Atenção:  Encaminho para este blog todas as mensagens que recebo por e-mail de grupinhos na internet.  Se você é dono de algum material postado aqui e quer colocar seus créditos ou solicitar para retirar, mande o link para o e-mail zilahferreira@gmail.com. Obrigada Zizi
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

SEMENTES DAS FRUTAS TEM ALTO VALOR NUTRICIONAL



Link para ver e assistir a matéria: http://g1.globo.com/jornalhoje/0,,MUL938256-16022,00-SEMENTES+DAS+FRUTAS+TEM+ALTO+VALOR+NUTRICIONAL.html

Sementes das frutas têm alto valor nutricional

As sementes da maioria das frutas são ricas em nutrientes e ajudam na prevenção de várias doenças. Veja como você pode consumi-las em casa.

Luciana Kraemer Porto Alegre

Apesar de rejeitadas por muita gente, as sementes são riquíssimas em nutrientes – tanto é assim, que elas são as responsáveis por gerar uma nova planta.

A nutricionista Maribel Melos explica que a semente da melancia é rica em ácidos graxos que previnem doenças cardiovasculares. "Ela tem uma ação vasodilatadora, tem óxido nítrico. É interessante para as pessoas com pressão alta, por exemplo", diz.

Rica em cálcio e magnésio, a semente do melão ajuda a fortalecer os ossos de crianças e adolescentes e de quem sofre de osteoporose. Da mesma família ainda tem a abóbora, que contem vitamina C e previne o envelhecimento precoce. "A semente tem um teor protéico, então é uma forma até de complementar a alimentação de pessoas vegetarianas ou que comem menos carne", explica Melos.

As sementes das frutas cítricas são um remédio para a saúde do intestino. "Ela mantém o trato intestinal asséptico, impedindo que verminoses ocorram", diz a nutricionista.

Para tirar proveito das sementes na saúde o segredo é o preparo. O primeiro passo é lavar bem as sementes, com a ajuda de um coador. Depois desidrate levando ao forno, que deve estar quente, mas desligado, por até 30 minutos. Guarde tudo num pote no congelador. Quando tiver acumulado bastantes sementes, e só triturar.

Depois de triturada, a mistura fica com uma consistência semelhante ao do farelo de aveia e pode ser usada pronta em cima de saladas, frutas e sucos, sem alterar o seu sabor. A farinha, que deve ser mantida na geladeira, também pode ser usada em pratos do dia-a-dia. "Seria interessante para enriquecer bolos, suflês, refogados. Depois de pronta, a farinha pode ser consumida até em cima do feijão, fica muito bom", sugerente Maribel Melos.

Para um bom aproveitamento nutricional, no caso da farinha de sementes de melão, melancia e abóbora, o aconselhável é comer duas consumir de sopa por dia. Já para a mistura de sementes de frutas cítricas – esta sim, mais amarga – uma colherinha de chá é suficiente. É uma fórmula barata, que faz bem para a saúde e ainda evita o desperdício.


--
Beijos.
Gi.
www.crochetarcomamor.s2w.com.br - SEU SITE DE ARTESANATO

www.crochetar-com-amor.blogspot.com (meu blog)

www.cadavezmaisleve.blogspot.com - meu blog e da Lyl sobre emagrecimento

__._,_.___
.

__,_._,___

Nenhum comentário:

Postar um comentário