- 125 g de miolo de pão (ralado)
- 500 g de açúcar
- 1/2 L de leite
- 6 gemas
- 1 L de água

Modo de preparo:

Junte todos os ingredientes da massa e amasse bem. Deixe descansar na geladeira por 1 hora. Depois, abra a massa e forre as forminhas de alumínio. Reserve.

Para o creme, ferva o leite e junte o miolo do pão ralado. Numa panela, coloque a água com o açúcar. Leve ao fogo até formar uma calda no ponto de pérola. Retire do fogo e adicione o pão ralado no leite e as gemas ligeiramente batidas. Leve ao fogo novamente, mexendo até engrossar. Distribua o creme nas forminhas com a massa e leve ao forno a 180ºC, pré-aquecido, até ficar cozido.












Docinho de Uva

Ingredientes


300 gr de uva itália ou rubi

1 lata de leite condensado

2 colheres sopa de chocolate em pó 1 colher sopa de manteiga

2 gemas

2 claras em neve

4 colheres de açúcar

2 colheres de creme de leite

Modo de preparo:

Corte as uvas ao meio e retire as sementes.
Leve ao fogo o leite condensado, as gemas, o chocolate e a manteiga, até chegar ao ponto de brigadeiro mole.
Deixe esfriar.
Bata as claras em neve, coloque o açúcar e acrescente o creme de leite. Em seguida, faça a montagem
Uma camada de uvas,
uma camada de creme de chocolate
uma camada de suspiro especial.














Docinho de uva verde

Ingredientes



1 lata de leite condensado
3 colheres de sopa de leite em pó
1 colher de chá de manteiga
1/2 kg de uva verde

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes e leve ao fogo baixo até desprender do fundo da panela. Deixe esfriar, passe para um prato untado, depois enrole nas uvas e passe em açúcar granulado colorido.

















Docinho Pikachu

Ingredientes


confetes

2 latas de leite condensado
12 ovos
1 lata de creme de leite

Modo de preparo:

Misture tudo em um tacho e leve ao fogo por 40 minutos. Mexa em fogo brando até desgrudar. Coloque para esfriar. Faça um formato do rosto do personagem, com duas anteninhas. Decore com confetes e cerejas, para fazer os olhos, nariz e a boca.
















Docinho Russo

Ingredientes


500 g de chocolate branco picados em pedaços
1 colher (sopa) de manteiga
1 xícara de creme de leite fresco
1 xícara (café) de vodka
100 g de cerejas em caldas, escorridas, enxutas e picadas


Modo de preparo:

  • Leve o chocolate branco ao banho-maria em um refratário, apague o fogo antes que a água ferva.
  • Junte a manteiga e mexa até que dissolva.
  • Acrescente o creme de leite e misture bem.
  • Adicione a vodka e mexa até que o liquido seja absolvido pelo creme.
  • Por último, acrescente as cerejas picadas, misture as delicadamente.
  • Deixe na geladeira por 3 horas aproximadamente, para adquirir consistência.
  • Enrole a massa em bolinhas, enfeite-as com pedacinhos de cereja e acomode-as em forminhas de papel laminado.
  • Para que não percam a consistência, estes docinhos devem ser mantidos na geladeira até a hora de servir.
  • Rendimento 60 docinhos.













Docinhos de Banana

Ingredientes


2 bananas nanicas amassadas;

4 colheres (sopa) de mel;

½ xícara de uvas passas sem sementes;

1 xícara de coco ralado.

Modo de preparo:


Em uma panela antiaderente, aqueça o mel até que levante fervura. Junte os outros ingredientes, um a um, mexendo sempre com uma colher de pau. Mexa até que a massa desgrude do fundo da panela. Desligue e deixe esfriar. Faça bolinhas de massa e passe no coco ralado. Coloque em forminhas para docinhos e sirva.

















Éclair light de laranja

Ingredientes


massa
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de açúcar
1/2 xícara (chá) de margarina light
1/2 xícara (chá) de leite desnatado
1 colher (sopa) de raspas de casca de laranja
3 ovos
recheio
1/2 xícara (chá) de suco de laranja
3 colheres (sopa) de maisena
2 xícaras (chá) de leite desnatado
2 colheres (sopa) de licor de laranja
4 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de raspas de casca de laranja
2 colheres (sopa) de calda de chocolate


Modo de preparo:

Massa: peneire numa tigela a farinha, o sal e o açúcar. Leve ao fogo uma panela com a margarina (reserve 1 colher de sopa), o leite, 1/2 xícara (chá) de água e as raspas de laranja até ferver. Retire do fogo, junte os ingredientes peneirados de uma só vez e mexa vigorosamente até a massa ficar homogênea. Leve ao fogo e cozinhe, sem parar de mexer, até a massa formar uma bola e soltar do fundo da panela. Ligue o forno à temperatura média. Bata os ovos numa tigela por 1 minuto e junte, aos poucos e sem parar de mexer, à massa. Continue a bater até obter uma massa brilhante e espessa. Transfira para um saco de confeiteiro, com bico comum grande de 3 cm de diâmetro e faça tiras de 7 cm x 3 cm (deixe espaço entre elas) sobre uma fôrma untada e enfarinhada. Leve ao forno por 25 minutos, ou até dourar um pouco. Retire do forno e, com uma faca pequena, faça um pequeno furo na base do éclair. Volte ao forno por mais 2 minutos, ou até a massa ficar crocante. Retire do forno, desenforme e deixe esfriar sobre uma grade de metal. Recheio: misture numa panela o suco e a maisena. Junte o leite, o licor, o açúcar e as raspas de laranja e cozinhe, sem parar de mexer, por 10 minutos, ou até encorpar. Despeje o creme numa tigela, cubra com filme plástico e leve à geladeira por 2 horas. A seguir, recheie o éclair a partir do furo feito na base (se preferir, use saco de confeiteiro) e decore com a calda.






Enformados de brigadeiro de morango ou kiwi

Ingredientes


1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
200 g de chocolate ao leite
1 colher de manteiga ou margarina sem sal
1 caixa de morangos frescos cortados ao meio ou 8 kiwi

Modo de preparo:

Coloque o leite condensado com a manteiga na panela e leve ao fogo até aparecer o fundo e as laterais da panela mexendo sempre.
Reserve.
Derreta o chocolate e adicione o creme de leite sem soro em temperatura ambiente.
Mexa até obter um creme.
Em um marinex , monte os morangos ou o kiwi forrando todo o fundo.
Coloque o creme branco (de leite condensado) por cima e, por último, o creme de chocolate.
Leve à geladeira até o chocolate endurecer.














Fofuras de chocolate

Ingredientes

200 gramas de leite em pó instantâneo
1/2 colher (sopa) de glucose de milho
1 colher (chá) de essência de baunilha
1 colher (sopa) de gordura vegetal hidrogenada amolecida
1 xícara (chá) de achocolatado malte
2 colheres (sopa) de leite
1/2 lata de leite condensado (10 colheres de sopa)

Para banhar:
300 gramas de chocolate hidrogenado

Para decorar:
achocolatado com malte ou chocolate granulado


Modo de preparo:

Em uma vasilha funda, misture o leite em pó, a glucose de milho, a essência de baunilha, a gordura vegetal hidrogenada, o achocolatado com malte, o leite e o leite condensado.
Misture os ingredientes com uma colher de sopa e depois com as mãos, até ficar uma massa homogênea e lisa.
Abra o saco plástico em duas partes, coloque a massa sobre uma delas e cubra com a outra parte.
Abra a massa com o rolo até a espessura de 1 cm. Coloque em uma assadeira e leve ao refrigerador por 30 minutos.
Corte as barrinhas e deixe gelar por 1 hora. Frise com faca.
Derreta o chocolate hidrogenado em banho-maria ou microondas e banhe as barrinhas.
Leve por 5 minutos à geladeira e deixe secar bem em temperatura ambiente (12 horas) para embalar. Caso prefira, decore com achocolatado com malte ou chocolate hidrogenado.









Forminhas de chocolate

Ingredientes


1 pacote de coco ralado seco (100g)
1 lata de leite condensado (395g)
3 ovos (180g)
1 pitada de sal
4 colheres (sopa) de Sustagen® Chocolate (60g)
1 1/2 colher (sopa) de passas sem sementes (25g)

Modo de preparo:

Adicione 1 xícara (chá) de água ao coco, misture bem, acrescente o leite condensado, os ovos ligeiramente batidos, o sal e o Sustagen® Chocolate.
Distribua em forminhas (5 cm de diâmetro) untadas com margarina, coloque uma passa no centro de cada forminha e leve ao forno, pré-aquecido à 160ºC, por aproximadamente 40 minutos.
Desenforme e coloque em forminhas de papel.
















Frutas Carameladas

Ingredientes


2 xícaras de açúcar
1 colher (sopa) de manteiga
1 xícara de água
1/2 colher (chá) de suco de limão
1 gema de ovo
1 lata de leite condensado
1/4 de colher (chá) de karo
corantes comestíveis

Modo de preparo:

Leve ao fogo o leite condensado e a manteiga, mexendo sempre, até que a massa comece a soltar do fundo da panela. Despeje sobre um prato molhado e deixe esfriar. Prepare as frutinhas no formato desejado (maçã, pêra, melância, laranja), de preferência com um dia de antecedência, para que sequem bem. Misture o corante (na cor desejada) com a gema, o que permitirá uma melhor utilização. Faça uma calda com o açúcar, a água e o karo até que comece a pegar cor. Acrescente o suco de limão (o que impedirá que a calda açucare). Logo que começar a dourar, caramelize os doces.














Gominha

Ingredientes


2 sachês de gelatina em pó sem sabor
1 caixa de gelatina sabor morango (abacaxi, laranja, uva ou limão)
1 xícara de açúcar
1/2 xícara de cachaça
1 lata de leite condensado
açúcar cristal


Modo de preparo:

Dissolva as gelatinas em 1 xícara de água. Acrescente o açúcar e a cachaça. Leve ao fogo brando para ferver e formar uma calda grossa. Adicione o leite condensado, misture bem e despeje em uma fôrma refratária (26 cm x 18 cm) untada. Leve à geladeira por cerca de 6 h para firmar. Corte em cubinhos de 2 cm de lado. Passe no açúcar cristal.
















Maçã do amor

Ingredientes


5 maçãs
5 palitos para sorvete
2 colheres (sopa) de glucose de milho
2 xícaras (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de água
corante vermelho alimentício


Modo de preparo:

Lave e enxugue bem as maçãs. Espete o palito em uma das extremidades, junto ao cabinho.
Leve ao fogo baixo o açúcar, a água e a glucose mexendo até dissolver o açúcar. Deixe ferver por aproximadamente 10 minutos sem mexer até formar uma calda em ponto de fio duro. Retire do fogo e acrescente o corante balançando levemente a panela.
Coloque a panela em banho-maria. Pegue as maçãs pelo cabinho e passe na calda. Coloque sobre mármore untado com óleo vegetal ou em papel impermeável.















Macron

Ingredientes


6 claras
1/2kg de açúcar
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
1/2kg de coco seco ralado
1/2kg de chocolate meio amargo

Modo de preparo:

Leve ao fogo as claras com o açúcar até ferver. Retire do fogo e coloque o coco com a farinha e o fermento. Deixe descansar por uns 5 minutos. Modele as cocadas e leve ao forno médio pré aquecido para assar até ficarem douradas. Depois de frias, banhe as pontas das cocadas (no máximo até a metades) em chocolate meio amargo derretido e frio.
Sugestão: Adicione na massa meia xícara (chá) de nozes, ameixas, cerejas, damascos ou mesmo chocolate
.















Maria Mole

Ingredientes


10 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro
5 claras
6 folhas de gelatina
1/2 xícara de água fervente
1 colher (chá) de essência de baunilha
100 g de coco ralado


Modo de preparo:

  • Umedeça a gelatina em água fria.
  • Dissolva a gelatina com a 1/2 xícara de água fervente.
  • Reserve.
  • Bata na batedeira o açúcar com as claras até ficar fofa, crescido e firme.
  • Com a batedeira ainda ligada acrescente a baunilha, e a gelatina dissolvida.
  • Bata bem até os batedores fazer sucos na massa.
  • Prepare uma fôrma pincelando pouco óleo e polvilhando metade do coco.
  • Coloque a massa e por cima espalhe a outra metade do coco.
  • Leve a geladeira até ficar firme.

Dica:

  • Corte com faca molhada em água quente.












Marinheiro

Ingredientes


2 latas de leite condensado, cozido em 30 minutos, em panela de pressão
1 coco ralado
4 gemas

Modo de preparo:

  • Misture todos os ingredientes na panela e leve ao fogo até aparecer o fundo.
  • Modele os docinhos,como croquetinhos afunilados nas pontas
  • Passe pelo confeito colorido e colocar uma vela de papel.


















Melindre

Ingredientes


1 coco fresco ralado
125 g de queijo meia-cura ralado
2 xícaras (chá) de açúcar
3 ovos

Modo de preparo:

Coloque todos os ingredientes em uma tigela e misture bem com uma colher. Reserve. Corte folhas de papel-manteiga em quadrados de 12 cm. Disponha os quadrados sobre fôrmas para empadinha, sem untar. Despeje um pouco de massa preparada em cada uma das forminhas e leve ao forno médio por 20 minutos, ou até dourar. Retire do forno e desenforme com cuidado, mantendo o papel-manteiga. Disponha os melindres em um prato.

















Mini fatia Florentina

Ingredientes


100 g de massa folhada
2 colheres (sopa) de manteiga
1/2 xícara (chá) de mel
1/2 xícara (chá) de nozes picadas
50 g de avelãs picadas
1/2 xícara (chá) de amêndoas laminadas
50 g de chocolate meio amargo

Modo de preparo:

Ligue o forno à temperatura média. Abra a massa folhada com um cilindro até formar um retângulo de 25 cm x 35 cm. Corte a massa em 25 fatias de 3 cm x 5 cm e coloque em uma assadeira grande. Leve ao forno por 10 minutos, ou até começar a dourar. Retire do forno e reserve. Leve ao fogo uma panela com a manteiga e o mel e cozinhe, mexendo de vez em quando, até obter uma calda líquida. Junte as nozes e as avelãs e as amêndoas. Misture e continue a cozinhar, mexendo de vez em quando, até ficar homogêneo. Retire do fogo. Espalhe a mistura sobre o centro dos retângulos de massa folhada e leve ao forno por mais 10 minutos, ou até dourar. Retire do forno e deixe amornar por 15 minutos. Pique o chocolate em pedaços pequenos e coloque em uma tigela refratária. Leve ao fogo, em banho-maria, por 3 minutos, ou até o chocolate derreter. Retire do fogo e mexa até ficar homogêneo. Banhe as pontas dos doces no chocolate e coloque-os em forminhas de papel ou em uma travessa bem rasa.












Mini Papo de Anjo com caramelo

Ingredientes


calda
1/2 kg de açúcar

6 gemas peneiradas
4 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (chá) de essência de baunilha
1 colher (sopa) de manteiga
açúcar cristal para finalizar


Modo de preparo:

Ligue o forno à temperatura média. Com um batedor manual, bata as gemas até obter um creme esbranquiçado. Em seguida, junte o açúcar e a baunilha e bata por mais 5 minutos. Despeje a mistura em 25 fôrmas para empada, com capacidade para 30 ml cada uma, untadas com a manteiga e enfarinhadas. Coloque as fôrmas em uma assadeira retangular de 23 cm X 33 cm e leve ao forno por 6 minutos, ou até a massa ficar firme, mas sem dourar. Retire do forno e desenforme os doces ainda quentes. Deixe esfriar. Calda: coloque em uma panela o açúcar e 1 xícara (chá) de água. Misture bem e leve ao fogo, sem mexer, até formar uma calda cor de caramelo e em ponto de fio grosso. Coloque os doces na calda fervente e cozinhe rapidamente por 1 minuto. Para ficar mais fácil, coloque os docinhos numa escumadeira. Transfira os docinhos cozidos para uma peneira e deixe escorrer por uma noite. No dia seguinte, passe os docinhos no açúcar cristal. Se preferir, sirva com caramelo ou coloque em forminhas de papel.











Mini Casadinho c/ creme de laranja e limão

Ingredientes


cobertura
1/2 xícara (chá) de açúcar cristal
4 colheres (sopa) de raspas de limão
massa
2 ovos
1/2 xícara (chá) de açúcar
5 colheres (sopa) de fécula de batata
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1 colher (chá) de cremor de tártaro
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (sopa) de manteiga
recheio
1 colher (sopa) de maisena
1 xícara (chá) de suco de laranja
4 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de suco de limão
1 colher (sopa) de raspas de limão


Modo de preparo:

Massa: ligue o forno à temperatura média. Bata as claras na batedeira até obter picos firmes. Sem parar de bater, junte as gemas uma a uma. Adicione, aos poucos, e sem parar de bater, o açúcar. Continue a bater até obter um creme esbranquiçado. Reserve. Peneire numa tigela a fécula de batata com a farinha, o cremor tártaro e o bicarbonato e junte, aos poucos, ao creme, misturando suavemente sem bater. Forre 3 fôrmas de 23cm X 33cm com papel-manteiga, unte com a manteiga e enfarinhe. Transfira a massa para um saco de confeiteiro com bico liso grande ou use uma colher. Com a massa, faça 50 círculos de 3 cm de diâmetro e 0,5 cm de altura sobre o papel-manteiga. Deixe o espaço entre eles. Leve ao forno por 3 minutos, ou até a massa ficar firme, mas sem dourar. Retire do forno e, com uma espátula, retire os casadinhos ainda quente das fôrmas e deixe esfriar. Recheio: em uma panela, misture a maisena com 1/2 xícara (chá) de suco de laranja. Junte o açúcar, o suco e as raspas de limão e leve ao fogo. Cozinhe, sem parar de mexer, com um batedor manual, por 30 minutos, ou até obter um creme encorpado. Retire do fogo e deixe amornar por 10 minutos. Espalhe o creme no círculo de massa e cubra com outro círculo, pressionando levemente. Repita a operação até terminarem os círculos. Coloque o restante do suco de laranja em uma tigela e passe os casadinhos rapidamente. Empane-os com o açúcar cristal e as raspas de limão.




Misturinha

Ingredientes


2 latas de leite condensado
coco ralado (1 lata) (medida)
nozes picadas (1 lata) (medida)
8 a 10 ameixas pretas picadas


Modo de preparo:

  • Leve todos os ingredientes ao fogo até aparecer o fundo da panela.
  • Deixe esfriar.
  • Enrole e passe no açúcar refinado.
  • Coloque em forminhas.

















Morango ao chocolate

Ingredientes


1 caixinha de morango graudos
100 g de chocolate meio amargo
100 g de chocolate branco

Modo de preparo:

Lave bem os morangos mantendo os talinhos intactos. Deixe secar o seque delicadamente com papel absorvente. Coloque em uma tigela de vidro o chocolate meio amargo e em outra o chocolate branco. Coloque as tigelinhas em banho-maria verificando que a água não ferva. Deve-se obter uma temperatura máxima de 50 graus. Com uma colher de pau, misture cada chocolate separadamente para que derretam. Retire do fogo e mergulhe metade dos morangos na calda de meio amargo, cobrindo ¾ da fruta. Faça o mesmo com o chocolate branco. Coloque os morangos em uma assadeira forrada com papel absorvente levemente untado com óleo. Leve à geladeira até a hora de servir.















Moranguinho

Ingredientes


1 lata de leite condensado
1 caixinha de gelatina sabor morango ou 3 folhas de gelatina vermelha dissolvida com 2 colheres (sopa) de água quente
1 colher de sopa de manteiga ou margarina sem sal
Açúcar refinado

Modo de preparo:

  • Misture em uma panela o leite condensado e a manteiga.
  • Leve ao fogo baixo até ferver e mexa sempre.
  • Depois coloque o pó da gelatina e mexa até soltar do fundo da panela.
  • Se usar as folhas de gelatina, umedeça levemente em água fria para hidratar e depois dissolva as folhas de gelatina com água quente e misture com o leite condensado antes de levar ao fogo.
  • Deixe esfriar.
  • Faça bolinhas com as mãos levemente untadas com margarina e passe no açúcar refinado peneirado.
  • Coloque os docinhos em fominhas de papel.
  • Rende 30 unidades














Moranguinho Fantasia

Ingredientes


1 lata de leite condensado
2 gemas
2 cravos da índia
4 folhas de gelatina vermelha
1 coco ralado fresco

Modo de preparo:

  • Misture bem o leite condensado com as gemas.
  • Junte os cravos, o coco e leve ao fogo fraco, mexendo sempre até a massa se desprender da panela.
  • Deixe esfriar, retire os cravos enrole em formato de morango.
  • O formato de morango nada mais é do que um triangulo (tipo cajuzinho).
  • Faça os modelos pequenos, pois aumentam bastante com a gelatina.
  • Deixe secar um pouco.
  • Amoleça a gelatina com um pouco de água e dissolva em banho-maria.
  • Mergulhe os moranguinhos um a um na gelatina e passe- os em açúcar granulado.
  • Imite as folhinhas com tiras finas de papel crepom verde picotadas sómente de um lado.
  • Se a gelatina for engrossando, pingar água quente













Olho de sogra

Ingredientes


1 quilo de ameixas prestas

½ quilo de açúcar

½ coco ralado

4 gemas

açucar de confeiteiro

canela em rama


Modo de preparo:


1. Faça uma calda em ponto de fio com o açúcar e a água.

2. Tire do fogo e deixe amornar

Misture as gemas com o coco e misture à calda, levando novamente ao fogo apurando até soltar do fundo da panela.

3. Dê uma fervura nas ameixas para amaciar, abra-as de um lado e tire os caroços com cuidado

4. Recheie com a cocada e passe em açúcar de confeiteiro.

5. Coloque em forminhas de papel para servir














Olho de sogro

Ingredientes



1 lata de leite condensado
200 g de coco ralado seco
1 colher de sopa de margarina sem sal
1 gema peneirada
½ colher de café de aroma de damasco (opcional)
3 gotas de corante amarelo (opcional)
açúcar para passar os doces
1 kg de damascos

Modo de preparo:

Misturar os quatro primeiros ingredientes e levar ao fogo baixo. Mexer até desprender do fundo da panela. Em seguida colocar em um prato untado com margarina. Deixe esfriar, faça bolinhas e coloque dentro do damasco. Em seguida passe no açúcar ou no caramelo.














Paçoquinha

Ingredientes


- 1 lata de leite condensado
- 1 pote de creme de amendoim
- 1 pacote de bolacha maisena
- 1 colher (sopa) de margarina


Modo de preparo:

1º Passo - Começando a receita: bata as bolachas no liqüidificador e reserve.

2º Passo - Fazendo a mistura: na tigela da batedeira, coloque o leite condensado e a margarina. Bata aos poucos e vá colocando o creme de amendoim até virar um creme fofo.

3º Passo - Quase pronto:
retire da batedeira e junte a bolacha batida. Misture (com as mãos mesmo!), até ficar bem homogêneo. Você pode colocar em forminhas plásticas, aquelas de bombom, ou em uma assadeira, apertando para não esfarelarem.

4º Passo - Para finalizar: leve à geladeira por mais ou menos 4 horas antes de desenformar!
É uma delícia!














Pão de Mel

Ingredientes


1 xícara (chá) de mel
1 lata de leite condensado
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
1 colher (sobremesa) de bicarbonato de sódio
1/2 xícara (chá) de chocolate em pó
1 colher (chá) de canela em pó
1 colher (chá) de cravo da índia (moído)
1 colher (sobremesa) de fermento em pó
1 colher (chá) de café em pó solúvel
1/2 cálice de conhaque
1/2 xícara (chá) de leite
1 Kg de cobertura fracionada para o banho


Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador. Unte forminhas próprias para pão de mel, coloque a massa e leve para assar em forno pré aquecido. Espere esfriar.
Derreta a cobertura em banho maria com o fogo desligado e dê o banho nos pães de mel
Dica: Você pode assar em forminhas redondas, tomando o cuidado de preencher apenas um quarto de sua profundidade com a massa, dando a forma conhecida do pão de mel.













Passa-Passa

Ingredientes


1 lata de leite condensado;
2 colheres (sopa) de manteiga;
2 colheres (sopa) de chocolate em pó;
meio pacote de biscoito Maria ou biscoito de leite;
açúcar para passar os docinhos.

Modo de preparo:

Misture o leite condensado, a manteiga e o chocolate numa forma refratária e leve ao microondas por 3 minutos em potência alta. Tire a mistura do forno e mexa bem. Coloque no microondas de novo por mais 4 minutos em potência média. Pique os biscoitos e junte ao creme de chocolate. Despeje tudo numa forma untada e quando o doce esfriar, corte em quadradinhos e passe no açúcar. Você também pode fazer o creme no fogo, mexendo sempre, até dar o ponto de brigadeiro.















Pé de Moleque

Ingredientes


1 rapadura

½ quilo de amendoim


Modo de preparo:


1. Torre o amendoim, tire a pele, esfregando-os com as mãos e moa a metade. Reserve

2. Parta a rapadura em pedaços e leve ao fogo brando com um pouco de água para derreter bem.

3. Quando a rapadura derretida tiver formado um melado bem grosso, junte os amendoins moídos.

4. Continue mexendo por alguns minutos mais, até a massa começar a soltar do fundo da panela.

5. Coloque os amendoins que deixou sem moer, mexa bem e tire do fogo

6. Bata durante alguns minutos, despeje em mármore untado.

7. Espere esfriar um pouco e corte















Quadradinho de damasco com pistache

Ingredientes


cobertura
50 g de pistache moído
recheio
100 g de damascos secos picados em cubos pequenos
1/2 xícara (chá) de pistache moído
1/2 xícara (chá) de geléia de damasco
100 g de massa folhada


Modo de preparo:

Recheio: coloque os damascos em uma panela, misture o pistache e a geléia (reserve 2 colheres de sopa). Leve ao fogo e cozinhe, sem parar de mexer, por 5 minutos. Retire do fogo e deixe amornar por 15 minutos. Ligue o forno à temperatura média. Enquanto isso, abra a massa folhada com um cilindro e com um cortador de 4 cm x 4 cm, faça 25 quadrados. Coloque-os em duas assadeiras de 23 cm x 33 cm, deixando espaço entre eles. Leve ao forno por 20 minutos, ou até dourar. Retire do forno. Abra cada quadradinho, separando a massa, ainda quente em duas partes. Em seguida, recheie a mistura de damascos, formando um pequeno sanduíche. Pincele a parte superior da massa com geléia de damasco reservada e polvilhe pistache. Se preferir, coloque os docinhos em forminhas de papel.













Quadradinhos tropical

Ingredientes


1 abacaxí médio
1 coco fresco
2 colheres (sopa) de maizena
1/2 xícara de karo
2 xícaras de açúcar
1 ovo


Modo de preparo:

  • Descasque e rale o abacaxi e o coco.
  • Junte os outros ingredientes na ordem.
  • Leve ao fogo, mexendo sempre até a massa soltar do fundo da panela.
  • Retire e despeje a massa numa forma retangular média, untada e polvilhada.
  • Asse no forno moderado até ficar dourada.
  • Retire do forno, deixe esfriar bem e depois corte em quadradinhos.















Queijadinha

Ingredientes


Massa:
200 g de farinha de trigo
120 g de manteiga sem sal
2 gemas
2 colheres (sopa) de açúcar
Leite o suficiente para amassar
Recheio:
1 coco em fruta
1/2 kg de açúcar
100 g de farinha de trigo
4 ovos
50 g de queijo ralado
Geléia:
1 1/2 xícara de água
1 1/2 xícara de açúcar
1 colher de polvilho doce
Anilina amarela
Forminhas de metal para empadinhas e forminhas de papel.

Modo de preparo:

Massa:

  • Bata a manteiga com o açúcar, junte a gema, a farinha e o leite.
  • Amasse, deixe descansar por 30 minutos e forre as forminhas de empadinha abrindo com os dedos, a massa deve ficar bem fininha.
    Recheio:
  • Misture todos os ingredientes.
    Geléia:
  • Desmanche o polvilho em 1/2 copo de água.
  • Junte a anilina, o açúcar e o restante da água.
  • Leve ao fogo, mexendo sempre.
  • Deixe esfriar.
    Montagem:
  • Coloque o recheio nas forminhas com a massa crua e leve ao forno para assar.
  • Ela é assada sem massa por cima, como se fosse uma empadinha aberta.
  • Passe a geléia em cima das queijadinhas assadas.
  • Coloque em forminhas de palpel para servir.





Quindim

Ingredientes


15 gemas

½ quilo de açúcar

1 xícara de coco fresco ralado

2 colheres de manteiga sem sal


Modo de preparo:


1. Faça uma calda em ponto de fio com o açucar e a água

2. Tire do fogo e acrescente a manteiga, misturando bem

3. Espere esfriar e misture as gemas, uma a uma, e o coco ralado

4. Unte as forminhas com manteiga, polvilhe com açucar e asse os quindins em banho-maria até ficarem bem firmes

5. Só desenforme depois de bem frios, colocando em forminhas de papel para servir

DICA:
Use as claras que sobrarem para fazer um pudim de claras ou suspiros.















Quindim de nozes

Ingredientes


Para untar
karo
manteiga

24 gemas
700 g de açúcar
1 e 1/2 xícara de água
150 g de nozes moídas
1 colher (chá) de essência de baunilha
1 pitada de sal

Modo de preparo:

Coloque o açúcar e 1 e 1/2 xícara de água para ferver e faça um caldo em ponto de fio brando (se usar termômetro, a temperatura é de 105 graus). Bata as gemas com a água e despeje aos poucos na calda, mexendo sempre. Coe. Separe 2 xícaras dessa mistura (calda com gemas) e misture com as nozes. Reserve.

Com o restante das gemas colocadas na calda preencha 2/3 das forminhas untadas com uma mistura de karo e manteiga e leve ao forno em banho-maria por 10 minutos. Quando a mistura atingir a consistência de pudim, coloque por cima a mistura de nozes e leve ao forno por mais 10 minutos.













Rapadurinhas de leite

Ingredientes


1 litro de leite

¾ de quilo de açúcar

1 pitada de bicarbonato de sódio


Modo de preparo:


1. Leve todos os ingredientes ao fogo brando, mexendo sem parar até soltar bem do fundo da panela

2. Tire do fogo, bata durante alguns minutos e despeje em mármore untado

3. Corte as rapadurinhas ainda mornas.

Obs: Para dar um toque a mais, misture previamente amendoim torrado e moído.
















Surpresa de uvas

Ingredientes


1 lata de leite condensado
1 gemas peneiradas
1 colheres (sopa) de manteiga sem sal
1 cacho de uva médio

Modo de preparo:

  • Junte os 3 primeiros ingredientes e leve ao fogo, mexendo sempre até soltar das laterais e do fundo da panela.
  • Após esfriar, faça bolinhas com a mão untada.
  • Abra cada bolinha e coloque uma uva dentro, lavada, sem tirar o cabinho e bem seca.
  • Feche bem voltando a forma de bola e passe no açúcar.
  • Coloque em forminhas de papel e conserve em lugar fresco.
    Dicas:
  • Se preferir esse docinho fondado, caramelizado ou passando em chocolate meio amargo, metade meio amargo e metade ao leite ou colorido (bombom) não passe em açúcar.
  • Varie o sabor acrescentando à massa de leite condensado 1 coco fresco ou seco hidratado e uma pitada de sal.














Suspiros

Ingredientes


5 claras

15 colheres de açúcar

1 pitada de sal

(Se quiser aumentar a quantidade, use sempre 3 colheres de açúcar para cada clara)


Modo de preparo:


1. Bata as claras com a pitada de sal até ficarem em neve, bem duras, formando picos

2. Acrescente o açúcar pouco a pouco sem parar de bater

3. Forre uma assadeira untada com papel manteiga.

4. Pingue o suspiro com a ajuda de duas colheres ou com bisnaga de confeiteiro.

5. Asse em forno muito brando até ficarem secos.

6. Deixe esfriar no forno

DICA:
Para fazer suspiros "casadinhos", grude-os de dois em dois com creme chantilly ou geléia.















Suspiros recheados

Ingredientes


6 claras
400g de açúcar
1 colher (chá) de fermento em pó
pedaços de chocolate meio amargo (ou doce de coco ou nozes)

Modo de preparo:

Bata as claras em neve e junte o açúcar e bata até enrolar nas pás da batedeira, coloque o fermento em pó, bata mais um pouco, coloque o merengue em um bico de confeitar. Faça os suspiros com o bico para confeitar, primeiro a base, depois coloque o recheio de sua escolha e cubra com merengue fazendo a ponta do suspiro. Coloque em assadeira forrada com papel manteiga e asse em forno semi aberto.
OBS: Esta receita pode ser utilizada para cobertura de bolos e merengues.

















Uvas vidradas

Ingredientes



Uvas lavadas e bem sequinhas

2 copos de açúcar
1 copo de água
2 colheres de vinagre branco

Modo de preparo:

Coloque todos os ingredientes na panela e deixe ferver até criar uma calda no ponto de vidro. Passe as uvas e coloque-as em uma assadeira untada.


2 comentários:

  1. Querida Zilah, Deus lhe fez portadora desse presente maravilhoso que recebi. Tenho certeza que minha vida vai mudar, mesmo que seja aos 65 anos. Copiei tudo a mão. Um grande abraço Marly

    ResponderExcluir
  2. Zilah, boa noite! Que maravilha encontrar suas receitas e tão bem explicadas, fáceis de fazer. Adorei.
    Obrigada
    Carmen

    ResponderExcluir